Tema da Passagem

0 comentários




Uma música que passa o sentimento de passagem do ano em retrospectiva. O ritmo ágil e épico da composição de certa forma representa a cadência do tempo transcorrido. Guitarras, piano, baixo, intrumentos de sopro e  de  percussão se unem para formar uma orquestra completa e criar um tema instrumental intenso, empolgante e com  nítidas  influências rockeiras e clássicas.








"Rockestra Theme" é um cativante turbilhão musical que está  presente no álbum "Back to the Egg", da banda Paul McCartney and the Wings. É a breve e oitava faixa do disco, que  foi lançado em 1979, e tinha por objetivo retornar a um som mais cru e rock and roll (um retorno às origens). "Back to the Egg" apresenta faixas mais pulsantes e rockeiras que o trabalho anterior (como a "Rockestra" - talvez a mais bacana do disco). Porém, McCartney não abandonou as baladas (não rompendo com a sua tradição trovadora).





   



Os convidados-integrantes  da "Rockestra" formaram  um verdadeiro  "time dos sonhos"  musical: David Gilmour (Pink Floyd), John Paul Jones e  John Bonham (Led Zeppelin), Pete Townshend (The Who), Hank Marvin (The Shadows), Gary Brooker (Procol Harum), Morris Pert (Brand X) etc.
"Rockestra Theme" foi uma das primeiras músicas a serem gravadas para o disco "Back to the Egg". A gravação ocorreu no dia 3 de Outubro de 1978, no Abbey Road Studio 2.
Posteriormente, o tema instrumental foi tocado no "Concert  for  the People of  Kampuchea", em dezembro de 1979, no Hammersmith Odeon. Além do "The Wings", participaram do evento as seguintes bandas: "The Clash", "Queen", "The Police", "The Who", "The Pretenders" etc. O objetivo do concerto foi levantar fundos para as vítimas de guerra no Camboja. Este foi o último show da banda "The Wings". E "Back to the Egg", o último álbum lançado pelo conjunto.   





     


"Rockestra Theme" ganhou o Grammy de Melhor Performance Instrumental de Rock. 
Também já foi tocado ao vivo por Paul McCartney para celebrar passagem de ano. Entrou no corredor da contagem regressiva, e em seguida combinou-se com fogos de artifício e abraços. Tudo a ver com a sua essência alto-astral e de congraçamento.
Feliz 2012!















//COORDENADAS//
/Fonte de Consulta/ Wikipedia.
/Imagem de Abertura(1)/ Desenho de encarte do disco "Back to the Egg" (Site: Discogs).
/Imagem(2)/ Capa do disco "Rockestra Session" (que apresenta várias versões para o Tema e outras músicas) (Site: Discogs).
/Imagem(3)/ Capa do disco "Back to the Egg".
/Imagem(4)/ Paul McCartney and the Wings (1981) (Site: BBC Video).
/Imagem(5)/ "Disco com Imagem" - "Back to the Egg" (Site: Live Auctioneers).