Pássaros

0 comentários


"Pássaros" é um vídeo breve (40 segundos) onde os atores principais são placas de rua de um bairro movimentado da cidade de São Paulo. Os nomes dessas placas são de alguns pássaros da fauna brasileira, e a maneira rápida como são mostradas no filme  em meio ao movimento ininterrupto dos carros  e a onipresença monótona e chapada  das  fachadas dos prédios  gera uma  sensação de estranhamento e aridez. Esta percepção de desconforto é amplificada pela trilha sonora que remete a uma paisagem desértica e estéril, graças ao som "industrial" e embrutecido da música "La Lucha por la Supremacia 1" - presente no disco "Hydra 3" - da banda argentina "Hydra". Então,  surge a pergunta: para aonde voaram os pássaros verdadeiros - aqueles que piam, cantam e batem asas?   







Será que a ausência das aves não é um prenúncio de uma tragédia anunciada? Aquele  tipo  de  desgraça  gerada  por  elementos que não estão nem aí para um dos maiores patrimônios existentes no Brasil - fácil de se zelar e ao mesmo desbragadamente exposto  à  dizimação. Ainda é tempo de se evitar que atitudes criminosas, insustentáveis e tacanhas prevaleçam e coloquem em grave risco a inestimável biodiversidade brasileira.      

/Pássaros (Vídeo)/












//COORDENADAS//
/Imagem de Abertura (1)/ "Gansos - Grandes Migrações" - Foto da National Geographic. 
/Imagem(2)/ Pintura do artista paranaense Rogério Dias. Técnica: Acrílico sobre Tela. Ano: 1981.
/Imagem(3)/ Voo do Tuiuiú. Animal ameaçado que se encontra em várias regiões do Brasil. Maior ave voadora da planície pantaneira e considerada o símbolo do Pantanal.
/Fonte de Consulta/
/Site/ Caliandra do Cerrado.