Um Dia de Banda

0 comentários



/QUE BANDA É ESTA?/ É a Banda 12 de Março de Belo Horizonte que presta homenagem e toca as músicas de banda do compositor, maestro e  instrumentista  Sebastião de Assis  Moreira (1921-2008), mineiro de Capela Nova (município entre Ouro Preto e Barbacena).
Executa também composições de outros músicos anônimos do gênero música de banda. No repertório, há as seguintes vertentes: choro, valsa, dobrado, seresta, música erudita, marcha e uma série de outros estilos musicais (oriundos do encontro sonoro europeu com o  africano na esquina rítmica brasileira).








/AONDE ELA TOCA?/ No trabalho "Um Dia de Banda",  que resgata as composições tradicionais de bandas de música brasileiras (verdadeiras jóias musicais compostas por anônimos, cujas partituras foram recuperadas por Assis Moreira).
As músicas criadas por Sebastião de Assis Moreira, por exemplo, nunca foram gravadas antes da concepção do registro "Um Dia de Banda", apesar do músico ser uma referência no gênero banda musical,
Há também uma música de autoria do tecladista Vermelho (14 Bis), que é filho do músico e o idealizador e diretor musical deste projeto. A seleção de repertório ficou a cargo do pai e do filho.  




                                         Vermelho em ação.  (Foto - Site 14-Bis).






/POR QUE O NOME UM DIA DE BANDA?/ É  que ele representa uma viagem cronológica musical através de um dia, apresentando os diferentes gêneros musicais  tocados por banda [grupo musical composto por instrumentos de sopro e de percussão, tendo como repertório principal a marcha e o dobrado (marchinha)]. O tempo e as músicas desta jornada são os seguintes:
/ALVORADA E MANHÃ/ A cidade é despertada pelo som alegre e festivo da banda de marcha, que na obra é representada pelo dobrado "Cachoeirense" (Autor Desconhecido). A música "Moteto dos Passos" (Autor Desconhecido) adentra pela manhã, conferindo um aura musical sacra (com coro de vozes) ao ambiente.
/A TARDE/ A música "Quadrilhas para Cavalhada" (Autor Desconhecido) faz as nuvens dançarem e se chocarem em alguma cidade histórica de Minas, lá pelo começo da tarde (em uma insinuante apresentação teatral).
Já na tarde avançada, "O Seresteiro" (João Cavalcante) faz uma ode ao tempo ensolarado e ao sol de brigadeiro que brilha nas pedras das ladeiras [afastando qualquer ameaça de temporal (luta entre Mouros e Cristãos), como queria a "Cavalhada"].









/ENTARDECER/ Agora a praça do Coreto é o ponto de encontro. Lugar de novas possíveis paixões e de uma música intensa e emocional  que converge para uma estrutura musical complexa (com temas distintos em contraponto que se complementam de forma harmônica e elaborada). Aqui é o momento propício para surgir a flamejante "Fantasia Sonho de Amor" (Sebastião de Assis Moreira).






       Coreto de Manaus. (Foto: Thiago Sanchez).




/A NOITE/ O Saraú é o anfitrião de um vigoroso sincretismo musical, que com elegância e sem parcimônia mistura o estilo musical europeu (valsas, polcas etc.) com o chorinho e o samba. Clarineta com ganzá, trombone com pandeiro... Assim, ninguém vai embora para casa, ao ouvir o chorinho "Um Gracejo" (Sebastião de Assis Moreira) e a valsa "Saudades de Ouro Preto" (Antenógenes Silva).





              Sem hora para terminar. (Fonte: Energia Pop  97.7 FM).





/DESTAQUES DA OBRA/ Difícil elencar pontos altos em uma obra que prima pela ótima qualidade. Mas, vamos lá:
/ZEQUINHA BARBOSA/ Autoria: Sebastião de Assis Moreira. Execução: Banda 12 de março. Dobrado composto em homenagem ao pai, que foi músico e fundador da banda Capela Nova (cedia a sua fazenda para o ensaio do conjunto). Um tema alegre, "ensolarado"  e  carnavalesco. Intensidade em forma de música.
/FANTASIA SONHO DE AMOR/ Autoria: Sebastião de Assis Moreira. Execução: Banda 12 de Março. Marcha clássica em estilo medieval. Lembra, de certa forma, trilha sonora de filme italiano (ambientado em vila com praça).
/SERESTEIRO/ Autoria: João Cavalcante. Execução: Banda 12 de Março. Outra marcha moldada em um estilo épico com roupagem clássica. Nostálgica e emotiva. Parece até que alguém está indo embora de uma vila para sempre.
/CHORO PARA FLAUTA/ Autoria: Vermelho. Execução: Vermelho. É possível mesclar Chorinho com o som  New Age e também com influências do Rock Progressivo? Sim e com muita propriedade e sofisticação. A flauta proeminente e o belo tema são dignos de nota.





         Antiga Praça da Polícia (Fonte: Sefaz Amazônia).



/QUAL  O MOTIVO DISSO TUDO?/ Porque hoje é dia de marchinha de carnaval.










COORDENADAS
/Imagem de Abertura do Post/ Banda no Coreto (Cerâmica) (1974) - Eunice Pessoa e Fulvio Penacchi. 
/Site "Um Dia de Banda"/ www.umdiadebanda.art.br / Neste site é possível ouvir  as músicas em streaming e/ou baixá-las diretamente para o seu computador.