Mudanças no 3º Estágio

0 comentários





"Third Stage" é o terceiro album (1986) da banda norte-americana Boston.
Um disco que apresenta uma série de curiosidades: demorou seis anos para ser finalizado e dispensou o uso de sintetizadores, priorizando a utilização de instrumentos analógicos [orgãos (de Igreja e Hammond), pianos tradicionais (Steinway, Wurlitzer) etc.] 









A união de instrumentos como teclados, guitarra, bateria e baixo gera um rock-arena enérgico e espacial, com destaque para a guitarra viajante, melódica e aditivada do líder Tom Scholz.
Do ponto de vista de conceito, cada  faixa do álbum é sobre uma marcante experiência humana (de mudança de paradigmas, amorosa etc.).
No conjunto, as músicas contam a estória de uma viagem (talvez transcedental) chamada de "Terceiro Estágio" 
As 10 faixas da obra são consistentes e cativantes (com espaço para duas inspiradas viagens instrumentais: "The Launch" (com o uso de órgão de igreja) e "New World".
As músicas de "Third Stage" levantam uma questão existencial essencial: o futuro da humanidade no Planeta Terra. Convém lembrar que os  integrantes da banda são  ativistas que defendem a preservação das espécies animais, ao fazerem campanha contra a violência e abuso frente aos bichos (compra de casacos de  pele, caça por esporte, consumo de carne bovina etc.).










Uma canção digna de nota  de um disco caracterizado por faixas de qualidade: "I Think I Like It" - um perfeito hard rock  encorpado com pilares de  southern rock,  guiado por uma guitarra melódica combustiva que vai entrecortando a música e apresenta um solo vigoroso. É impossível ouvir uma única vez esta faixa para quem aprecia um  hard rock melódico bem construído e entusiasmante. Apesar de não ter  entrado nas  paradas  (como as faixas "Amanda", "We're ready" e "Can'tcha Say (You Believe in Me)/Still in Love), sem dúvida, é uma das  mais intensas e belas de "Third Stage". Sua letra  enfoca uma mudança  profunda  na qual o protagonista da estória é envolvido, passando a enxergar a realidade com mais profundidade, tolerância e humanidade. E com esta mudança de paradigma, começa a questionar a  busca frenética  por poder a qualquer custo que vai solapando a vida saudável na Terra em todos os quesitos.     












"I Think I Like It" foi originalmente composta pelo músico John English, em 1973, e regravada por Tom Scholz para o álbum "Third Stage".


/I Think I Like (Changes really Open Your Eyes) - Versão Estúdio (1986)/

/I Think I Like It - Ao Vivo no Canadá (1988) - Third Stage Tour/

/I Think I Like It - Ao Vivo nos Estados Unidos (2004) - Over America Tour/









A jornada espacial do disco chega ao fim com a balada "Holyaan", nas areias do Planeta Aquarius, a anos-luz de distância da Terra.
















//COORDENADAS//
/Site da Banda Boston (ou Painel de Nave Espacial)/
/Wikipedia/
/Site - Capacitor Fantástico/
/Site - All Music Guide/
/Site - All CD Covers/
/Imagem#1 (Abertura)/ Órgão de igreja Schoenstein (imagem retirada do Site - Stpaulsivy Org).  
/Imagem#2/ Capa dupla do vinil "Third Stage".
/Imagem#3/ Detalhe da capa do disco "Third Stage".
/Imagem#4/  "Habitat Espacial" - desenho de John Berley (artista que desenhou os pôsteres da primeira trilogia de "Guerra nas Estrelas").
/Imagem#5/ Capa para o single "We're ready".
/Imagem#6/ Capa do disco "Third Stage".
/Imagem#7/ "Nave de  Battlestar Galactica" - desenho de Ralph McQuarrie (designer criador de cenários, criaturas e naves  para  inúmeros filmes de ficção-científica, dentre eles "Guerra nas Estrelas").
/Imagem#8/ Capa dupla interna do LP "Third Stage".