Luzes de Um Dia

0 comentários

A  "viagem"  de  uma  pessoa  por  um  dia  específico  de  sua  vida  de  conflitos  internos. Esta é a "jornada" do disco "L'Heptade" lançado pela banda canadense Harmonium, em 1976. Das 10 músicas da obra (que combinam com rica elaboração musical influências de folk, rock progressivo, jazz  e música clássica), 7 delas são líricas suítes que refletem o conceito da obra: 7 níveis de consciência (ligados ao bem comum, à transformação e aos interesses do indivíduo) que guiam os passos de um personagem através de um  dia completo. Daí o significado da  palavra grega escolhida para  nomear  o álbum: Heptade (7 movimentos), que no disco se transformam em cativantes e densas suítes sonoras. Faixas longas e complexas e ao mesmo tempo muito agradáveis  de se escutar (passam "rápido"), que são interligadas pelo tema central da obra, representando uma singular dança do tempo.
 
 

 
"L´Heptade" - um disco duplo - é considerado como um dos grandes representantes da Cena de Ouro da Música Progressiva de Quèbec dos anos 1970 (que teve como outros expoentes os grupos Pollen e Maneige). Também é conhecido pelo fato de a sua produção ter sido a mais dispendiosa da indústria musical de Quèbec [o cuidado com a gravação gera um som cristalino e a riqueza sonora é fruto da engenhosa combinação de instrumentos do rock com os de música clássica (a Orquestra Sinfônica de Montreal toca em várias passagens do álbum).




O material foi gravado em uma casa de campo em  Saint-Césaire (cidade campestre na província de Quèbec) pertencente à família de um dos fundadores da banda - Serge Fiori (vocal principal, guitarra, violão, flauta, harpa, teclados e percussão). O clima campestre parece influenciar fortemente a atmosfera das músicas do disco, que alterna momentos dramáticos com outros mais suaves e oníricos (remetendo à Cena Progressiva de Canterbury). Outro destaque  é a voz amplificada, potente e ao mesmo tempo suave de Fiori (canta em francês), que entrelaçada com  uma sofisticada tapeçaria sonora concebe camadas melódicas lúdicas, de pura poesia musical que transcendem (em alguns momentos chegam até a lembrar o melhor da MPB).    



 

"L'Héptade" representou uma transição definitiva no som do Harmonium: a incorporação de um vigoroso progressivo sinfônico ao folk (a principal influência dos dois primeiros trabalhos do conjunto). Inclusão que conferiu  uma maior  elaboração aos  arranjos das composições ("em crescendo" e com melodias intrincadas).
 


 

Escolher uma música de destaque do disco é tarefa complicada. Mas a suíte "Lumières de Vie" traz um encanto todo especial ao meclar com maestria e harmonia (fazendo jus ao nome da banda) diferentes vertentes musicais: Folk, Música Clássica, Música Experimental e Jazz. Uma vigorosa suíte que alterna momentos cadenciados com outros mais contemplativos e serenos (criando atmosferas etéreas). Um autêntico lirismo mágico musical que nem parece durar cerca de quatorze minutos.

//Lumières de Vie (Suíte)//
/1. Lumière de Nuit/ Cativante balada folk com destaque para a voz marcante de Fiore e a levada pastoral conduzida por violões.
/2. Éclipse (Instrumental)/ Uma faixa etérea, experimental, misturando  sons  atonais com o canto lamurioso de Fiore. O lado de introspecção da suíte.
/3. Lumière de Jour (Instrumental)/ A intensidade empregada ao  piano cria uma  imponente e emocionante cadência sonora que evoca as peças de compositores clássicos como Villa-Lobos e Erik Satie e as do pianista de jazz Keith Jarrett.
/4. Lumière de Vie (Instrumental)/ A conclusão da suíte  com o tema principal que segue em fluxo musical crescente (começando com os instrumentos de corda e piano) até atingir o clímax com a entrada dos demais instrumentos da banda [guitarra de doze cordas (em destaque), bateria, baixo]. Um encerramento solar.


//Lumières de Vie (Suíte) (Versão Estúdio)//





"L'Heptade" é um disco que faz refletir sobre a vida, ao despertar o sentimento do quanto celestiais e breves são os dias que a compõem (tal como a música envolvente e profunda da banda Harmonium - que passa "voando" em uma audição).
 






//HARMONIAS//
/Prog Archives/
/Vintage Prog/
/Wikipédia/
/Faixas do disco "L´Heptade"/
1. Prologue (Interlúdio)
2. Comme un Fou (Movimento 1)
3. Sommeil sans Rêves (Interlúdio)
4. Chanson Noire (Suíte) (Movimento 2)
5. Le Premier Ciel (Suíte) (Movimento 3)
6. L'Exil (Suíte) (Movimento 4)
7. Le Corridor (Suíte) (Movimento 5)
8. Lumières de Vie (Suíte) (Movimento 6)
9. Comme un Sage (Suíte) (Movimento 7)
10. Épilogue (Interlúdio)
/Imagem#1/ "Nuvem Asperatus" (Foto - Bill Slater / Site - The Cloud Appreciation Society).
/Imagem#2/ Capa-dupla do vinil "L'Heptade" do Harmonium.
/Imagem#3/Encarte interno do cd "L'Heptade".
/Imagem#4/ Capa-dupla interna do disco "L'Heptade".
/Imagem#5/ Capa-dupla interna do vinil "L'Heptade".
/Imagem#6/ "Nuvem Asperatus em Ilha do Sul da Nova Zelândia" (Foto - Merrick Davies).