Qual é a Diferença?







Uma dúvida costumeira nos dias de hoje: reciclagem e reutilização são sinônimos? Não são. Apesar de guardarem um importante ponto em comum: economia de recursos (matéria-prima, energia), que evita  o descarte desnecessário e sem critério de objetos  no meio ambiente (contribuindo para  combater a poluição e a degradação de ecossistemas).Reutilizar um produto significa não transformá-lo/alterá-lo para que seja utilizado em uma mesma ou outra função.  Um exemplo: o ótimo disco de  vinil "Recycled" (1976) da banda progressiva Nektar. Vamos supor que um fã da banda já tenha ouvido incontáveis vezes (por décadas) o seu vinil de colecionador em uma vitrola bem-conservada. Como tal fã é bem cuidadoso, o disco não tem qualquer espécie de risco. Então, ao ouvir mais milhares de outras vezes (de forma zelosa) estará realizando permanentemente a reutilização da obra. O disco sem arranhão e chiados e a capa impecável, sem rasgos, manchas etc. são motivos para que não troque por uma nova versão do lp ou por um novo cd.     






                                                                                                   



Um outro caso diferente  de reutilização ocorre quando por exemplo um outro fã da banda riscou  sem querer uma área significativa do Lado A do disco. Mesmo chateado com tal "tragédia" resolveu não descartar a obra. Sendo assim, a capa e o vinil foram para o topo da estante-discoteca (junto com outros objetos de decoração). Nesse procedimento, o produto não foi reprocessado (manteve as mesmas características originais e foi utilizado para outro fim). Mas como ele vai fazer para ouvir esta grande obra, novamente? Como é previnido, já havia  digitalizado o disco, guardando-o na memória de seu computador em formato de áudio de alta qualidade.  







Já na reciclagem, acontece  a transformação de um objeto em  outro completamente novo. Como é o exemplo da  imagem que abre o post: a escultura "Butterfly II", criada pela artista queniana Fiona Campbell, é constituída de materiais (como cobre, aço, fios) encontrados em ferros-velhos. Sucatas abandonadas que  foram reaproveitadas e transformadas em impactantes peças de arte. A obra de Campbell é toda baseada na reciclagem de materiais descartados que ganham a forma de belas esculturas de bichos, árvores, plantas.      





    




Com relação à história do  disco "Recycled" do grupo inglês Nektar, a reciclagem se dá de outra forma: o reprocessamento  de algo que já anteriormente passou por esse procedimento (sendo que a forma que o originou não existe mais). Pois nesta distopia, a energia da reciclagem é a única forma de vida existente, já que os seres e recursos da natureza, foram, irremediavelmente, extinguidos pela ganância humana. Sons "reciclados" reproduzem artificialmente o que outrora foram cantos de pássaros verdadeiros. Ressoam em espaços  preenchidos por desoladas torres de aço rodeadas por paisagens de concreto. O Lado 1 do disco é um alerta para a humanidade não destruir a natureza, e assim evitar um futuro de pesadelo (com a natureza colapsada). O Lado 2  mostra o perigo de o turismo insustentável e massificado solapar paraísos naturais.



      




Acima, a abelha-steampunk criada pelo artista britânico Tom Hardwidge. A escultura é um outro exemplo bem utilizado de reciclagem de materiais, ao  se  valer de  metais descartados. Ela faz parte da série de peças desenvolvidas por Hardwidge -  "Arthrobots" (uma combinação de robôs com artrópodos) - incluindo aranhas (uma delas ao lado), abelhas, borboletas, libélulas, gafanhotos etc. Esses bichos mecanizados foram  contruídos com munições desativadas, engrenagens de relógios de bolso quebrados etc. As esculturas apresentam um  peculiar  ar  vintage  misturado com a moderna tecnologia (ressoando a influência do gênero Steampunk). Foram criadas para serem utilizadas como peças de ornamento, e não como brinquedos (além de serem frágeis, suas formas apresentam pontas que podem ser perigosas para crianças).  









A borboleta de aço com engrenagens (acima)  também  integra a  série "Arthrobots". Poderia perfeitamente fazer parte do cenário da história "Recycled" do Nektar, cujos bichos foram relegados à memória. Tal distopia, que evoca imagens fortes, é musicada com o melhor que o rock progressivo pode oferecer: arranjos sofisticados, densa tapeçaria sonora, músicas criativas e envolventes. Enfim, uma  excelente suíte progressiva (as faixas são interligadas), que atesta o auge da banda. Outro ponto de destaque é a participação do tecladista Larry Fast, (também conhecido como "Synergy", construiu uma ótima carreira solo. Músicas de Fast abriram shows do Nektar em sua primeira tour  pelos Estados Unidos) que enriquece e moderniza ainda mais as composições da banda, incorporando uma perfeita atmosfera de ficção científica musicada ao som space rock do álbum.         










