O Bebê do Zimbo

0 comentários





/FILO/ Peça instrumental gravada pelo Zimbo Trio que é uma versão para a música original que foi composta por Hermeto Pascoal e que abre o seu disco "A Música Livre de Hermeto Pascoal" (1973). A regravação do Zimbo Trio está presente na sua obra de 1978 - "Zimbo".








/CLASSE/  Instrumental que mescla com ousadia e genialidade uma série de influências musicais, tais como: MPB, Bossa-Nova, Jazz-Rock, Música Clássica, Ciranda etc. O resultado final é de uma  transcendental obra-prima, apresentando uma simbiose perfeita e inspirada entre diferentes vertentes musicais.












/ORDEM/  Esta é uma típica peça intrumental que sofre grandes influências da música de Villa-Lobos e da obra Tom Jobim. Se na versão original de Hermeto a música ganha uma feição sinfônica e folclórica, na do Zimbo Trio, é transformada em um vôo musical compassado sujeito às  inusitadas "quebradas" rítmicas típicas do jazz-fusion (preservando toda a riqueza temática e melódica da versão original).    
A espontaneidade da versão do Zimbo permanece tal como a peça instrumental de Hermeto. A diferença está no arranjo musical utilizado. Difícil afirmar qual delas é a melhor. Mais correto é dizer que as duas são exímias e insuperáveis, ao apresentarem suas característica ímpares.


















/FAMÍLIA/ "Bebê" é a definição exata de como a música brasileira pode alçar vôos altos em busca de um patamar excepcional. Ao ouví-la, com a sua rica amálgama sonora não há como não vinculá-la à emotiva música tipiniquim de qualidade (são fortes as influências da Bossa-Nova, da Cantiga de Roda, da Música Sinfônica de Villa-Lobos, dentre outras). 
O virtuosismo e engenhosidade de Hermeto transforma "Bebê" em uma suíte completa de apenas 4 minutos e poucos. A versão do Zimbo Trio a transporta em um imperioso planador jazzístico com fortes ares de uma MPB cativante.













   


/CARACTERÍSTICAS/

/COMPRIMENTO/ 4 minutos e vinte e um segundos em forma de uma híbrida e colorida suíte sinfônica (versão de Hermeto) . 5 minutos e seis segundos de um elaborado e sofisticado Jazz-rock. A audição passa voando e ao término dela fica a vontade de ir para o céu de novo (para descobrir inéditas paisagens, novas nuances sonoras).






  

/ENVERGADURA/ Robusto e complexo Jazz-fusion que oferece uma audição agradável. O bacana é ouvir a faixa instrumental inúmeras vezes e não se enjoar (característica de qualidade pertencente às músicas que tem o poder de emocionar com sua beleza).









/PESO/ Uma música instrumental de categoria, com a força de uma mistura sonora densa e tocante, passando sensações distintas (alegria, tristeza, nostalgia, esperança...). Como o caráter libertário e gregário de seu criador, "Bebê" é uma peça intrincada que permite distintas interpretações (por isso, que é interessante e prazeroso escutá-la por várias vezes).











/COR/ Um espectro multicolorido de uma visão do alto do céu. O arranjo orquestral de Hermeto confere uma carga enérgica e lúdica a essa música. A diversidade de instrumentos de sua banda colabora para a rica e exótica textura musical (saxofone, flauta, bateria, baixo, piano etc.).
A sensação é  a  de  que  em um dia de final de semana, podemos desembocar em uma praça de uma cidade e encontrar um show animado do músico, tocando a sua música democrática e sofisticada.
Olha só o que o músico tocou no disco que tem a faixa "Bebê":
/piano, sax soprano, flauta, percussão e sons sampleados de porcos, gansos, perus, galinhas, patos e coelhos (só faltou o som da coruja)/










/SONS/ 
/Versão ao vivo do Zimbo Trio, em Santiago (2008)/

/Versão original de estúdio de Hermeto Pascoal (1973)/















//COORDENADAS//
/Imagem#1/ Foto da Coruja-da-neve (extraída do site "Toronto Hiking"). Esta Coruja é um dos termômetros mais precisos da mudança climática no mundo, pois um dos seus habitats é o Alasca (um dos lugares que são mais rapidamente afetados pelo nocivo descompasso climático). Sua dieta básica é o roedor Lemingue, que quando é afetado por variações bruscas no clima (fruto do aquecimento global) acaba por gerar uma desregulação na cadeia alimentar (patos, grous, raposa...) no Ecossistema Ártico, no qual a Coruja-da-neve será drasticamente prejudicada (pois 90% da sua alimentação consiste de Lemingues). [Fonte: Artigo - "A Coruja como Enviada Ambiental" - Jim Robbins (The New York Times / Folha de SP (13/06/2011))]   


/Imagem#2/ Capa do disco "Zimbo" (1978), que apresenta versões instrumentais de grandes nomes da MPB.


/Imagem#3/ Coruja-da-neve decolando. (Foto retirada do site "Cyber Coven Org."). As asas desta Coruja dão um show quanto à engenharia aerodinâmica do vôo.



/Imagem#4/  Capa do disco "A Música Livre de Hermeto Pascoal" (1973). O primeiro disco de sua carreira gravado no Brasil.



/Imagem#5/ O Vôo da Coruja-da-neve. (Foto: David Flores). Ela tem a audição mais evoluída do reino das Aves.



/Imagem#6/ Zoom na Criatura bicolor. (Foto: Max Vaugh).



/Imagem#7/ Vôo perto do solo. (Foto: Brian Hawkes).



/Imagem#8/ Voando na neve. (Foto extraída do site "Pixdaus").



/Imagem#9/ Asas Aerodinâmicas. (Fonte: SWNS).


/Imagem#10/ Coruja-totem. (Foto retirada do blog "Earth and Pawn Totems).



/Imagem#11/ Hermeto tocando para a comunidade.



/Imagem#12/ A Coruja sapeando. (Foto extraída do site "Pixdaus").


/Imagem#13/ Encarte interno do disco "Zimbo".



/Cartão da Coleção "Mil Bichos" (Frente)/ 





 //Símbolos da parte superior do cartão (da esquerda para a direita)//
/Símbolo #1/ Representa a região Ártica.
/Símbolo #2/ Representa a região Paleártica.
/Símbolo #3/ Representa as regiões Polares.
/Símbolo #4/ Representa as Pradarias.
/Símbolo #5/ Representa as Aves.


/Cartão da Coleção "Mil Bichos" (Verso)/