Céu Vermelho

0 comentários



Uma música instrumental serena, contemplativa e inspiradora. Em sua melodia emotiva, a  guitarra e  a  flauta suaves são os elementos de destaque,  estando muito bem encaixadas na rica e criativa tapeçaria sonora. Um som brando distante dos teclados fumegantes e guitarras faiscantes das músicas instrumentais mais enérgicas dessa banda holandesa.






   

Composta pelos dois principais integrantes da banda "Focus" - Jan Akkerman (guitarras) e Thijs van Leer (teclados, flauta e vocal) - "Red Sky at Night" é uma daquelas pérolas instrumentais da história do  rock  progressivo  que passou por uma situação inusitada: não se  tornou um clássico de sucesso mesmo sendo uma das mais belas músicas do catálogo do grupo. Mas ouvindo-a com calma (de preferência em  estado meditativo), é impossível não alçá-la a um dos momentos de maior inspiração do conjunto holandês.






    


"Red Sky at Night" faz parte do disco "Ship of Memories" (1976), um dos últimos lançados pela formação original da banda, que seria dissolvida na década seguinte, com o derradeiro "Focus - Jan Akkerman and Thijs van Leer" (1985) [um bom disco que  fugiu dos padrões da banda por ser carregado de instrumentos programados ("robotizando" o som )]. Com "Ship of Memories", o conjunto  continuou  com  o  seu padrão qualitativo de executar um rock  ímpar  [com a inigualável assinatura da rica mescla musical dos holandeses] e de altíssimo nível, pena que tenha parado por um longo período (só voltou a se reunir em 2002 - ano de lançamento do ótimo disco "Focus 8").








Originalmente, "Red Sky at Night" era para ser uma música cantada baseada no poema "O Avondrood" do poeta holandês Jules Deelder. Mas, do jeito que ficou - totalmente instrumental - tem o dom de expressar com perfeição tal poema só com a conversação dos instrumentos (que evoca o som progressivo, o blues e o jazz, em uma atmosfera etérea).


/Red Sky at Night (Versão Estúdio)/










O grupo Focus vai aterrissar no Brasil, neste mês de março. Será a turnê de lançamento do trabalho "Focus X" e também a ocasião inédita para a execução na íntegra de um dos maiores clássicos do rock - o aclamado disco "Moving Waves" (1972) (do clássico "Hocus Pocus" e da suíte jazz-rock "Eruption"). As cidade focadas para a turnê brasileira são: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Pouso Alegre (MG) e Votorantim (SP) (o show será gratuito e  ocorrerá  na  Pedreira de Icatu, local histórico que se encontra no centro da cidade, no dia 16/03/2012. A  previsão  para  o  início  do  evento é  por  volta das 20h, com o show de abertura da banda de metal-progressivo brasileira "Imagery").       












//COORDENADAS//
/Imagem de Abertura(1)/ "Vermelho do Céu à Noite" (Foto - Advocate2000).
/Imagem(2)/ Capa do disco "Ship of Memories", do Focus (Site - All CD Covers).
/Imagem(3)/ "Vermelho do Céu à Noite" - Tela do pintor Andre Dluhos (Site - eBay).
/Imagem(4)/ "Como Ver Esperança no Vermelho do Céu da Manhã" (Site - The Bridge Maker).
/Imagem(5)/ "O Vermelho do Céu à Noite" (Site - Oswegp County Today).  
/Imagem(6)/ "Pôr do Sol no Pacífico".
//FONTES DE CONSULTA//
/Prog Archives/
/All CD Covers/
/Whiplash (Site de Música)/