Cão dos Infernos

0 comentários

Djam Karet - termo da Indonésia que significa tempo elástico - é o nome de uma banda norte-americana. Na estrada desde os anos 1980, o conjunto faz um som eclético bem interessante ao misturar progressivo sinfônico, com jazz e música experimental.





"Run Cerberus Run" é o nome da "criatura-musical" de seu terceiro álbum de estúdio - "Reflections from the Firepool" (1989). Sem dúvida, uma faixa bem dinâmica, com inspiradas mudanças no andamento instrumental. A música é dividida em três partes, com cada uma trazendo belas peculiaridades melódicas e temáticas (a primeira parte  se configura  como uma rápida "corrida" marcada pela  trinca teclado marcante / baixo pulsante / guitarra melódica (a saída de Hades*). A segunda é conduzida por  uma guitarra "chorada" (chegada em Micenas**) e na última se sobressai um som  mais "nervoso"  de guitarra dentro de uma massa sonora densa (o retorno ao Subterrâneo***). 










"Run Cerberus Run" faz jus à mitologia grega do cão de três cabeças, que era o guardião do Reino Subterrâneo de Hades (governado pelo Deus da morte de mesmo nome). Pois a música é marcada por uma forte carga de tensão e dramaticidade ao dar vida ao sinistro cão-vigilante do Portal de Diamantes. Tal portal conduzia ao Reino mais temido pelos mortais gregos (o próprio Hades que abrigava os mortos e a sua parte mais recôndita - conhecida como prisão dos inimigos do Olimpo - O Tártaro). A alma dos mortos tinha acesso livre ao Reino de Hades. Já os mortais podiam entrar, mas nunca sair (tanto que Cerberus brincava com os que se aventuravam a adentrar no Reino. Contudo, na hora em que resolviam ir embora do lugar, o cão, possuidor de uma grande cauda de dragão e dentes afiados, se transformava em uma fera, impedindo a saída dos aventureiros.








Raros mortais conseguiram atravessar o Portal do Tártaro e assim sobrepujar a fera. Um deles foi Hércules, que encarou o último e mais difícil de seus doze trabalhos: para desafiar o herói, Euristeu - o rei de Micenas - lançou-lhe uma tarefa que julgava impossível: trazer das profundezas escuras e  cortadas por rios o temido Cerberus.  









Hércules resolve empreender a tortuosa jornada e se lança a caminho do Reino das Trevas, passando por canais, áreas pantanosas e túneis. Em um momento de terror se depara com a sombra da Medusa. Depois de uma odisseia lúgubre, finalmente se encontra com o todo-poderoso do Reino Inferior - o Deus Hades. Explica para  Hades o grande desafio que deveria cumprir. Paciente e objetivo, o Dono do Mundo Submerso afirma que Hércules poderia levar Cerberus para o Rei de Micenas observá-lo, sendo que para isso teria que dominar o animal (sem o uso de armas) e  se comprometer a devolvê-lo  rapidamente  e sem nenhum ferimento. Com o acordo selado, o herói luta com o cão tricéfalo e consegue dominá-lo. Para retornar à luz, Hércules percorre longos  caminhos íngremes e  domina  a fúria do cão, que  é  atado pela força do semideus  em suas costas. Para complicar ainda mais a  façanha, Cerberus tenta mordê-lo diversas vezes com suas enormes mandíbulas.













Com o forte desejo de cumprir o seu último trabalho  hercúleo, o semideus consegue alcançar o palácio do Rei Euristeu.
Ao ver  a presença assustadora da  fera em fúria, Euristeu é acometido por uma síncope nervosa e ordena que Hércules retorne imediatamente com o ser bestial para o Reino Infernal. Antes de fugir para se esconder, a medrosa  majestade afirma que como Hércules havia  concluído todos os seus trabalhos poderia ser considerado então como um homem livre  e quite com as obrigações do Oráculo de Delfos (que lhe incumbira os Doze Trabalhos como penitência). 







Como prometido ao Deus Hades, Hércules retorna ao  Reino da Escuridão  e liberta o intacto Cerberus junto ao  Portal de Diamante -  a  passagem de entrada para o reino de um soberano que se preocupou com a integridade de um ser vivo. Um ótimo exemplo de respeito à natureza de uma inesquecível e atemporal mitologia grega.







  
/A Aventurosa "Run Cerberus Run" (Versão Estúdio)/













//REINOS//

/1/ Imagem de Abertura: Os Três Cães Ferozes - Símbolo ameaçador da guerra e também dos criminosos responsáveis por ela. Faz parte do "Painel Guerra" de Portanari, que está alojado na Sede da ONU. A imagem de projeção (da exposição "Guerra e Paz" no Memorial da América Latina) mostra o desenho do Painel e também  esboços de estudo para a criação da imagem. Será que o  grande Portinari se inspirou nas três cabeças de Cerberus?

/2/Detalhe da escultura "O Rapto de Perséfone" de Bernini - que mostra o Cão Cerberus. Na mitologia grega,  Perséfone - filha de Zeus e de Deméter (Deusa da Agricultura) - foi capturada por Hades (que era apaixonado por ela) e levada para o Reino das Trevas.

/3/
A criatura Cerberus desenhada pelo artista britânico William Blake (1827 - Londres).

/4/Capa desenhada do disco do Djam Karet - "Reflections from the Firepool".

/5/Detalhe do Painel da Onu (que representa a guerra) com as criaturas do inferno.

/6/Outra capa para o disco "Reflections from the Firepool".

/7/Hades e Cerberus (Wikipédia).

/8/Hércules e Cerberus.

/9/Cerberus Guardando a Entrada do Instituto Royal de Tecnologia em Estocolmo (Wikipédia).

/10/"ACaptura de Hércules" - Gravura em cobre da Série "Os Trabalhos de Hércules" (1545) de  Hans Sebald Beham (1500-1550) (Museu Herzog Anton).

/11/"O Inferno de Dante" de Gustave Doré (1832-1883).

/12/"Cerberus - A Divina Comédia" (1964) de Salvador Dali.


/Outros Reinos/

/Wikipédia/
/Prog Archives/
/Blog Recanto das Letras de Fernando Dannemann/
/* ** ***/ São apenas suposições minhas.