Detonando a Cadeia

0 comentários





Um Mapa-múndi  que apresenta uma análise global (com dados e  fotos) de várias espécies de plantas que estão em risco de extinção. Para cada  país  é mostrada uma cor que representa  o grau de ameaça  por que passam as plantas em seu território [de uma gradação de cores que vai do verde (baixa ameaça) ao vermelho (alta ameaça)]. 
Projeto, chamado de  "Red List Index for Plants", foi elaborado pela Instituição Científica "Kew" do Royal Botanic Gardens em parceria com o  Museu de História Natural de Londres e com a Organização IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). É um estudo pioneiro por mostrar a real extensão do risco de extinção para as plantas (estimadas em torno de 380.000 espécies), através de um completo banco de dados que visa apontar para a dramática situação de inúmeras espécies de plantas.  















O alarmante é o estudo mostrar que 1 em cada 5 espécies de  plantas está ameaçada de extinção ao redor do Planeta. No caso do Brasil, a cor laranja disposta ao longo do seu território não é nada bem-vinda (por estar em um intermediário e  preocupante grau de ameaça para as plantas). Com a crescente e criminosa devastação de ecossistemas no país (mais de 90% da cobertura florestal da Mata Atlântica foram devastados e a Floresta Amazônica segue o mesmo rápido passo de destruição), o verde foi varrido da área que representa o país no Mapa-Múndi deste estudo. 
No Mapa, aparece uma circunferência em cada país. No caso do Brasil, esta circunferência é laranja e ao clicá-la se tem acesso a um gráfico que mostra  a porcentagem de espécies de plantas em risco (resultado que reflete o pouco cuidado do governo em relação ao meio ambiente). Um exemplo de espécie que está criticamente ameaçada é a do Lírio da Amazônia [como pode ser visto no triângulo laranja e preto do mapa (nas áreas do Peru e da Colômbia)]. Desastrosamente, a América do Sul está dilapidando o seu precioso e  rico capital natural, ao promover o massacre de suas áreas verdes.
Várias outras regiões do mundo também apresentam graves  problemas com relação à proteção ambiental, com destaque para as Florestas do Sul e do Leste da Ásia, que estão sendo dizimadas para as plantações da monocultura de palmeiras de palma (cujo óleo é um  dos mais baratos para se colocar nos alimentos industrializados) bancadas por megacorporações do setor alimentício.
Assim, com a devastação de um grande percentual de espécies de plantas, a base da cadeia alimentar fica gravemente solapada e comprometida, afetando de maneira dramática todos os outros seres do Planeta.










/Veja o Mapa-múndi das Plantas Ameaças/











Rumble Fish Twist é uma faixa instrumental da banda "The Flower Kings", e está presente  em um  disco bem diversificado (com infuências de pop, progressivo, jazz-rock) chamado "Space Revolver" (2000). Uma música muito bem construída, alternando momentos mais agitados (hard progressivo aliado a toques experimentais), com outros mais introspectivos e climáticos (com nítidas influência de New Age).
  
/The Flower Kings - Rumble Fish Twist (Instrumental)/

















//COORDENADAS//
/Imagem de Abertura (1)/ Welwitschia Mirabilis - esta planta  pode se tornar vulnerável em um futuro próximo. Um dos mais longevos organismos do Planeta, podendo alcançar até 1000 anos de idade. (Foto: Andrew McRobb - RGB Kew).
/Imagem (2)/ Blushing Bride (Tillandsia Ionantha) - corre o risco de se tornar ameaçada em pouco tempo.
/Imagem (3)/ Lírio da Amazônia (Caliphruria Tenera) - no limiar da extinção (corre o alto risco de desaparecer das áreas amazônicas do Peru e da Colômbia). (Na foto: Erva catalogada pelo Institutuição Científica "Kew").
/Imagem (4)/ Blushing Bride (Tillandsia Ionantha) - planta ameaçada. [Foto - Site: Kew (Royal Botanic Gardens].
/Imagem (5)/ Lírio da Amazônia (Foto: Euganeo).
/Imagem (6)/ Ginkgo Biloba - planta medicinal mais velha que os dinossauros, por isso, é chamada de "Fóssil-vivo". Está localizada na China em um nível de ameaça para a sua subsistência.
/Imagem (7)/ Capa do disco "Space Revolver" da banda "The Flower Kings".      
/Imagem (8)/ Corais e Peixes. As plantas dos Corais também se encontram entre as espécies ameaçadas da Flora.