Tom Esmeralda

0 comentários


Um som que traz em seu arco musical uma série de ricas influências: blues, hard rock e até traços da vertente  progressiva (graças ao  emprego de guitarra sintetizada que cria uma densa atmosfera sonora).








"Emerald Eyes" é um belo tema instrumental que faz parte do único disco solo lançado pelo guitarrista Jimmy Page - Outrider (1988), que contém nove diversificadas faixas.
O trabalho traz outros dois memoráveis temas instrumentais - que flertam também com  hard rock e blues ("Writes of Winter" e "Liquid Mercury"). As demais músicas  destilam fortes  dosagens blueseiras combinadas com um encorpado hard rock zeppeliano. Convém destacar a presença de vários músicos convidados na gravação da obra: Jonn Miles (vocalista, que já tocou no The Alan Parsons Project), Barrymore Barlow (baterista, ex-Jethro Tull, e que toca em "Emerald Eyes"), Jason Bonham (filho de John Bonham), entre outros.







A faixa "Emerald Eyes" é uma intensa balada instrumental, com a guitarra sendo a coadjuvante de uma inspirada e envolvente trama musical [os belos temas sonoros construídos por guitarra sintetizada/elétrica e violão  são amplificados por um bem conduzido acompanhamento sonoro (baixo e guitarra)]. Tal como um blues, esta  música dinâmica  parece  ser um  grande desabafo (o encadeamento instrumental vai num crescendo até atingir um inspirado clímax sonoro).






   


Sem dúvida, "Emerald Eyes" é reflexo de um disco inspirado de Jimmy Page (que traz sólidas e criativas faixas rockeiras). "Outrider" foi uma espécie de entressafra entre dois projetos em que o músico esteve envolvido - "The Firm" (banda de hard rock que  tinha como vocalista Paul Rodgers, e lançou dois álbuns), e posteriomente a parceria com David Coverdale (lançando um disco  fortemente influenciado pelo  blues -  "Coverdale-Page"). Talvez "Emerald Eyes" seja o símbolo de modernização do blues e do hard rock proposto e alacançado pelo disco (um instrumental que passa com louvor pelo teste do tempo). 









O período de criação e produção do álbum "Outrider" foi conturbado: era para ser um disco duplo, mas devido ao fato de a casa do guitarrista ter sido assaltada e parte das gravações roubadas, Page ficou chateado e resolveu lançar somente um disco. No entanto, o ânimo do músico voltou com a turnê de lançamento do disco, pois segundo o guitarrista, valeu a pena tocar algumas músicas do disco (incluindo "Emerald Eyes"), juntamente com clássicos de época da banda Yardbirds.
Nas palavras do músico, o seu disco solo é simples (não tendo em nada da superprodução de álbuns da época). Mas não se pode afirmar que a qualidade musical da  obra  tenha  sido  prejudicada  por  uma produção mais crua e direta. Um dos ápices de "Outrider", "Emerald Eyes" é uma música perfeita para tocar na cerimônia de abertura dos "Jogos Olímpicos de Londres (2012)", em um momento que poderia representar uma grande sinergia entre rock e esporte (afinal, há vários traços em comum entre os dois campos: dinamismo, emoção, elegância, envolvimento etc.). Vale lembrar que Jimmy Page tocou a faixa "Wholle Lotta Love" do Led Zeppelin na cerimônia de encerramento dos "Jogos Olímpicos de Pequim". O intuito da execução do clássico foi  promover a olimpíada seguinte, com sede em Londres.    















//TONS//

/1/ O Passo "S" da letra Theta.

/2/ Encarte interno do disco "Outrider" (Free Covers).

/3/ Capa do disco "Outrider" (Discogs).

/4/ Encarte do LP "Outrider".

/5/ Contracapa do LP "Outrider".

/6/ Olho de Bicho (Wallpaperhere).

/Wikipédia/

/All CD Covers/

/Whiplash/