Que Raio de Pó!

0 comentários






 Existe um pó que em determinada ocasião pode se tornar muito perigoso para os seres humanos.  
Quando uma lâmpada fluorescente se estatifa no chão, aquela "fumaça" aparentemente inofensiva, rapidamente liberada de seu interior, é altamente perigosa para a saúde das pessoas (pois tal lâmpada é composta de mercúrio - um elemento químico altamente tóxico).
Se tocado ou inalado, o pó de Mercúrio da  lâmpada fluorescente  pode levar a  uma série de complicações: diarreia,  erupções cutâneas, desorientação (devido a danos ao sistema nervoso), tremores, sangramento da gengiva, insônia, problemas de audição/visão etc. O  Mercúrio  é  até mais venenoso que o Chumbo e o Arsênio.



 







Então, se ocorrer por acidente a liberação de pó de Mercúrio em um determinado ambiente, é importante seguir as recomendações do Ministério da Saúde Britânico. O órgão  elenca  medidas práticas para arejar e limpar o recinto contaminado pelo elemento químico:

1) Convêm sair do espaço por pelo menos meia hora (pois  os vapores tóxicos emanados da lâmpada estilhaçada se espalham rapidamente pelo ambiente);

2) Usar máscara descartável para lidar com os restos da lâmpada quebrada (evitando respirar o vapor do Mercúrio).

3) Calçar luvas descartáveis para juntar os cacos da lâmpada (a fim de não se contaminar com partículas do elemento químico).

4) Colocar os pedaços da lâmpada sobre um pano/flanela velho (jamais jornal), embrulhando-o cuidadosamente. Em seguida, pôr o material em  um saco de plástico (tomando a precaução de fechá-lo bem, com um firme nó).
   





5) É importante levar o saco de cacos de lâmpada para um lugar que faça o descarte de maneira correta.
Pois o Mercúrio, além de ser nocivo
para o ser humano, é também desastroso para o meio ambiente quando liberado de forma irresponsável (contaminando solo, água, animais, plantas...). Algumas lojas da Leroy Merlin recolhem este tipo de entulho tóxico.

6) Nunca utilizar aspirador de pó para sugar os fragmentos da lâmpada estilhaçada, pois isso fará com que a "nuvem" de Mercúrio se espalhe para outras áreas da residência (quando o aspirador for novamente utilizado).

 


Além das dicas do Ministério Britânico, é importante ter uma ação preventiva ao lidar com lâmpada que possui Mercúrio: atarrachá-la eficientemente nos soquetes das luminárias e manuseá-la com todo o cuidado para que não caía no chão. Se ocorrer uma queda e infelizmente ela virar cacos no chão, há uma outra dica complementar às seis anteriores: ventilar o ambiente em que ocorreu a liberação de Mercúrio. Fiz isso e segui todas as outras dicas (quando quebrei uma dessas lâmpadas). E tudo deu certo, sem maiores contratempos.





Aqui vai um Mercúrio do bem. Neste caso, o elemento é na forma de uma faixa instrumental da banda de progressivo norte-americana Mastermind. A música faz  parte do primeiro disco lançado pelo grupo: "Mastermind - Volume One" (1990). É uma viagem bem elaborada com fortes influências de Emerson, Lake and Palmer, em versão enérgica ao vivo (durante show de abertura da turnê do músico Fish, em Seattle).














//BOLAS INTEIRAS//
/Bola#1/ Capa do segundo disco lançado pela banda dos irmãos Berends - "Volume Two - Brainstorm" (1991). Um trabalho que faz tributo ao rock progressivo da década de 1970, sendo mais sinfônico que o primeiro álbum.
/Bola#2/ Capa do disco de estreia da grupo Mastermind. "Mastermind - Volume One" oferece uma mistura bem azeitada de progressivo com hard rock. (Site da banda).
/Bola#3/ Mercúrio - Na mitologia romana, Deus  dos viajantes, do comércio, da eloquência etc. Também é mensageiro muito ágil de seu pai - Júpiter (Deus do Dia) (Site: Planet Narnia).
/Bola#4/ Encarte do álbum "Volume Two - Brainstorm" (Site: All CD Covers).
/Bola#5/ "Mensageiro Mercúrio" - O nome do  Planeta Mercúrio foi  inspirado pelo  Mercúrio mitológico dos romanos, pois ambos trazem em comum a rapidez de seus movimentos (Site: Mexican Skies).
/Bola#6/ Lâmpada Fluorescente em Espiral (Site: OLX).
/Bola#7/ "Mercúrio em Peixes" - Ilustração.
/Bola Escrita/ Wikipédia.