Um Clássico de Volta








"Breaking all the Rules", um dos maiores clássicos rockeiros da década de 1980, integra o set list da recente turnê de Peter Frampton - "Thank You Mr. Churchill Tour" (nome também de seu último trabalho - uma obra autobiográfica que remete aos tempos da Segunda Guerra Mundial).
A música foi tocada em sua passagem pelo Chile, em Santiago, no Teatro Caupolicán, sábado passado (já havia um longo tempo que o músico não executava esta canção ao vivo).
Foi a penúltima música de um show recheado de clássicos de sua carreira e de outras bandas (Humble Pie, George Harrison e Soundgarden). Tocou também algumas músicas do novo trabalho e a enérgica instrumental "Off the Hook" (com influências nítidas da banda "The Shadows") de seu disco "Peter Frampton" de 1994 (cuja turnê passou pelo Brasil).
Ao que tudo indica, Frampton deve tocar "Breaking..." no Brasil (muito dificilmente, esta música será substituída por outra, pois está programada no set list da turnê e foi executada, recentemente).









         
O álbum "Breaking all the Rules", lançado em 1981, pode ser considerado como um dos melhores trabalhos de Peter Frampton.
As faixas são consistentes, criativas  e empolgantes, representando o que o melhor do rock pode oferecer (uma alternância de faixas rockers suingadas com baladas pop de qualidade).
O interessante é que "Breaking..." com sua levada épica de rock arena (sendo uma das melhores desta obra), não é a faixa que abre o disco (tarefa a cargo da também cativante e arrasa-quateirão "Dig What I Say"), e sim, a que fecha de forma brilhante o álbum (como se pode observar, acima, na contracapa do disco).  
No tocante aos instrumentistas que acompanham Frampton neste disco, a escolha não poderia ter sido mais apropriada: os integrantes da banda "Toto".





O Compacto de "Breaking all the Rules".





Para promover o disco, foi filmado um videoclip para a faixa "Breaking all the Rules", com partes em preto e branco e com um visual de ficção-científica distópica (estilo Mad Max). A história da rebelião deste videoclip traduz a essência da música: um hino pró-liberdade [luta (ideológica ou armada) para depor um poder opressor].
São interessantes alguns aparelhos high-tech que aparecem no clip (como um relógio digital que transmite imagens de uma rebelião), conferindo um toque moderno ao visual terra arrasada do videoclip.  
Com o sucesso da música, ela foi usada na publicidade para promover um produto massificado (o que de certa forma é uma contradição, pois não condiz com seu lema libertário).
Sem dúvida alguma, "Breaking all the Rules" é um dos grandes hinos do rock de todos os tempos.
















COORDENADAS
/Fontes/
- Whiplash - Matéria: Peter Frampton - talento e força dos clássicos no Chile:
http://whiplash.net/
- Contracapa do disco "Breaking all the Rules": Amazon.
- Compacto de "Breaking all the Rules":
Imagem de Abertura: capa da coletânea que inclui "Breaking all the Rules".

/"Breaking all the Rules" no Brasil (vídeo incompleto)/
http://www.youtube.com/watch?v=2qUF7fHn0t4

/"Breaking all the Rules" - ao vivo (montagem de imagens da banda ao vivo com outras do videoclip)/
http://www.youtube.com/watch?v=YsY1TXCza5k


0 comentários :: Um Clássico de Volta

Postar um comentário