Asas Juninas

0 comentários

Tempo de festa junina é palco de tradições folclóricas. Então, tem pé-de-moleque, cural de milho, barracas de prêmios, quadrilhas (não as do Planalto Central). Momento apropriado para danças, quentão, fogueira (remontando às tradições festivas da Idade Média). Já soltar balões (não tripulados e com fogos de artifício) nesta época é um assunto periculoso em bandas tupiniquins [pode provocar incêndios, sendo  assim  proibida sua  soltura  em todo o território brasileiro (pela Lei Federal de Crimes Ambientais)].




   
Ao contrário das interrompidas danças de balão, a música regional está mais do que nunca de vento em popa nesta época do ano. Que o diga (ou melhor, cante) a moda de viola, com sua forte ênfase em um singelo instrumental de cordas - moldura para letras que são casos de aventura (ensolaradamente enluaradas)  pelo interior do Brasil, enveredando-se por matas, rios, campos, estradas, arraiais...





Ótimos exemplos que constituem o gênero violeiro não faltam: Almir Sater, Renato Teixeira (atualmente em turnê), Sá & Guarabyra, Tonico e Tinoco... Mas existe um caso musical  bem  peculiar: o de um músico maranhense que transformou um tema de viola em voo de alta densidade.






"Planador" observa tudo de cima, substituindo estradas e pantanais pela vastidão azul do céu (uma moda de viola com toques de rock e new age). Este planar é a terceira  música do  disco homônimo de  Papete (percussionista/violonista/cantor que já acompanhou Hermeto Pascoal, Vinícius de Moraes, Renato Teixeira, Rita Lee, Andreas Wollenweider, dentre outros). Lançado em 1981 (o quinto de nove discos lançados pelo músico) tem a participação especial do instrumentista Almir Sater. Sem dúvida, um voo musical que vale a altura.         





/Papete - Planador/











//ASAS//
//Branca// Todas as fotos foram retiradas do site "My Modern Met, que mostra as cores vívidas do interior de balões tripulados (e portanto legais nos dois sentidos do termo).
//Verde// Via "Illustratus".
//Azul// O disco "Planador" de Papete foi descoberto no excelente site de música brasileira "Toque Musical".
//Amarela// Wikipédia.
//Vermelha// 
"Festas Juninas Trazem o Perigo do Fogo" (Seção "Vida e Cidadania" do site do "Gazeta do Povo". Artigo: Ana Carolina Bendlim).    
 

//NUVENS//
//Nuvem(1) (Abertura da Festa)// Balão de Ar Quente #11 (Foto: AElfwine).
//Nuvem(2) (Quentão)// Balão de Ar Quente #2 (Foto: B. Rasulev).
//Nuvem(3) (Pindorama)// Balão de Ar Quente #9 (Foto: Chris Goldberg).
//Nuvem(4) (Catavento)// Balão de Ar Quente #12  (Foto: Doug Strickland).
//Nuvem(5) (Som do Vento)// Capa do LP "Planador" (1981) de Papete (Site: Toque Musical).
//Nuvem(6) (Pé-de-Moleque)// Balão de Ar Quente #13 (Foto: Peter Macdiarmid).