Mundo Melódico

0 comentários




É possível fazer uma combinação perfeita entre a imagem desta capa e o som do disco que está dentro dela?
Como seria o estilo desta música?
A resposta está em um exótico nome: Jadis.
Que é como se chama a banda de neo-progressivo britânica criadora de uma cativante e elaborada música sinfônica (remetendo aos grandes nomes do Art Rock dos anos 1970) misturada com um som mais enérgico e voltado ao hard rock (contudo sem despersonalizar a densa e lírica tapeçaria de sonoridades setentistas). 







"More than Meets the Eye" (1992)  que foi o primeiro disco lançado pela banda, possui faixas que se destacam por apresentar um instrumental bem trabalhado e rico em variações temáticas (o que faz com que as vocalizações ocupem menos espaço no decorrer das músicas).
Este disco que é  considerado um dos melhores trabalhos da banda Jadis (que dispõe de um catálogo de  6  discos de estúdio), apresenta uma das faixas mais envolventes e belas do álbum (e um "reflexo" da capa da obra), que tem um nome positivo: "Wonderful World".









Uma maravilha musical guiada por uma guitarra altamente melódica e ao mesmo tempo "pesada". A sua duração de 8 minutos e 19 segundos passa "voando", pois o instrumental criativo e encorpado (com teclados "cheios", baixo marcante e bateria consistente que criam  terreno para um primoroso trabalho de guitarra) é muito agradável  de se ouvir. Destaque deve ser dado também ao harmonioso coro de vozes do refrão e ao vocal intenso de Gary Chandler (vocalista e guitarrista).








"Wonderful World" é música dinâmica, reluzente e alto-astral, que faz uma junção harmônica e interessante com a capa da obra (de um belo colorido cinético), em nome de um conceito musical inesquecível: a  capa que ilustra a faixa (exemplos perfeitos: Roger Dean e Yes, Paul Whitehead e Genesis). 


/Wonderful World (Versão de Estúdio)/








//COORDENADAS//
/Imagem de Abertura(1)/ Capa do disco "More than Meets the Eye" (1992) de autoria de Geoff Chandler.
/Imagem(2)/ Banda ao vivo. (Foto retirada do site do grupo).
/Imagem(3)/ Contracapa do disco "More than Meets the Eye".
/Imagem(4)/ Capa dupla  interna do disco  "Across the Water" (1994) do conjunto Jadis. (Foto extraída do site "Discogs").