O Site que é Show!

2 comentários





Com vários shows de bandas e músicos renomados que ocorrerão nos próximos meses por aqui, a primeira dúvida que aparece é com relação às músicas que eles tocarão nos shows. Geralmente, temos as nossas músicas preferidas de uma determinada banda que gostamos, e se elas não estiverem no set list do show a tendência é ficarmos frustrados e até pensar na possibilidade de não ir ao evento.
Atualmente, há  a tendência de várias bandas já consagradas e com décadas de estrada tocarem no show o repertório de um álbum na íntegra (geralmente, o magnum opus ou a obra que projetou a banda). O Rush, por exemplo, toca na íntegra o álbum "Moving Pictures" na sua recente turnê "The Time Machine Tour". Isto pode agradar a  certos fãs apreciadores do disco, mas também ser motivo para afugentar outros fãs que preferem um formato de show estilo retrospectiva que somente contemple as diversas fases da banda (o que se traduz em   tocar  variadas   músicas  que  abarquem uma extensa discografia,  tornando-se assim uma "geral" da carreira do grupo).
Desta forma, ao saber do repertório que a banda está tocando em  sua turnê, é possível ter surpresas musicais agradáveis ou decepções (quando, por exemplo, um disco inteiro que a pessoa não curte muito será reproduzido ao vivo, por inteiro). Um caso emblemático de setlist polêmico é o do guitarrista Peter Frampton, que em suas últimas turnês não costuma tocar um de seus maiores sucessos: "Breaking all the Rules". E ao que tudo indica, não tocará no Brasil este megahit, em setembro deste ano, pois  não está no repertório de sua atual turnê "Thank You Mr. Churchill Tour". 
Sendo assim, é fundamental conhecer o set list da turnê (que está rolando em outras cidades do mundo), com uma certa  antecedência da data do show a que se quer assistir, para se ter uma decisão se vale a pena embarcar nesta aventura sonora. Afinal de contas, é preciso escolher muito bem, pois são várias e de peso as atrações que desembarcarão por aqui nos próximos meses: Rush, Peter Frampton, Jeff Beck, Lionel Ritchie, Bon Jovi, Europe, Winger, Scorpions (suposta última turnê), The Michael Schenker Band, Paul Di'Anno, Voivod, New Model Army, Nazareth,  Echo and the Bunnymen, entre outros.





  






O site setlist.fm é um vasto banco de dados de repertório de músicas  dos principais shows ao redor do mundo. É possível, por exemplo, consultar o set list da turnê "The Circle Tour" do Bon Jovi, em diferentes metrópoles e conferir as variações do set [na ordem das músicas, na substituição de algumas músicas por outras, na adição de músicas antigas (Shot through the Heart, Roulette, Only Lonely, Tokyo Road etc.) e também, em alguns momentos, quando o repertório de determinado show é aumentado]. Contudo, a estrutura do  set list  desta turnê  está sendo mantida (com pequenas variações, que para um fã de determinada  fase da banda, pode fazer toda a diferença).   
No caso da turnê "The Time Machine" do Rush, não há  flutuações no repertório.   













Como o "set list.fm" é um site que segue o princípio da colaboração (estilo Wikipedia), a sua base de dados está em permanente expansão e sendo sempre atualizada. No site, pode ser facilmente consultado o repertório da turnê de determinada banda, bem como inserir e editar, diretamente no site, o set list do último show a que você assistiu no estádio da sua cidade, por exemplo. Além disso, é possível embutir determinados set lists em outros websites. O "set list.fm" é um site gratuito.
O bacana é que ele segue o padrão que todo fã de shows costuma ter: sua plataforma é como se fosse uma folha de caderno com o set list anotado de forma manuscrita (mas na maioria dos casos é digitado).
Sem dúvida, um ótimo espaço para consulta, pois não são todos os sites de bandas/músicos que costumam disponibilizar os set lists de suas turnês.










COORDENADA
Site "set list.fm": www.setlist.fm