Tudo começa pelo Hino

0 comentários





Sem dúvida alguma, nessa Copa do Mundo, um dos momentos mais emocionantes tem sido o cerimonial de abertura dos jogos entre as seleções, cujo ápice é a executação dos hinos dos países. É nesse momento que se observa se os jogadores dos selecionados estão unidos ou não. Um bom sinal de união é quando estão abraçados, cantando o hino de forma emocionada, mostrando então que muito, possivelmente, estarão prontos a jogar com afinco e competência pela nação.



 

Estádio Soccer City, em Johannesburgo, que foi palco do emocionante jogo entre Uruguai x Gana, pelas quartas de final.
Sediará a grande final e tocará hinos clássicos.




 
Outro fator de destaque, no momento dos hinos, é a melodia, o tema e a intensidade das peças musicais executadas. Ao ouvir, por exemplo, a Marselhesa, em um evento da dimensão de uma Copa do Mundo, em um estádio lotado, é muito difícil não se sentir envolvido pela beleza da composição e pela emoção do momento, com uma seleção representando um país com toda a sua identidade (hino, povo, tradição, espírito olímpico...). É por isso, que se espera que uma seleção se supere em um evento de tal magnitude (fato que não ocorreu com o selecionado francês).



         
                    
/Formar o batalhão. Marchar, marchar!'/ - diz o revolucionário hino francês. É com esse mesmo espírito de luta, mas com fair play, que uma seleção deve jogar. (Imagem: Histoblog).



 

Ao se ouvir os hinos das seleções na Copa da África, percebe-se que os autores foram fortemente influenciados por  alguns compositores da música clássica.
Talvez a trilogia clássica que mais serviu de referência tenha sido: Rossini, Händel e Mozart.
Rossini foi um dos compositores mais completos que existiu, por transitar com extrema desenvoltura e criatividade por gêneros como cantata, ópera, música instrumental, música sacra e outros. Além disso, é notória a influência que teve das sinfonias  de Mozart e como as utilizou com maestria para conceber verdadeiras obras-primas (entre elas: La Gazza Ladra, O Barbeiro de Sevilha e Guilherme Tell).
Sua música evoca felicidade, celebração e amor pela vida.

Com relação à influência de Rossini nos hinos nacionais, isto é  observado claramente nos hinos de seleções latinas, com destaque, para o hino uruguaio, que tem uma forte inspiração rossiniana.
Para ouvir o hino do Uruguai que parece um tributo a Rossini: 
http://www.youtube.com/watch?v=4CPNrPOL4aM





                                                                
                                                                                                                                                                                         
Da casa de Händel, sua obra vai a teatros, 
 passeios de barco da realeza e arenas.
                                                                                                                                                                                
Já a influência da obra de Händel está presente, principalmente, nos hinos europeus, como o da Alemanha, que se revela um hino elegante, sóbrio e ao mesmo tempo festivo, triunfante e jubiloso. Características essas que sempre foram a base das composições deste músico alemão polivalente que se aventurou com excelência e sofisticação por distintos gêneros da música clássica, tais como: música instrumental e música vocal (óperas, cantatas). Outro fato que influenciou diretamente suas composições de uma forma que as tornam emocionantes e bem  inspiradas, com uma forte  carga de otimismo, foi a crença do compositor em Deus.
Suas duas obras-primas na música instrumental (e que remetem ao hino germânico) são as suítes: Concerto para Fogos de Artifício e Música Aquática (especialmente criada, em tom de celebração, para o passeio de barco do Rei pelo rio Tâmisa). 
                                                                                 





                         
            
                                         
As duas suítes que são obras-primas. O Rei gostou tanto da  "Música Aquática", que pediu para que a tocassem por mais três vezes, em seu passeio de barco musical.
                                                             


Para escutar o hino alemão com influências händelianas: http://www.youtube.com/watch?v=-Atv5j-BjlI






Um dos maiores gênios da humanidade, o austríaco Mozart influenciou vários compositores de hinos nacionais. Devido ao seu caráter sofisticado, atemporal, apaixonate  e sublime, sua música utilizada como inspiração combina perfeitamente com as caracteristicas mais elevadas do ser humano. Os hinos procuram traduzir essas características em texturas sonoras emocionais e belas, que representem com  enlevo e honra uma nação.
Mozart navegou com brilhantismo, perfeição e facilidade pelos mais diversos gêneros musicais: concerto, sinfonia, ópera, música de câmara, música sacra, sonata, ária, missa. Era também multi-instrumentista, tocando órgão, cravo e violino.
De uma carreira prolífica marcada  pela excelência nas suas composições, é complicado destacar obras de destaque, em meio a criações geniais e inspiradas. Talvez seus "Magnus Opus" sejam  as óperas - A Flauta Mágica, Don Giovanni, As Bodas de Fígaro - e as Sinfonias, os Concertos e as Serenatas grafados com as letras KV.

Ouça o hino dinamarquês que tem uma bela influência mozartiana:
http://www.youtube.com/watch?v=iSvyA4okvyo

 





Também não pode deixar de se mencionar o excepcional hino brasileiro, cuja música foi composta por Francisco Manuel da
da Silva e que sem dúvida está no rol dos melhores hinos devido a sua rica e inspirada arquitetura musical cheia de  criativas e marcantes variações temáticas.
Uma peça musical bem interessante e original foi criada pelo compositor americano Gottschalk, que se inspirou no hino brasileiro para gerar empolgantes variações e improvisações em torno do tema central. Este trabalho ficou conhecido como "Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro".

 

 
                

                                           



COORDENADAS
Para ir direto nas fontes que inspiraram vários hinos nacionais:
"Música Aquática" - Händel.
"La Gazza Ladra" - Rossini.
"Sinfonia Nº40" - Mozart.
"Serenata Noturna" - Mozart.
Para conhecer uma bela peça musical que foi inspirada pelo Hino Nacional do Brasil:
"Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro" - Gottschalk.
Fontes consultadas:
"Wikipedia" / "Site Clássicos": www.classicos.hpg.ig.com.br/