Palheta de Cartão

0 comentários




Esta é uma palheta para guitarra, cujo material foi retirado de um outro instrumento: bateria. Mais precisamente, o seu corpo feito de bronze é um reaproveitamento de material do prato do  instrumento de percussão (o que confere um ar de "pedra preciosa" para a ferramenta).






 



Do bronze para a lata do lixo? Geralmente, sem termos pedido,  recebemos um número considerável de cartões (de crédito, principalmente) em nossas residências. Como, na maioria dos casos, estes cartões não nos interessam, além de ficarmos irritados com o marketing intrusivo da empresa, nossa ação é destinar estes artefatos a um alvo bem conhecido: a lata de lixo.
Ao arremessá-los nas cestas, muitas vezes, deixamos passar em branco as consequências indesejáveis deste ato e assim, acabamos marcando vários pontos negativos: o plástico do cartão vira um lixo resistente [pois o seu período de decomposição é bem longo (450 anos)], contribuindo para o entupimento das represas, a poluição dos rios, dos mares e da terra, além de matar várias espécies de animais marinhos (a tartaruga é um dos mais afetados). 
Há também, um outro questionamentro de ordem prática que, na maioria das vezes, passa batido: "Putz, estou jogando fora um produto novinho, cujo processo de feitura foi trabalhoso! Além do mais, é um cartão com cores bonitas, o design bem feito e possui várias qualidades, como a sua  flexibilidade...Pena que é sem utilidade para mim!" Será?







    



Não é assim que alguns pensam! Pelo menos, a Pick Punch, de Indiana, nos EUA, que concebeu uma "criação toque de Midas": um cortador de palhetas (na forma de um grampeador) que corta plásticos duros (como os de cartão de crédito) e os transforma em palhetas novinhas para tocar guitarra (resgatando e reciclando do lixo, de forma antecipada, um material transformado em útil). O nome do aparelho criador de palhetas: Pick Punch (o mesmo da Empresa). O seu processo de "fabricação": bem simples e eficiente. E o resultado: ótimo para o guitarrista (que ganha palheta de qualidade) e virtuoso para a natureza (que se livra do que antes era considerado lixo).    








Para brindar a esta criação ecológica e criativa, ouça o que palhetadas em forma de arte são capazes de produzir: a faixa "Deep Forest", com sua  essência new age inspirada, do guitarrista Neal Schon. Ela faz parte do excelente álbum solo e instrumental do músico: "Beyond the Thunder" (1995) - que é considerado por Schon o melhor que já fez em carreira solo.
/Deep Forest/ http://www.youtube.com/watch?v=x1VLuR5CJ0U

















COORDENADAS
/Fonte da Matéria/ www.recyclart.org
/Site da Empresa Pick Punch (das palhetas de cartão)/ www.pickpunch.com
/Site da Empresa Navidesign (das palhetas de bronze)/ www.navidesign.com.br 
/Imagem de Abertura do Post/ Palheta de bronze da Empresa Navidesign.