Hora do Recreio

0 comentários


É a hora do lanche. O estudante sai voando da escola vestido com o seu típico uniforme de colégio tradicional. Na sua insana correria, a mochila vai balançando e batendo nas suas costas. Tudo isso para se encontrar na praça com seus grandes amigos e começar o longo caminho para o topo. Mas o que estava presente nas grandes "lancheiras"  do grupo de amigos para reunião tão especial?








































"It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)" é o hard rock encorpado que abre o primeiro disco internacionalmente lançado pela banda australiana AC-DC - High Voltage (1976). Lá está forjada a marca musical do grupo: um rock  enérgico com refrão empolgante, os riffs marcantes de Angus Young, o acompanhamento instrumental empolgado e competente dos demais membros e a voz possante e cortante de Bon Scott. Mas há algo que adiciona uma inusitada força extra à música: a participação de vários músicos tocando gaita de foles (incluindo o vocalista Scott), tornando a reunião da banda com  os  gaitistas (e  também com os espectadores da praça) uma espécie de parada rockeira. Com isso, "It's a Long Way to the Top..." alcança ares de épico, transformando-se em hino rockeiro (um dos primeiros clássicos dos vários compostos pelo conjunto). Não é a toa que o AC-DC foi e sempre será uma grande influência para as bandas de rock (o hard rock dos anos 1980 e o rock arena que o digam).








A canção é sobre as dificuldades de se viver da música e o caminho difícil e tortuoso para se alcançar o estrelato (o próprio AC-DC teve graves complicações ao longo de sua estrada rockeira, antes de se tornar um dos maiores grupos de rock, passando por uma tragédia: a perda do vocalista Bon Scott). O legado da fase com Scott está intacto nas gravações dos cinco discos de estúdio dessa época, e, sem dúvida, "It's a Long Way to the Top..." é uma das heranças musicais mais bacanas: 
"It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)" - Vídeo Oficial/















//HEATSEEKERS//
/Imagem de Abertura(1)/ Angus Young tocando no chão (Fonte: Arquivo do Guitarrista).
/Imagem(2)/ Encarte Interno do Disco "High Voltage" (Fonte: All CD Covers).
/Imagem(3)/ "Gaita de Foles na Atmosfera da Tarde" (Fonte: Site - Base Notes).
/Imagem(4)/ Bon Scott Tocando Gaita de Foles no Vídeo de "It's a Long Way to the Top..." (Fonte: You Tube). 
/Imagem(5)/ Angus Young Tocando Guitarra no Vídeo de "It's a Long Way to the Top..." (Fonte: You Tube).
/Imagem(6)/ Banda Tocando  em  uma  Praça no Vídeo de "It's a Long Way to the Top..." (Fonte: You Tube).
/Imagem(7)/ Capa do Disco "High Voltage" (Fonte: Discogs).
/Imagem(8)/ Foto da Banda em Preto e Branco.
/Imagem(9)/ Banda em Preto e Branco (Foto: Fred Murray). 
/Wikipédia/
/All Music Covers/