Aqua Solaris

0 comentários





"Solaris" é uma das mais belas músicas instrumentais compostas pela  banda brasileira de rock progressivo "O Terço". Ela está presente no álbum "Casa Encantada", um inspirado trabalho lançado em 1976, que  junto com  o disco "Criaturas da Noite", configura-se como o ápice lírico e criativo do conjunto [apresentando uma mescla rica e bem conduzida de MPB com rock progressivo, guiada por alguns dos melhores músicos brasileiros: Flávio Venturini (vocal e teclados) e Sérgio Magrão (baixo e vocal), que posteriormente formariam a banda "14 Bis"].










A instrumental "Solaris" mostra em seus enxutos três minutos (e oito segundos) o que de melhor o movimento progressivo pode oferecer (marcante tema principal , que  é  retomado no decorrer da música,  alternância criativa entre passagens lentas e rápidas e instrumentos bem colocados e executados que dialogam entre si). Uma verdadeira suíte progressiva que nem parece ter uma duração abreviada (devido a sua riqueza musical).






         "O Terço" - no auge e ao vivo em plena década de 1970.



Luiz Moreno (baterista e vocalista) foi o criador desta faixa instrumental caracterizada pela sua densa textura sonora (com destaque para o órgão proeminente e dramático e para o baixo bem marcante). A essência da faixa é otimista (talvez a busca pelo lado ensolarado da vida).

/Ouça a versão original de "Solaris"/ http://www.youtube.com/watch?v=fNAvsDiPxts      







                                     Design verde:  a combinação simbiótica entre os elementos da natureza.
                                     Desenho: Sun & Water (These Condwave).





Ensolarado (nos dois sentidos) e engenhoso é o aparato criado por três designers industriais coreanos (Jung Uk Park, Myeong Hoon Lee e Dae Youl Lee). Adeptos do design verde (voltado para a autossustentabilidade), eles criaram um saco plástico (Life Sack), que é um purificador de água. Normalmente, os sacos plásticos utilizados na África têm a função de containers para o  armazenamento de  grãos alimentícios (frutos da doação humanitária para o combate à fome neste continente).  O Life Sack faz a criativa junção comida-água prontas para consumo (com o redesenho do saco de armazenamento de farelos). Valendo-se da polivalência perspicaz de sua função, uma vez que a comida  é retirada do saco e armazenada, o  recipiente pode ser abastecido com água da região (geralmente impura). Assim, se transforma em um kit solar de purificação de água. 










O Life Sack pode ser utilizado como uma mochila para se transportar a água (de maneira rápida e eficaz, da fonte para a casa do usuário), pois possui alças laterais que permitem que a pessoa carregue o saco-mochila nas suas costas (facilitando uma caminhada muitas vezes árdua e longa). No  norte do  Quênia, por exemplo, mulheres caminham cinco horas por dia na extenuante "logística" da água escassa. E o máximo que conseguem são galões de água barrenta.  











Enquanto a pessoa caminha com o saco-mochila de água nas costas, o primeiro processo de desinfecção da água - SODIS (Solar Water Disinfection) se inicia: a radiação UV-A do sol incide diretamente no plástico em PVC do saco-mochila  e  combinada com o tratamento termal do Life Sack, elimina os micro-organismos e bactérias encontrados na água.
Quando o indivíduo chega na sua comunidade, ele pode prolongar a exposição da água (de dentro do Life Sack) ao sol (se achar necessário).







                                     Life Sack: o aparato multitarefa chega à comunidade e se transforma de mochila de
                                                                          água em filtro de parede. (Foto: Tuvie)



O segundo processo de filtragem e purificação se inicia quando a água do Life Sack chega ao destino final (comunidade do usuário): remoção total e eficiente dos microorganismos presentes na água feita pelo filtro interno de alta tecnologia. Por fim, a água (um bem natural precioso e já escasso no Planeta)  torna-se limpa e potável para o consumo.









Life Sack é uma invenção que traz o objetivo de sua missão no nome: salvar vidas.
Com o saco-mochila preenchido com comida e água, o combate à fome e à sede  se torna eficiente, prático e ágil. Tudo o que o  depauperado continente africano e outras áreas miseráveis do mundo precisam.

Ainda não há informações sobre a comercialização do produto.















COORDENADAS
/Site consultado e de onde foram extraídas as fotos/ www.tuvie.com
/Site com matéria sobre a água/ www.viagemdoconhecimento.com.br 
/Desenho de abertura do post/ Sun-Water (Mehdi Plugins).