Capitão Brasa da Noite

0 comentários







Uma  música  que  é  o congênere urbano da clássica canção "Criaturas da Noite", do  conjunto "O Terço".  Enquanto  a  canção do "Terço" possui uma essência de vida  interiorana no mato, a primeira é tradução da noite em puro asfalto e concreto de uma grande metrópole. "Capitão da Meia-Noite" confere uma mistura de  rock vigoroso com MPB, em estilo balada. Ela abre o inspirado disco "O Paraíso Agora" (1984), da dupla Sá e Guarabyra. Há mais uma semelhança entre as duas músicas: o compositor Luiz Carlos Sá é coautor de ambas [em "Criaturas da Noite", a parceria é com Flávio Venturini, já em "Capitão da Meia-Noite" é com o chapa Guarabyra). Então, de certa forma, a música do Capitão  traz  em  seu  dna  sóbrios ecos do movimento musical "Clube da Esquina" (que influenciou bastante a carreira da dupla Sá e Guarabyra e a do músico Flávio Venturini).





        










A balada do Capitão não quer saber dos raios de sol, e sim de adentrar pelo mundo noturno e  seus desdobramentos inesperados. Talvez a brasa da boêmia seja a grande luz dessa música cativante e alto-astral, que não apresenta vampiros soturnos ou lobisomens sorrateiros escondidos em vielas escuras. O sinal do "outro mundo"  é emitido pelas luzes artificiais da cena noturna da grande cidade. A densidade instrumental, com destaque para a  guitarra em estilo  jazz-fusion e para o coro de vozes, confere uma vivacidade toda especial a este voo noturno. O canto de um Capitão boêmio fascinado pela estranha magia de um  mundo notívago que se desmancha diante da luz do sol.   







/Capitão da Meia-Noite (Versão de Estúdio)/

















//COORDENADAS//
/Site - CliqueMusic/
/Imagem de Abertura(1)/ "Ciclistas Noturnos" (ou "A Noite é uma Criança")   (Site - Bike Magazine).
/Imagem(2)/ Capa do LP - "O Paraíso Agora" (1984), da dupla Sá e Guarabyra (um dos melhores trabalhos do catálogo da banda). 
/Imagem(3)/ "Ladeira de Ouro Preto" (Foto - Elmo Alves).
/Imagem(4)/ Capa do disco  - "Sá e Guarabyra" (1994).  
/Imagem(5)/ "Arcos Coloridos" (Site - Olhares).