Nadia

0 comentários




Será que uma mistura de new age com rock, blues e música eletrônica (drum 'n' bass) pode resultar em boa música?
E se a este caldeirão sonoro for acrescentada uma timbragem distorcida gerada pela guitarra? 
O resultado final não será uma  colcha de retalhos sonora sem identidade?












A consequência é uma das melhores faixas do catálogo de Jeff Beck.
"Nadia" é uma balada atípica instrumental, pois além de mesclar uma série de estilos musicais díspares entre si, oferece um som distorcido melódico e agradável de se ouvir.
Sem dúvida alguma, uma faixa cativante e  intensa que remete às  melhores faixas dos  discos "There and Back" (1980) (com influências do blues, de jazz-rock, do rock progressivo e da new age) e "Guitar Shop" (1989) (com um  pé  no  experimentalismo,  que envereda pelo  jazz-fusion, funk, reggae, new age etc).
A diferença  é que a música "Nadia" se vale de influências da música eletrônica, algo que não ocorreu nos dois discos citados, acima [no máximo,  "Nadia" guarda uma certa similaridade com o synth-rock de Jan Hammer (autor da clássica "Starcycle") no disco "There and Back" (imagem ao lado)]. 
Esta composição  é uma versão instrumental da música de mesmo nome do compositor e músico indiano Nitin Sawhney (a original é cantada por uma voz feminina e apresenta também uma batida techno). Faz parte do disco "Beyond Skin" (1999).
Já a versão de Jeff Beck integra o álbum "You Had It Coming", que foi lançado em 2001 e segue a mesma proposta sonora do anterior "Who Else" (1999), que é fortemente calcada na experimentação com a música eletrônica (uma mistura de rock com drum 'n' bass e  progressive trance, principalmente). 
Na verdade, com estes dois discos, Jeff Beck tinha por objetivo modernizar o seu rock, após longos anos sem lançar material inédito.
O fato é que ele surfou a onda sonora do momento (música eletrônica), encaixando-a em sua sonoridade complexa e sofisticada. E a idéia de se fazer uma versão instrumental para uma composição ímpar, densa e exótica (que mescla elementos da música asiática com world music e techno) se mostrou muito feliz, sendo o resultado uma das melhores faixas de "You Had It Coming" (bem como de toda a carreira de Beck).      





                                                                 Moderno e com toques experimentais, em "Guitar Shop"
                                                                 há espaço para belas baladas instrumentais (mas sem
                                                                 batida eletrônica), Destaque para viajante "Two Rivers":
                                                                 uma espécie de "Nadia" desta obra.





"Nadia" também faz parte do repertório do dvd gravado ao vivo em Londres - "Jeff Beck - Performing this Week..." - Live at Ronnie Scott's Jazz (2007).
A versão ao vivo está com uma veia mais rockeira em comparação com a versão de estúdio, porém a levada techno está mantida.
Destaque para a virtuosística performance de Beck, bem como para a excelente banda que o acompanha [vide o desempenho sensacional de Vinnie Colaiuta (Herbie Hancock, Sting, Rita Lee etc) nas baquetas e o trabalho mais que competente da menina prodígio Tal Wilkenfeld (baixista).










Jeff Beck tocará no dia 25 de novembro deste ano, em São Paulo. E a música "Nadia" executada ao vivo, no Ronnie Scott's, é uma amostra do alto nível musical que será o show.






                                                   A versão original de "Nadia" está neste disco.











COORDENADAS 
/Nadia/ Ao vivo (do dvd "Jeff Beck - Performing this Week..." - Live at Ronnie Scott's Jazz):
Link: http://www.youtube.com/watch?v=drAv2FoYji8
/Nadia/ Versão de estúdio do disco "You Had It Coming":
Link: http://www.youtube.com/watch?v=YpqlwRvGeDA
/Nadia/ Versão original do disco "Beyond Skin" do músico indiano Nitin Sawhney:
Link: http://www.youtube.com/watch?v=zqT7ufzFF7w 
/Imagem de Abertura/ Foto do encarte interno do disco "You Had It Coming" (retirada do site "Free Covers").