O Som da Nave





Pilotada pelo astronauta  Major Tom (deprimido por sua longa missão no espaço sideral), a música - Nave-Mãe - "Space Oddity" de David Bowie é posicionada diretamente para o Estádio do Morumbi, e ao pousar no gramado, abre as suas escotilhas, apresenta a Estação Espacial do U2 (segundo definição de Bono) e dá início ao show da banda (360º Tour), nos últimos sábado e domingo, em pleno Estádio do Morumbi.







       A  Estação Espacial (conhecida também como "A Garra" ou "Aranha") . // Fonte: Site do U2.



O enorme telão circular posicionado na cabeça da "Aranha" [o palco em forma de Estação Espacial (que mais se parece com uma Nave)] faz uma volta de 360º (com imagens de alta definição), sendo possível assistir ao show em qualquer parte do estádio [pela primeira vez em espetáculos musicais, as zonas mortas (atrás do palco de arenas) não ficam vazias].






              The Edge na cabeça da "Aranha" no Estádio do Morumbi. // Fonte: Território da Música.



Com um set list que abarca todas as fases da banda [do início, com o álbum Boy (1980) até a apresentação de uma música inédita "North Star" (que estará no próximo trabalho)], a banda toca várias músicas inspiradas e consistentes (que passeiam com maestria pelo rock, pop e eletrônico). O imenso telão de 360º amplia, com imagens definidas, o encanto das melhores canções da banda.






             A Nave com o telão cilíndrico. // Fonte: Território da Música.



 //Entre nesta Nave Espacial ao som de "City of Blinding Lights"//  http://youtu.be/ZhCezZQqxx4







        A Nave pousa em Buenos Aires. // Fonte: Site do U2.





Depois de um show intenso, é hora de a Nave-U2 ser levada por um foguete-clássico e atemporal de Elton John - a canção "Rocket Man"  (baseada em um conto de Ray Bradbury - "O Homem Ilustrado") retoma o tema da solidão no espaço da música "Space Oddity").





                                                       O Logo da turnê 360º. // Fonte: Site do U2.





Já acabou? E quem não conseguiu ingressos (pois se esgotaram rapidamente)? 
É possível comprar de cambistas na próxima quarta? Não, porque estão cobrando um valor na estratosfera (o ingresso mais barato está por volta de R$ 400,00).
O que fazer então? Uma possibilidade é  se deslocar até perto do Estádio e ouvir, perfeitamente, as músicas do show [sem dúvida, as caixas de som da Nave-U2 propagam altos decibéis sonoros (talvez  a maior potência em termos de  espetáculos já apresentada no Morumbi).
Mas e se chover? É desagradável, e fica pior, do lado de fora.





         Do 11º disco da banda foram tocadas 5 músicas (sábado e domingo).
        
Destaque para "Walk on" (em homenagem a um ativista coreano).





Como o negócio da banda não é a solidão em Marte (a música "Rocket Man"  é sobre um astronauta no Planeta Vermelho, que  sente saudades da família),  a banda U2  aterrissa a sua Nave no Estádio do  Morumbi, novamente, amanhã.  





       Os raios de luz da Nave em Cape Town. // Fonte: Site do U2.




Para quem não puder ir ao Estádio, o som (do último show da turnê, no Brasil)  será transmitido ao vivo (para o país inteiro), diretamente, do Morumbi às 21h30 - horário de Brasilia - [mas, convém se conectar com uma certa antecedência (21h00)], por dois canais, na Internet:





          Sonora Live. Transmissão de aúdio de alta qualidade direto do Morumbi.






//Sonora Live - Portal Terra// Som com qualidade digital: 
http://musica.terra.com.br/sonora-live/u2



//Assinantes do site do U2 também poderão ouvir de graça o show//  http://www.u2.com









       Neste disco ao vivo de 1983, ainda, não havia sofisticada produção de palco.
              Mas o cenário natural e espetacular das Red Rocks, em Denver, no estado do Colorado, combinam com o som sólido da banda.      






O bacana da transmissão ao vivo de áudio do show é prestar atenção  e curtir única e exclusivamente a música (sem o desvio da atenção para outros artifícios). Assim, as canções adquirem uma nova dimensão [algumas delas podem perder um pouco da força sem os  efeitos de palco (principalmente, as que são apenas medianas),  e muitas, sem dúvida alguma, passarão, com louvor, pelo  teste de qualidade  musical, pois tendem a permanecer fortes e entusiasmantes mesmo quando despidas de artifícios extras].






       O cenário "cru" da Red Rocks. "I Will Follow" faz parte deste disco e também foi tocada, ao vivo, no último sábado no Morumbi.





Algumas das prováveis músicas que serão tocadas amanhã e que não perderão a sua força ao serem ouvidas fora da Nave-U2:




/ Walk on / Umas das melhores músicas da discografia da banda. Ao vivo, se transforma, e encanta pela melodia, energia e emoção. Difícil uma homenagem melhor do que esta.

/ Pride (In the Name of Love) / Um clássico que não deve ficar de fora de nenhum set list da banda. Uma música que não precisa de videoclip (o original em preto e branco é excelente) e de produção para ganhar força.

/ Sunday Bloody Sunday / O hino marcial do U2. Realmente, ele está sempre presente em todos os shows do grupo.

/ Where the Streets Have no Name / Música bem climática e apoteótica. É outra que nunca sai do repertório da banda. Uma amostra do estilo único (e marcial) de tocar guitarra de "The Edge".

/ Moment of Surrender / Canção inspirada e com interessante presença de teclado (bastante influenciada pela música de Jackson Browne).

/ I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight / Cresce muito ao vivo. Com nítidas influências do Pink Floyd e ao mesmo tempo dançante. Bela e empolgante levada.

City of Blinding Lights / Uma das mais legais do repertório da banda. Bem elaborada, climática e inesquecível. 


/ Ultraviolet (Light My Way) / Ao vivo, nem parece que é do dançante disco "Achtung Baby", lembrando mais as músicas consistentes do início de carreira da banda. Destaque para o timbre ímpar da guitarra de "The Edge".

/ I Will Follow / Forte, pulsante e pós-punk (do início de carreira). Assista à versão do vídeo ao vivo "Under a Bloody Red Sky":  http://youtu.be/jv51LO7NOTo


/ I still Haven't Found What I'm Looking for / Balada envolvente e densa (uma das músicas do disco "The Joshua Tree" que pavimentaram o sucesso do grupo na terra de Elvis). Indispensável em qualquer show da banda.






                               Amanhã é dia de show consistente. Em baixo de um céu sem chuvas (espero!).











COORDENADAS
/Imagem de abertura do Post/ Site da banda: www.u2.com
/Fonte do Post/ Território da Música: www.territoriodamusica.com



0 comentários :: O Som da Nave

Postar um comentário