O Veneno está na Mesa




Um inimigo perigoso está impregnado nos principais alimentos da população brasileira. Ele é altamente tóxico e está hospedado na laranja, no morango, no milho, no morango, nos mais diversos sabores de pizza, na maçã...Verduras, legumes, nenhuma frente alimentícia escapa.

O brasileiro  ingere anualmente  mais de  5 litros de  veneno por ano, via alimentos contaminados por agrotóxicos. Não é à toa, que casos de diversos tipos de doenças se alastram exponencialmente pela sociedade brasileira devido ao consumo de veneno que é servido diariamente na mesa dos consumidores, camuflando-se  na comida diária da população.  

Câncer, má-formação de feto (devido ao leite contaminado das gestantes por agrotóxicos), cegueira, paralisia dos membros, esterilidade, alterações genéticas, graves problemas cardíacos, respiratórios e pulmonares são alguns dos danos causados  por um bilhão de litros de agrotóxicos produzidos por ano em território brasileiro.






   

O filme "O Veneno está na Mesa" do cineasta Sílvio Tendler alerta para o grande perigo do uso indiscriminado dos agrotóxicos no Brasil. Enquanto que o uso de vários tipos de defensivos agrícolas tóxicos  foram proibidos no Japão, Estados Unidos e em vários países europeus, eles são largamente utilizados em terras brasileiras. Isso faz com que o Brasil seja o maior produtor de agrotóxicos do mundo.

Este filme integra a "Campanha Nacional Permanente contra o Uso de Agrotóxicos" e visa alertar a população sobre um tema diretamente ligado à questão da sua sobrevivência. A Campanha conta com  a participação de mais de 30 entidades da sociedade civil brasileira (Movimentos Sociais, Entidades Ambientalistas, Organizações de Saúde, Grupos de Cientistas, Associação de Estudantes etc.).

 
O "Comitê Paulista da Campanha contra os Agrotóxicos e Pela Vida" lançará o filme "O Veneno está na Mesa" nesta próxima 6ª feira (02/12/2011), em São Paulo. O  Evento ocorrerá no SENAC da Aclimação [Rua Pires da Mota, 838 (Metrô Vergueiro)]. Horário: das 18:30h às 22:00h. Depois da exibição do filme, haverá debate com o cineasta, integrantes do Comitê e público. Para maiores informações: Telefone: 3795-1299.








 
   




Segundo Sílvio Tendler, "o mundo está sendo completamente intoxicado por uma indústria absolutamente desnecessária e gananciosa, cujo único objetivo realmente é ganhar dinheiro".
E ilustra um exemplo de exploração a cargo dessa indústria de veneno, que está vinculada ao uso insustentável da terra: os bancos não financiam a agricultura sem agrotóxico. Se o camponês não tiver as notas  referentes aos herbicidas, às sementes transgênicas etc., ele é obrigado a devolver o dinheiro. Isso acaba gerando um vínculo nefasto que  aprisiona o produtor rural a um ciclo que intoxica a população e o meio ambiente, e que só beneficia as grandes corporações em busca de altos lucros criminosos.












       


 
 

Tendler menciona que  o camponês é amarrado dentro deste padrão de  produção  movido a agrotóxico/transgenia, retirando-se dele qualquer possibilidade de desenvolver uma agricultura natural, orgânica e saudável. Dentro desta masmorra de produção insalubre e poluidora, o agricultor adoece e morre como um escravo-empregado do agronegócio.
O cineasta afirma que esse modelo   de exploração  a base de veneno promove em muitos casos, expulsão e migração  dos pequenos agricultores rumo às cidades (podendo levá-los à miséria). Arranca-se a propriedade dos seus legítimos donos para entregá-la aos grandes proprietários do agronegócio via um desenvolvimento perverso que esgota e torna infértil o solo,  devasta florestas e contribui para inviabilizar a vida no Planeta.   











Sílvio Tendler aponta que a solução está em se adotar uma agricultura mais humana, que proteja os camponeses, ao permitar que eles usem sementes naturais, desenvolvem uma agricultura saudável (livre de transgênicos e pesticidas) e democrática (longe da escravidão que é o modelo oferecido pelas megacorporações do agronegócio). Com esse manejo harmônico, salubre e sustentável da terra, se evita a intoxicação da população (no campo e nas cidades) e dos ecossistemas (rios, plantações, fauna e flora).










A possível alteração danosa do Código Florestal - que anistia desmatadores, diminui as Reservas Legais e amplia a devastação das Áreas de Proteção Permanente etc. - é um fio condutor para promover o uso  predatório das terras por um agronegócio  em nada preocupado com a manutenção de uma produção saudável e autossustentável. O  grande objetivo deste processo é o aumento do desmate (para   não se  ter custo com tecnologia eficiente), o lobby para a isenção do imposto sobre pesticidas e a instauração de agricultura altamente lucrativa e violentamente poluidora. É  o que afirma o professor Fernando Carneiro, do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília.

