Casa-Folha

0 comentários




//É uma casa engraçada e peculiar// Ela  divide o terreno com uma residência privada e principal. Estão  localizadas na costa norte australiana.  O nome da  construção é "Casa Folha". O projeto foi criado pelo escritório de arquitetura britânico "Undercurrent Architects".






                                     A Casa Folha encontra-se logo abaixo da residência principal.





//Tem um teto em forma de folhas, vigas (que são troncos) e vista espetacular para o mar// O design da casa busca a integração com a natureza, tanto que os materiais utilizados remetem a elementos naturais e a sua inserção no terreno busca uma simbiose com o espaço verde circundante.
O conceito de construção é assim definido pelo escritório "Undercurrent Architects": "O Projeto desenha as imagens da natureza e expressa isto através das estruturas, criando elos de ligação entre o interior e o exterior".
O teto é formado por conchas modulares que lembram folhas secas. Estas conchas são suportadas (com uma certa folga) por uma estrutura de vigas-gêmeas de aço (emulam troncos de árvores / raízes) que conferem uma vivacidade de formas sinuosas e vívidas ao interior da construção.












//Todo mundo pode entrar nela para relaxar: curtir a natureza e desestressar. Porque o seu chão neutro traz sensação de paz. Se quiser, vai bem um tapete. E não se esqueça de avistar o mar// No interior da casa, as vigas em forma de troncos conferem um atmosfera despojada e natural ao espaço (como se a pessoa estivesse no meio de uma floresta, admirando a paisagem).
O chão em forma de piso de rocha amplia ainda mais a sensação orgânica de espaço natural.











//Suas paredes transparentes circundam a sala-mar (feita para meditar)// Para propiciar a interação com a natureza ao redor, uma fina "cortina" de fibra de vidro delimita o espaço interno do externo. Isso permite que a residência esteja constantemente iluminada  nas laterais (com um sol menos intenso, devido às paredes ondulantes de vidro que suavizam os reflexos de luz) e protegida do sol forte (pela cobertura em forma de folhas marrons, que permite a entrada de luz somente pelos vãos entre os módulos). Além disso, a transparência dos vidros permite a visão da vegetação e do mar. 







                                    O telhado de painéis modulares em forma de folhas.









                
                        
//Um lugar perfeito para se estar e a natureza respeitar// Este projeto traz uma combinação de design ambiental com materiais de alta tecnologia, resultando em uma construção harmônica e integrada ao meio ambiente.  
   











//Uma casa feita com apuro e  criatividade na costa norte litorânea da terra dos cangurus//  Vale  destacar  um  interessante vídeo em tempo acelerado (time-lapse), que mostra as etapas de construção da "Casa Folha": http://www.youtube.com/watch?v=o7xQ3W8n-bc








       Os dormitórios se encontram na parte inferior da casa.









COORDENADAS
//Imagem de abertura do post// Roots 4 - Xavier Cortada.
//Site do escritório "Undercurrent Architects"// www.undercurrent-architects.com
//Ouça  uma versão do cd "Ao Vivo" (2007) da  canção-balada "Casa Encantada" (do disco homônimo) da banda "O Terço", que conta a interação harmônica de uma casa com a natureza//
http://www.youtube.com/watch?v=r9AOVXvD0X8
//Poema "A Casa" - Vinícius de Moraes - Bardotti - Sérgio Endrigo//

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos Bobos
Número zero