Alienação, traumas, violência e delírios transformados em imagens bizarras, assimétricas e surreais. É está a atmosfera presente no trabalho do ilustrador britânico Gerald Scarfe, com destaque para a arte que ele criou para o trabalho "The Wall" da banda Pink Floyd. Desenhos satíricos e deformados carregados de sátiras e críticas políticas e sociais são a tônica do trabalho do artista ("The Sunday Times" e "The New Yorker" são alguns dos jornais/revistas para os quais desenhou).
+-+wiki.jpg)
A capa acima de Gerard Scarfe apresenta uma influência da arte moderna para o disco conceitual lançado pelo conjunto Pink Floyd. O tipo de letra usado ("informal de caderno") aparece também nas projeções da atual tour que passará pela cidade de São Paulo nos próximos dias 1 e 3, no estádio do Morumbi.
A capa dupla interna do álbum "The Wall" mostra os personagens alucinados da história ilustrados por Gerard Scarf.
A obra "The Wall" traz características autobiográficas do idealizador do projeto - Roger Waters. Tal como o personagem Pink, Waters perdeu o pai em uma batalha na cidade de Anzo (Itália), durante a Segunda Guerra Mundial (a homenagem a ele aparece logo no começo do show com a música "The Thin Ice"). Este trauma fica fortemente marcado na mente do rockeiro Pink [o show exterioriza tal sentimento com impactantes animações sobre bombardeios nazistas na Inglaterra (durante a música "Goodbye Blue Sky")].
O desenho acima de Gerard Scarfe mostra um bombardeio nazista em terras inglesas. Artilharias pesadas para a infância de um menino.
A educação repressora em colégio britânico pela qual passa Pink em sua infância contribui para aumentar seus traumas e feridas (pela visão do garoto o colégio mais parece como um campo de concentração, cujos professores são verdadeiros ditadores tresloucados e moedores de almas e carnes humanas). A atitude sádica e cruel dos educadores frente aos alunos é retratada na canção "The Happiest Days of Our Lives".
O boneco do professor-ditador durante a execução de "Another Brick in the Wall - Parte 2" - um hino contra a violência e a opressão.
O boneco representa o estado mental frágil e perturbado do personagem Pink, um reflexo de seus pensamentos obcecados pelas imagens de terror da Segunda Grande Guerra Mundial e de outros traumas de infância.
Trazendo mais problemas para o comportamento do garoto, a mãe superprotetora compromete a individualidade dele, ao controlar todos os passos de seu filho. Tal atitude aparece na música "Mother".
Já adulto e agora um atormentado astro do rock, Pink passa por uma grande crise: o casamento com a sua mulher se deteriora, a ponto de causar a separação do casal (algo que ocorreu com Waters). O relacionamento conturbado e descolorido é mostrado na faixa "Empty Spaces" (no show, a animação com flores se transformando em monstros e se digladiando entre si representa simbolicamente o teor da convivência do casal). O ápice da falta de comprometimento se dá com uma traição de Pink em "Young Lust".

O enclausuramento, abastecido por drogas, eclode em uma série de surtos psicóticos. Um dos principais revela Pink com a plena convicção de que é um verdadeiro ditador. Então, acaba por revelar o desejo de executar seu plano de perseguir minorias étnicas na arrasa-quarteirão "Run like Hell" e na balada-marcha "Waiting for the Worms".
A perseguição se dá em Londres com a marcha dos soldados-martelo (no show, aparecem como imagens contundentes projetadas durante a execução de "Waiting for the Worms").
Exaurido da sua existência doente e insustentável, Pink tem um momento de iluminação em que deseja abandonar seus vícios, preconceitos e o decorrente isolamento, e assim, alcançar uma nova vida que não o arruine mais (esta reviravolta está na canção "Stop"). Mas antes, é promovido um julgamento [presente na música "The Trial" (no show, animações de Scarfe são projetadas no muro durante a execução desta opereta)], cujo tribunal é a sua mente. Todos os atos de seu passado passam por análise de uma figura insólita: o juiz-montanha da ilustração acima.
Na música "Outside the Wall" temos a resolução do épico: a destruição do muro e a abertura de uma nova perspectiva.
"The Wall" é uma obra que passa pelo teste do tempo: não ficou datada, ao enfocar com criatividade, beleza e singularidade temas atemporais e essenciais da humanidade.