Portanto, um direito democrático que cabe a todos os brasileiros não pode ser vilmente usurpado por uma irresponsável bancada ruralista apoiada por megacorporações patologicamente gananciosas com as suas receitas altamente lucrativas de  produção de venenos. O efeito colateral deste nefasto empreendimento é uma séria ameaça para a saúde humana e à biodiversidade.








  
 O filme "O Veneno está na Mesa" está sendo distribuído pelo processo de multiplicação (as pessoas fazem novas cópias das recebidas, ampliando o efeito da distribuição). Para Tendler, todas as pessoas precisam ser alertadas sobre o risco pelo qual estão passando. E se faz mais do que necessária a divulgação do filme para a Presidente, para o Ibama, o Ministério da Agricultura e o Congresso. 
 
 




 
 
 
"Nós não queremos mais agrotóxicos de nenhuma forma. É uma mudança de  filosofia, temos que partir para produzir diversidade. Vamos ter que comer diferente, que fazer muita coisa e não depende só do agricultor, depende também da população, porque do jeito que está não é possível mais ficar"”- afirma Rosany Bochner  [Consultora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Coordenadora do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)].






“Dilma, salve as nossas florestas e proteja o nosso futuro” - foi  o que pediu um grupo de 600 crianças vestidas de verde em frente ao Palácio do Planalto, na Manifestação dessa última 3ª feira contra as alterações do Código Florestal. Esta Manifestação foi organizada pelo  "Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável". Uma frente de protesto - formada por 200 organizações que integram o Comitê  - se juntou às crianças pela defesa das Florestas. O número estimado de manifestantes foi em torno de 1,5 mil pessoas. 

Após a manifestação, representantes do Comitê entregaram para o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho um abaixo assinado com 1,5 milhão de assinaturas coletadas no Brasil inteiro via "Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável" e da petição  online da "Organização AVAAZ".


Sem dúvida, a assinatura do músico Arnaldo Antunes contribuiu para se chegar à expressiva marca de 1,5 milhão de assinaturas. Sua marca está também presente em duas músicas rockeiras-viscerais de crítica social, da época em que integrava a banda "Titãs": 


 /Porrada/  Congratulações para os banqueiros... [do disco "Cabeça Dinossauro" (1986)]


/De Nome aos Bois/  Essa lista, infelizmente, está bem desatualizada [do disco "Jesus não tem Dentes no País dos Banguelas (1987)] .  Os Titãs poderiam fazer uma nova versão, que na verdade seria uma suíte. Sugestões: cambada/bancada do Congresso a favor do desmatamento no Brasil, megacorporações que já detonaram a agricultura da Índia, inúmeros rebanhos de gados (com injeções artificiais) e que agora estão com o plano de transformar o Brasil em um  deserto envenenado  de monoculturas. Quem mais? george bush, berlusconi, relatores de Códigos  e  incontáveis ministros brasileiros...  














//COORDENADAS//
/Senac - Aclimação (Inscrição para o Lançamento do Filme "O Veneno está na Mesa")/
-Programação-
18:30h - recepção e identificação dos participantes (por favor façam sua inscrição prévia!).
18:40h - apresentação do diretor Sílvio Tendler e pronunciamento do Comitê Paulista.
19:00h - projeção do filme "O Veneno está na Mesa".
20:00h - debate com a participação do diretor, de integrantes do Comitê e do público presente.
22:00h - encerramento



//IMAGENS//
/Imagem#1 (de Abertura)/ "Monstro Kraken" - Arte do pôster do filme "Fúria de Titãs" (Versão de 2010) (Fonte: Movie Goods)
/Imagem#2/ Titãs - Tormento de Atlas e Prometeus (6 a.C.) (Museu do Vaticano).
/Imagem#3/ Pôster do filme "O Veneno está na Mesa" de Sílvio Tendler.
/Imagem#4/ Capa do Disco "Cabeça Dinossauro" (1986) dos Titãs.
/Imagem#5/ "One Race" - desenho da saga  "Riddick".
/Imagem#6/ Capa do LP "Jesus não tem Dentes no País dos Banguelas" (1987) dos Titãs.
/Imagem#7/ Medusa do filme "Fúria de Titãs" (1981) (Fonte: Movie Goods).



                   Pôster (Site: Movie Goods).




/Imagem#8/ Pegasus Negro.
/Imagem#9/ Atlas de Farnese (150 d.C.) (Escola Romana) (Museu Nacional Arqueológico - Nápoles).
/Imagem#10/ Gigante Kraken do filme "Fúria de Titãs" (1981) (Fonte: Movie Goods).
/Imagem#11/Arnaldo Antunes na Campanha da "Coalizão #Floresta Faz a Diferença".
/Imagem#12/ Pegasus - Pôster do filme "Fúria de Titãs" (Versão 2010). (Fonte: Movie Goods).

0 comentários :: O Veneno está na Mesa

Postar um comentário