Avatar evoca Roger Dean

0 comentários

O enredo do filme "Avatar" remete à saga do herói que enfrenta uma série de adversidades até alcançar a superação e redenção que muitas vezes o desperta para uma nova consciência e uma inédita forma iluminada de visão de realidade. Assim, essa película lembra filmes que enfocaram a mesma temática do herói, como por exemplo "Star Wars", com o cavaleiro Jedi combatendo o próprio pai que se encontrava no lado negro da força, vencendo-o, e à custa de um grande sofrimento, alcançando a redenção com a libertação de um povo que era oprimido por forças do mal. 

No caso do filme "Avatar", o personagem principal para se superar e alcançar a redenção, tem que passar por uma série de provações: "anular" a sua deficiência física, ao se transportar para o corpo de um Avatar, conhecer uma nova realidade, um novo povo e por fim, travar uma batalha para sobrepujar forças maléficas.

Na seu caminho heróico, o Avatar do ex-fuzileiro naval  paraplégico Jake Sully (interpretado pelo ator Sam Worthington) entra em contado com o ecossistema exuberante, preservado e belo da lua Pandora (uma das luas do planeta Polifemo), moradia dos nativos Na'Vi , que altera profundamente a sua vida.

Ao andar, correr, voar por Pandora, aprender a língua e os costumes da raça Na'Vi, se apaixonar e literalmente se integrar na consciência dos habitantes do lugar, o Avatar de Jake Sully traz uma nova percepção para a mente do ex-fuzileiro, que passa a se conscientizar e a lutar para proteger a natureza local.

São nessas andanças por Pandora que o Avatar se depara com cenários deslumbrantes, intocados e naturais, sendo que um deles fica em uma zona da lua onde se encontram aves voadoras rápidas e ágeis, que possuem um poder sofisticado de detecção de presas. É nesse cenário composto por rochedos flutuantes e suspensos, que ocorre um fato de superação do protagonista, ao interagir com uma poderosa e feroz ave alada que habita o local.



Esse espaço singular remete à obra do artista Roger Dean, que já ilustrou diversas capas de bandas dentro do universo do rock. O trabalho desse  desenhista  exibe espaços exóticos, surrealistas, orgânicos e com a presença de uma natureza preservada, onde os seres que a habitam estão moldados ao espaço de forma harmônica e simbiótica.

Os desenhos de Dean apresentam influências surrealistas e remetem a outras realidades, muitas vezes oníricas, que parecem paisagens de outros planetas. Uma de suas marcas registradas são seus desenhos que apresentam rochedos flutuantes arborizados que só seriam possíveis de se imaginar em um planeta, lua ou satélite com pouca gravidade.

Essa "realidade" aparece no filme "Avatar", com vários rochedos flutuantes brumosos que se encontram na paisagem do lugar.

                                              Uriah Heep - Sea of Light (1995).  A ótima volta ao hard progressivo da
                                                                                            década de 1970. Destaque para a faixa: "Spirit of Freedom".


                                                Alan White - White ((2006). Segundo trabalho solo do principal
                                                                                               batera do Yes.

                                                          

Em uma outra área de Pandora, aparecem outros tipos de rochedos (em forma de ponte e não flutuantes) que também lembram bastante alguns desenhos do artista. 
                                        


                                               Yes - Endless Dream (1993) . Material, ao vivo,  da fase pop criativa da banda.

                                                                               
                                                                                                  Steve Howe - Not Necessarily Acoustic (1994) . Um bom  disco solo,
                                                                                                  ao vivo, do virtuose guitarrista do Yes.

                                                                  
                                                                                             Arte do album duplo "Yes - Keys to Ascension 1" (1996)

No momento em que o Avatar de Jake doma e se conecta, cerebralmente, com a mais temida e feroz ave alada de Pandora, e por fim consegue voar com ela, controlando-a, seu ritual de passagem para se tornar um autêntico guerreiro Na'Vi está completo, e assim, um dos mais importantes degraus de provação está transposto no seu caminho rumo ao heroísmo completo. Ao controlar um bicho muito respeitado e admirado pela cultura Na'Vi, adepta da não-violência, ele passa a ser venerado pela comunidade local. 


Essa ave alada chamada "Leonopteryx" lembra bastante algumas criaturas desenhadas por Roger Dean, como esta abaixo:


                                                                            The Dragon  - o vôo da criatura alada multicolorida com os rochedos ao fundo.     


Assim,  o Avatar guiado pela mente do protagonista, ao experimentar com toda a intensidade as  experiências  no  ecossistema de Pandora, absorvendo, compreendendo e respeitando a filosofia dos nativos, altera a consciência e portanto todo o paradigma existencial do protagonista, mudança essa que se reflete em ações heróicas que transmitem uma mensagem de respeito e preservação da natureza.  

A saga do guerreiro-herói está cumprida. 




COORDENADAS
Avatar - DVD - Loja Submarino - Preço: R$39,90.

Yes - Relayer (1973). Disco composto por longas e belas suítes progressivas cuja arte da capa de Roger Dean complementa perfeitamente a espetacular tapeçaria sonora. As músicas desse trabalho conferem ainda mais beleza às cenas do filme baseadas na arte de Dean. Destaque para "luminosa" suíte "The Gates of Delirium".









Uriah Heep - Sea of Light (1995). Disco muito inspirado, com quase todas as músicas excelentes. Ouça "Spirit of Freedom" nas cenas em que o Avatar comanda as aves aladas em seus vôos entre os rochedos ensolarados. 

Roger Dean - Site: www.rogerdean.com