A História das Coisas

0 comentários




A História das Coisas (The Story of Stuff) é um curta-metragem de animação sobre a crise do atual sistema de produção capitalista. Foi criado pela educadora ambiental Annie Leonard. O lançamento do documentário ocorreu em 2007.









O curta mostra de forma bem clara e didática o excessivo e descontrolado padrão de consumo atual da humanidade, que contribui para exaurir os recursos naturais (um exemplo triste: 80% das florestas originais já desapareceram da face da Terra para sustentar este ritmo frenético de consumo).








   


O sistema atual de produção capitalista  impõem para  sociedade  a  seguinte regra: o consumo como o principal meio de vida, indispensável ritual existencial, que vai providenciar rapidamente a satisfação do nosso ego e do nosso espírito.









Há um dado alarmante que é levantado pelo filme: das 100 maiores economias mundiais, 51 delas estão nas mãos de corporações, criando assim um oligopólio mundial de dominação comercial, política, econômica e das mentes.
Um dos  grandes problemas desde oligopólio corporativo é  a utilização de um sistema de produção industrial ("entra tóxico, sai tóxico") que em incontáveis casos gera produtos nocivos para o consumo humano. Além disso, a  fabricação destes materiais dissemina a  poluição no meio ambiente e a erosão dos recursos naturais.






   


 O mote "vender todo o lixo tóxico o mais rápido possível" é  a força propulsora deste mecanismo de produção convulsivo. Padrão acelerado, lucrativo e  guiado pela estratégia da obsolescência, que faz com que os produtos se tornem inúteis o mais rápido possível ("desenhados para o lixo"); e também convence os consumidores a  jogar fora produtos perfeitamente úteis [a questão da "atualização" (mudança de aparência dos produtos) e da moda (que aponta para o que está ultrapassado)].
Com esta produção incessante e vertiginosa que alimenta a frenética seta do consumo, o Planeta é altamente exigido (são necessários recursos equivalentes a  dois Planetas Terras para suportar  a  atual  escalada  de consumo). 









Assim, o objetivo deste mecanismo capitalista  é  acelerar incessantemente as linhas de produção, tornando o consumidor um escravo permanente de "novidades", "status" em forma de produtos. Um fiel depositário de um sistema em que se a pessoa não possui ou compra muita coisa, é taxada como sem valor. Um círculo vicioso que traz uma aparente e momentânea felicidade de possuir algo "novo" e de "valor" (mas que  já está  fadado à rápida obsolescência e consequentemente à  inutilidade). Qual é a saída para a superação deste modelo insustentável, ditador e infeliz?       










/A História das Coisas (Filme Completo)/

















//COORDENADAS//

//IMAGENS//
/Imagem de Abertura(1)/ Robô Chinês feito de carros usados (Site: Vintage 69).
/Imagens(2 a 6)/ Extraídas do filme "A História das Coisas".
/Imagem(7)/ Annie Leonard (Foto: Martin E. Klimek - USA Today).
/Imagem(8)/ Retirada do documentário "A História das Coisas".