"Recycled" é uma obra que traz para reflexão a questão essencial de um futuro sustentável para o Planeta (e isso em plena década de 1970). Antecipa com critividade, emoção e paixão o que mais aflige a humanidade hoje em dia: a possibilidade de um futuro negro. O conceito do disco surgiu quando a banda fez  o seu primeiro giro pelos Estados Unidos. Os integrantes do conjunto  presenciaram uma abundância excessiva de copos de plástico/papel e de latas. Então, concluíram que o Planeta seria ainda mais vitimado com o descarte de todos esses materiais, em uma marcha crescente e abusiva.














O material do disco é  consistente, trazendo só músicas de qualidade. É difícil destacar a melhor faixa do trabalho (pode ser analisado como uma impactante história musicada e  dividida em suítes). Vale destacar um fato interessante que remete à cidade de São Paulo e influenciou essa obra: na década de 1970, a namorada de Mick Brockett (integrante da banda responsável pelas luzes e efeitos de palco) comentou que ficou impressionada com o espesso smog (mistura de fumaça e neblina)  que   absorvia  parte da  claridade dos primeiros raios de sol na cidade paulistana (imagine a reação dela  se  deparasse hoje  com a situação climática  da capital). Tal experiência deu origem à música "São Paulo Sunrise". Talvez uma  solução para evitar a poluição da metrópole fosse fugir para o conservado e deslumbrante litoral norte do  Estado de São Paulo. Conservação essa que não existe na faixa "Costa del Sol" (que faz alusão à costa mediterrânea ao sul da Espanha - um dos principais destinos turísticos do país). Desde a década de 1970, a  costa litorânea da província de Málaga  enfrenta um grande problema que só se avoluma: a desenfreada e predatória ocupação turística que devasta as suas belezas naturais.  
  

/Ouça algumas faixas do álbum "Recycled"/











//COORDENADAS//
-IMAGENS-
/Imagem(1)/ "Borboleta" - Escultura da artista Fiona Campbell.
/Imagem(2)/ Capa, Disco e Encarte da obra "Recycled" do Nektar.
/Imagem(3)/ Capa do disco "Recycled". Foi concebida pelo artista Helmut Wenske que já fez várias capas para o Nektar. /Site do Artista/
/Imagem(4)/ Capa-dupla do álbum "Recycled" (Free Covers)
/Imagem(5)/ Contracapa do lp "Recycled". Desenho de Helmut Wenske.
/Imagem(6)/ "Libélula" - Escultura de Fiona Campbell. /Site da Artista/
/Imagem(7)/ "Libélula Emergindo do Cásulo" - Escultura de Campbell.
/Imagem(8)/ "Abelha" do artista Tom Hardwidge. /Site do Artista/
/Imagem(9)/ "Aranha" - Escultura de Hardwidge. 
/Imagem(10)/ "Borboleta" de Hardwidge.
/Imagem(11)/ "Sem Título" - Pintura surrealista de Helmut Wenske.
/Imagem(12)/ "Gafanhoto" - obra  de Tom Hardwidge.
/Imagem(13)/ Arte de Wenske para o lp (com músicas em clima de Jam Session) "Sound like This" (1973).
/Imagem(14)/ "Abelhão" - Escultura de Fiona Campbell.
/Imagem(15)/ Capa de  Helmut Wenske para o excelente disco "Evolution" (2004) do Nektar.
/Imagem(16)/ "Libélula" de Tom Hardwidge.
-FONTES-
/Fonte da Matéria/ Blog "Vida Sustentável".
/Wikipédia/
/Prog Archives/
/Faixas do Disco/
-Recycled (Part 1) / Lado A-
01. Recycle (2:47)
02. Cybernetic Consumption (Instrumental) (2:32)
03. Recycle Countdown (1:51)
04. Automaton Horrorscope (3:08)
05. Recycling (1:46)
06. Flight to Reality (1:18)
07. Unendless Imagination? (4:36)
-Recycled (Part 2) / Lado B-
 

08. São Paulo Sunrise (3:05)
09. Costa del Sol (4:04)
10. Marvellous Moses (6:37)
11. It's all over (5:11)

     

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