Pilotando o Colosso

0 comentários



"Riding the Colossus" é uma música instrumental composta pelo guitarrista Steve Hackett.
Sem dúvida, uma das mais envolventes e interessantes da carreira do músico (feito difícil de se alcançar devido a alta qualidade do repertório do compositor).







Devido à excelência musical desta faixa instrumental, é curioso o fato de não fazer parte dos discos de estúdio da carreira de Hackett.








"Riding the Colossus" estreou no disco ao vivo "Time Lapse" (1992), que é um retrospecto do melhor que Steve Hackett criou até o início da década de 1990.





Desde então, ela  passou a integrar outros materiais ao vivo e plugados do catálogo do músico: "The Tokyo Tapes" (1998) (CD) [a segunda música do disco (uma espécie de abre-alas do show)], "Horizons - Live" (1990) (DVD), "Live Archive NEARFest" (1993) (CD e DVD) e  "Somewhere in  South America...Live in Buenos Aires" (2003) (DVD e CD).

Outra característica incomum desta faixa é que ela vem antecedida por uma vinheta musical-experimental chamada "Depth Charge", o que contribuiu para que ela fosse grafada no encarte de alguns discos com o nome desta vinheta instrumental (como ocorre no álbum "Time Lapse").
















"Riding the Colossus" é uma viagem progressiva instrumental pilotada por uma guitarra melódica, distorcida  e onipresente  que lança o marcante tema da música (remetendo a uma paisagem impactante vista do alto).
A essência da música passa uma sensação de positividade e de  tempo aberto e ensolarado (em nada lembrando os cenários sombrios e opressivos do filme "Blade Runner").  

Por sua levada cadente e  enérgica   carrega feições de um  rock arena sinfônico (onde o baixo  galopante e a pulsante bateria  conferem uma  consistente sustentação à estrutura sonora). Há um interessante momento de "paradinha", no meio da música [uma rápida vinheta experimental (especialidade do guitarrista), que traz  "desaceleração" à  faixa (era com se a nave musical estivesse se abastecendo para, em seguida, continuar a viagem)].  





   


Para quem curte um rock progressivo bem elaborado e cativante, "Riding the Colossus" é uma viagem inesquecível, que será reprisada inúmeras vezes, pois a paisagem sonora não cansa (sempre trazendo novos detalhes que enriquecem uma nova audição).
Com certeza, uma música que não ficará perdida na maçaroca de arquivos digitais do computador.









Há duas ótimas versões para "Riding the Colossus": a de "Tokyo Tapes", com a participação virtuosa de músicos de grandes bandas progressivas (Asia, Genesis, King Crimson etc.) e também o registro vigoroso e  ao vivo do disco "Somewhere in South America...Live in Buenos Aires" (da turnê que também passou pelo Brasil).
As duas interpretações são igualmente excelentes: 








/Riding the Colossus - Tóquio (com a participação de John Wetton)/


/Riding the Colossus - Buenos Aires/














//COORDENADAS//

/Fontes de Consulta/ Prog Archives e Rate Your Music.

/Imagem de Abertura #1/ Veículo na Garagem - desenho do designer norte-americano Syd Mead, conhecido por inventar cenários e objetos futurísticos para filmes como "Blade Runner", "Jornada nas Estrelas",  "Aliens", "Tron", "Battle Cruise Yamato 2050" etc.  Também lembrado  pela  criação de  imagens  em projetos arquitetônicos (interior e exterior), concepção de  logotipos e elaboração de catálogos ilustrados  para companhias; projetos de  barcos, de painéis solares, de veículos etc. 
/Site de Sid Mead/

/Imagem #2/ Desenho de nave para o filme "Blade Runner" [Sid Mead (1980)].

/Imagem #3/ Capa do disco "Time Lapse - Live".

/Imagem #4/ Capa do disco "Live Archive - NEARFest".

/Imagem #5/ Dentro da Nave - desenho de Med para o filme "Blade Runner".

/Imagem #6/ Imagem de nave espacial (criada por Sid Mead) no filme "Blade Runner".

/Imagem #7/ Cidade do Futuro - ilustração de Mead para a animação "Battle Cruise Yamato 2050".

/Imagem #8/ USStell - ilustração de Mead (1961).

/Imagem #9/ Gatefold do disco "The Tokyo Tapes".

/Imagem #10/Nave Vermelha - ilustração de Sid Mead.