Cartão-Postal em Movimento

0 comentários




 Turim é a capital e a maior cidade da região do Piemonte (área que se encontra no noroeste da Itália). Ocupa o posto de 4ª maior cidade deste país. 
Conhecida também como uma grande área industrial e polo da indústria aeroespacial.  
"Morning Frames" é uma animação que foi criada pelo artista Nicola Destefanis, e representa um passeio de bicicleta pelo centro de Turim.
O trajeto acelerado feito pelo ciclista passa por vários pontos turísticos da cidade, que são destacados com legendas (Parco delle Vallere, Monte dei Cappuccini, Palazzo Nuovo, Portal del Valentino etc.) no curta-metragem de 7 minutos e 20 segundos de duração (nem parece que dura esse tempo todo, em virtude da edição ágil e do belo cenário apresentado).
O filme dispõem de duas telas: uma maior que é uma espécie de close na bicicleta e nos cenários próximos que vão se sucedendo (visão micro) e uma menor (na parte debaixo da tela) que representa o trajeto através de uma perspectiva aérea, no estilo gps, mostrando a bicicleta se deslocando pelo seu percurso (visão macro).







    


A bicicleta vai cortando o centro de Turim e exibindo com vivacidade a movimentação da cidade, através  do funcionamento de semáforos e o ir e vir de carros e pedestres emoldurados pelas construções típicas da cidade, oferecendo um diferenciado cartão-postal em movimento do centro da localidade. 






  



Depois de o ciclista andar pelas ruas do centro, passando por construções históricas de uma das maiores cidades da Itália, é a vez de uma etapa mais sossegada e pastoral do passeio: a entrada no Parco delle Vallere, um parque com extensão de 130 hectares, onde é possível explorar as margens do Rio e observar várias espécies de aves aquáticas. Tem-se uma interessante amostra deste parque graças à caprichada  e  extensa rota ciclística executada por Destefanis,  que  desbrava uma grande área verde  deste território que no passado abrigava propriedades agrícolas.       










Vale a pena assistir a esse divertido, colorido e ágil passeio matutino, que é embalado por uma trilha sonora que mistura rock com música experimental e minimalista. Quando a bicicleta sair do parque, vários lugares visitados vão lembrar certos espaços do Parque do Ibirapuera.
















//COORDENADAS//
/Nome do Curta-Metragem/ Morning Frames
/Diretor/ Nicola Destefanis
/Música/ Paolo Taverna
/Filmado em/ Julho e Agosto de 2011, em Turim
/Pós-produção e Edição/ Setembro de 2011
/Câmeras/ goPro HD e Canon 60d  
/Duração/ 7 minutos e 20 segundos
//Fontes//
/Fonte da Matéria/ gjol
/Wikipedia/ a imagem do brasão da cidade foi extraída deste site. 
/Imagens/ quase todas foram retiradas do espaço do Diretor na Plataforma de Criação "Cargo Collective"