Só Existe na Língua Portuguesa

0 comentários



Saudade é uma palavra que está somente presente na língua portuguesa. Em qualquer outro idioma não há uma  denominação que expresse a síntese dos sentimentos que remetem ao significado desta palavra: distância, amor, ausência e passado.
Sua origem está no latim: solitáte (solidão). E seu nascimento remete à tradição marítima lusitana, por traduzir com perfeição o sentimento de se  estar longe de casa, na chegada a uma nova terra (longe dos familiares e amigos).
No Brasil, a palavra saudade já apareceu em várias e inesquecíveis músicas, que combinaram com maestria a intensidade instrumental com a poesia cativante das letras. 
Mas como seria uma música de banda britânica com o título "Saudade"? Instrumental? Com letra em português?









Inteiramente instrumental, "Saudade" é a última faixa do disco "Seventh Dream of Teenage Heaven" (1985) - o primeiro lançado pela grupo "Love and Rockets". Os integrantes - remanescentes da banda de rock "Bauhaus" - entregam neste disco  um denso rock psicodélico, com influências de gótico, post-punk, pop-rock e som alternativo. Então, a  faixa "Saudade" possui toda esta mescla de influências?









Como o grupo "Love and Rockets" é um verdadeiro Ornitorrinco musical, a faixa "Saudade" apresenta fortes influências de outras vertentes musicais: New Age e Rock Progressivo, lembrando até trilha sonora para um filme mais introspectivo.









Sem dúvida, nesta música, a banda "Love and Rockets" consegue expressar com muita propriedade o sentimento de saudade. Sem letra, mas com densas e amplificadas camadas sonoras, que evocam a atmosfera de espaços abertos (o efeito sonoro percussivo passa a sensação de compasso musical do tempo).
A tapeçaria sonora (formada por teclado, violão, guitarra e baixo) ecoa amplos horizontes, transportando o ouvinte para  intensas paisagens sonoras. Na segunda parte da faixa, o acústico etéreo é encorpado com o som denso da guitarra (o que acentua ainda mais a sensação de saudade).
Sem dúvida, a experiência do grupo "Love and Rockets" com a música sinfônica resulta em uma composição inesquecível, através de  uma "conversação" melódica e harmônica  entre os instrumentos, que capta com emoção, beleza e  densidade  a essência de uma palavra tão profunda e única.  


















//COORDENADAS//
/Wikipédia/
/All Music Covers/
/Imagem de Abertura(1)/ Ilusão (Fonte - Blog: El Vuelo de La Esfinge).
/Imagem(2)/ Capa do disco "Seventh Dream of Teenage Heaven" (1985), da banda Love and Rockets (Fonte: All CD Covers).
/Imagem(3)/ Ornitorrinco Nadando (Fonte - Blog: Turma 32).
/Imagem(4)/ Horizonte e Lago (Foto: Midlander1231).
/Imagem(5)/ Encarte do disco "Seventh Dream of Teenage Heaven" (Fonte: All CD Covers).
/Saudade/ Videoclip com imagens do balneário de Barra de Valizas (Sudeste do Uruguai).