A seguir, algumas músicas do show:
/Comfortably Numb - Estádio Nacional - Santiago - Chile (2012)/
/Run like Hell - Brisbane - Austrália (2012)/
/Waiting for the Worms - Auckland - Nova Zelândia (2012)/
/The Trial - Estádio Nacional - Santiago - Chile (2012)/
//COORDENADAS//
/Imagem(1)/ "A Paisagem Alienígena" - Desenho de Gerard Scarfe.
/Imagem(2)/ "Marcha dos Martelos" - Pôster de Scarfe para "The Wall".
/Imagem(3)/ Pôster de Gerard Scarfe para o filme "The Wall" (Fonte - Wikipédia).
/Imagem(4)/ Capa do vinil "The Wall" feita por Scarfe (Fonte - Discogs).
/Imagem(5)/ Capa dupla do disco "The Wall", com ilustrações dos personagens da história feitas por Gerard Scarfe (Fonte - Discogs).
/Imagem(6)/ "Fortificação de Anzio" - Pintura retirada do site do artista.
/Imagem(7)/ "O Mergulho do Stuker" - Desenho do site do ilustrador.
/Imagem(8)/ "O Professor" - Ilustração do site de Scarfe.
/Imagem(9)/ "Boneco do Professor" em ação no show "The Wall Live", de Roger Waters.
/Imagem(10)/ "Pink Acuado" - Foto do show que apresenta o personagem como uma criatura traumatizada e fragilizada pelo terror da guerra e pela educação repressora.
/Imagem(11)/ "Mãe" - Desenho do site de Gerard Scarfe.
/Imagem(12)/ "A Esposa" - Ilustração retirada do site do artista.
/Imagem(13)/ "A Aparição da Sombra da Esposa" - Desenho do site de Scarfe.
/Imagem(14)/ O Muro com a banda atrás dele, durante o show "The Wall Live".
/Imagem(15)/ "Os Martelos Cruzados no Quadro Circular" - Pôster extraído do site de Gerard Scarfe.
/Imagem(16)/ A Marcha dos Martelos no Show "The Wall Live" (Fonte - Site: Focka).
/Imagem(17)/ "O Muro de Martelos e o Juiz" - Ilustração do site de Scarfe.
/Imagem(18)/ "Juiz na Arena" - Ilustração do site do artista.
/Imagem(19)/ Palco de "The Wall Live", com o muro sendo montado.
/Imagem(20)/ Palco no final do show com o muro destruído.
/Imagem(21)/ Pôster para o show "The Wall Live" de Roger Waters.
//FONTE//
/Wikipédia/
/Imagem(7)/ "O Mergulho do Stuker" - Desenho do site do ilustrador.
/Imagem(8)/ "O Professor" - Ilustração do site de Scarfe.
/Imagem(9)/ "Boneco do Professor" em ação no show "The Wall Live", de Roger Waters.
/Imagem(10)/ "Pink Acuado" - Foto do show que apresenta o personagem como uma criatura traumatizada e fragilizada pelo terror da guerra e pela educação repressora.
/Imagem(11)/ "Mãe" - Desenho do site de Gerard Scarfe.
/Imagem(12)/ "A Esposa" - Ilustração retirada do site do artista.
/Imagem(13)/ "A Aparição da Sombra da Esposa" - Desenho do site de Scarfe.
/Imagem(14)/ O Muro com a banda atrás dele, durante o show "The Wall Live".
/Imagem(15)/ "Os Martelos Cruzados no Quadro Circular" - Pôster extraído do site de Gerard Scarfe.
/Imagem(16)/ A Marcha dos Martelos no Show "The Wall Live" (Fonte - Site: Focka).
/Imagem(17)/ "O Muro de Martelos e o Juiz" - Ilustração do site de Scarfe.
/Imagem(18)/ "Juiz na Arena" - Ilustração do site do artista.
/Imagem(19)/ Palco de "The Wall Live", com o muro sendo montado.
/Imagem(20)/ Palco no final do show com o muro destruído.
/Imagem(21)/ Pôster para o show "The Wall Live" de Roger Waters.
//FONTE//
/Wikipédia/
0 comentários :: Projetando no Muro
Postar um comentário