Tema Olímpico

0 comentários

"Survival"
é o tema musical da banda britânica Muse para as Olimpíadas de Londres (2012).
Um tema épico e grandiloquente, que apresenta um  encorpado coro de vozes adicionado a um hard rock bombástico [Queen (a música "Don't Stop Me now" foi utilizada em homenagem à participação dos atletas britânicos no evento) e Supertramp são algumas das fortes influências].








A letra tem como assunto o desejo obsessivo da vitória, a questão de se superar para alcançar o pódio olímpico. A perseverança aliada à estratégia (que surge como fator diferencial para se destacar) são receitas que forjam o medalista de ouro, segundo "Survival".








O desempenho da Seleção Olímpica Brasileira de Vôlei Feminino é um dos grandes exemplos que refletem com perfeição a mensagem do Tema Musical Olímpico. As atletas se superaram de uma primeira fase sofrível, viraram na base da garra e do equilíbrio um jogo quase perdido ante a Rússia (nas quartas de final). Além disso, a seleção de vôlei se valeu de uma grande estratégia inovadora que fez a total diferença na competição (na fase preparatória, o  vôlei feminino treinou contra times masculinos - o que propicipou mais força e resistência para as brasileiras durante as Olimpíadas). Sem dúvida, sobreviventes que mereceram medalha de ouro.     















Outra atuação épica  que poderia muito bem ilustrar  o clip da música "Survival" foi a consistente, brilhante e planejada performance do ginasta Arthur Zanetti, que conquistou a primeira medalha de ouro nas Argolas para o Brasil. Para se destacar, resolveu só utilizar os movimentos de maior dificuldade em sua última apresentação (nas anteriores, fez o suficiente para se classificar). A estratégia surpresa deu certo: uma excelente apresentação (com total controle mental) de um atleta que não estava na lista dos principais favoritos.















//OUTROS TEMAS//

/Imagem(1)/ Capa do disco "Absolution" (2003) do Muse.
/Imagem(2)/ Capa do Single "Butterflies and Hurricanes" (2004) (Site da banda).
/Imagem(3)/ Ponto da Seleção (Divulgação).
/Imagem(4)/ Logotipo Oficial das Olimpíadas de Londres (2012) (AP).
/Imagem(5)/ Invertida (Foto - Valterci Santos - AGIF/COB).
/Imagem(6)/ Capa do disco "The Resistance" (2009) do Muse (Site do grupo).
/Folha de S. Paulo (Londres 2012)/
/Whiplash/