Boogie Digno de Nota

0 comentários






Melódico, vigoroso e compassado. Um Boogie que faz, com perfeição, juz a uma das definições folclóricas acerca deste gênero musical: seria como a cadência de um trem transportada para os acordes e solos dos guitarristas blueseiros.  "Buck's Boogie" é uma memorável "locomotiva" musical-instrumental da banda norte-americana "Blue Öyster Cult". Encorpada por  uma  guitarra  acelerada e afiada  e  um teclado "cheio", que cria os contrapontos ("as  paradas na estações"). Temos também locomotivas a todo o vapor (bateria, baixo e guitarra de apoio) , não deixando o trem descarilhar em momento algum.  Quando ao estilo musical, além do próprio blues, "Buck's Boogie" traz em sua essência a alta carga de um inspirado hard rock, que por sua vez é combinada com um jazz-fusion mais viajante (vide a parte mais lenta da faixa).       














Inusual o fato de a música "Buck's Boogie" não ter sido incluída em nenhum dos três primeiros discos de estúdio da banda. Ela só foi aparecer no primeiro disco ao vivo do "Blue Öyster Cult" - "On Your Feet or On Your Knees" (1975), em uma levada bem enérgica e pesada (de 7 minutos). Em 2001, "Buck's Boogie" é acrescentada na versão remasterizada (de 5 minutos e 21 segundos) do segundo trabalho de estúdio da banda - "Tyranny and Mutation" (1973). A inspirada composição do principal guitarrista do BÖC - Donald "Buck Dharma" Roeser - também aparece em outros discos ao vivo: "Live 1976" (com uma versão super-estendida de 19 minutos e 3 segundos), "Extended Versions" (2004) (com uma versão de 6 minutos e 26 segundos) e no dvd ao vivo - "A Long Day's Night" (2002) [com uma excelente versão modernizada (de 6 minutos e 25 segundos)].  











/Buck's Boogie (Versão do disco ao vivo - "On Your Feet or On Your Knees")/



/Buck's Boogie (Versão do dvd ao vivo - "A Long Day's Night")/











O disco voador do BÖC vai pousar, pela primeira vez, na cidade de São Paulo, no próximo dia 24 de fevereiro. E há chances de a banda tocar "Buck's Boogie" - o trem-espacial de outro mundo.















//COORDENADAS//
/Imagem(1)/ Encarte do Disco "On Your Feet or On Your Knees" (1975) (Site - Discogs).
/Imagem(2)/ Encarte do Álbum "Tyranny and Mutation" (1973) (Site - Discogs).
/Imagem(3)/ Capa do LP "On Your Feet or On Your Knees" (Site - Discogs).
/Imagem(4)/ Capa do Álbum "Tyranny and Mutation" (Site - Wikipédia).
/Imagem(5)/ Capa-Dupla Interna do LP "On Your Feet or On Your Knees" (Site - Discogs).
/Imagem(6)/ Capa do Álbum ao vivo - "Extraterrestrial Live" (1982), com desenho do artista Greg Scott (Site - Discogs).
/Imagem(7)/ Lado 2 do Vinil de "On Your Feet..." (Site - Discogs).

//FONTES//
/Wikipédia/
/Prog Archives/