Uma, Duas, Três...




Em uma temporada de verão na década de 1980, várias crianças tinham o costume de caminhar pela praia no final do dia. Mas não era um caminhar calmo e contemplativo, e sim, movido a afoitos e largos passos. O objetivo era o de catar o maior número possível de palitos de sorvete que se encontravam jogados na areia, ao longo da praia. No final do trajeto (que ia de um canto ao outro da praia), era comum encher sacos de palitos de picolé. 







   

A "Operação-palito" de sorvete tinha uma meta bem clara: trocar palitos de picolé por figurinhas do álbum Flash Gordon (3 palitos por um pacote de 6 figurinhas). Esta promoção foi feita  por uma empresa de sorvete para  difundir o lançamento do filme "Flash Gordon" (1980), no Brasil. No final, o resultado da campanha foi positivo: as areias limpas de inúmeras praias depois da "Operação" e a molecada feliz da vida com a montagem de seu álbum de um grande herói da fantasia.




                                                                                          O álbum do filme Flash Gordon lançado no Brasil. (Fonte: Anos 80s - Blog).




Várias décadas depois, um ativista concebeu uma idéia de coleta de objeto descartado bem interessante, só que desta vez, movida não por uma campanha promocional de uma grande empresa, e sim, por um plano de ação humanitário que une dois elos de grande importância: o meio ambiente e a educação.









Nas Filipinas, em 2010, Illac Diaz resolveu  juntar garrafas descartadas. Com a Fundação MyShelter, criou uma campanha bem sucedida para angariar voluntários e assim possibilitar a coleta de grandes quantidades de garrafas PET.  O objetivo final desta empreitada é criativo, nobre e heróico.








Um verdadeiro toque de midas, que transforma garrafas descartadas em uma escola bem estruturada e com um projeto elegante e sóbrio [de autoria do ativista Illac Diaz (em virtude de seus projetos sociais relevantes, foi nomeado Jovem Líder Global, pelo Fórum Mundial Econômico na cidade Genebra, em 2008) em sociedade com a Fundação MyShelter]. 
Diaz criou a idéia do Projeto de Escolas de Garrafa, ao observar que inúmeras pequenas cidades das Filipinas não possuem colégios.









Então, para começar a preencher esta imensa lacuna educacional-social, construiu a primeira Escola-garrafa da Ásia, na cidade filipina de San Pablo. Contou com ajudas importantes para a viabilização do projeto: voluntários para a coleta de garrafas e para a construção da obra e o governo de San Pablo (que doou o terreno para o empreendimento).









A escola foi construída com inúmeras garrafas PET de 1,5 e 2 litros. No interior destas garrafas, foi inserida substância chamada adobe líquido (uma mescla de terra crua, água e palha), que é mais forte e mais barata que o concreto.
Diaz pretende construir várias outras escolas deste tipo nas Filipinas e também em outros países.











Assim, Illac Diaz concretizou um projeto autossustentável e, ao mesmo tempo, social. Garrafas que estavam fadadas a poluir o meio ambiente, num toque de criatividade, são "recicladas" em tijolos improvisados que formatam uma escola. Sorte das crianças filipinas, que também poderão ler coleções de gibis e de livros dos seus super-heróis da fantasia. E num futuro próximo, com uma sólida mentalidade humitária e ecológica, poderão se lembrar com um sorriso na alma de um herói de carne e osso. 







         Trilha sonora onde o sinfônico e o rock se encontram em uma fusão criativa e épica.



/Queen - Flash Theme (1980) - Vídeo Oficial/ http://www.youtube.com/watch?v=MS4_Z84-rRE
















COORDENADA
/Site do Projeto Escola de Garrafa/ www.bottleschoolproject.org

0 comentários :: Uma, Duas, Três...

Postar um comentário