De autoria do aviador Santos Dumont, 14 Bis foi um revolucionário aeroplano experimental unido a um balão (chamado de 14, cuja função era reduzir o peso, facilitar aterrisagem/decolagem e evitar acidentes do protótipo). Como o balão 14 havia sido utilizado por Dumont em outros voos, o aeroplano (feito de bambu e alumínio) ganhou o nome de 14 Bis (bisando assim o uso do balão). No ano de 1906, o 14 Bis se desvencilhou do balão 14 (pois as fases de testes haviam sido bem-sucedidas), e então participou do Prêmio de Aviação Archdeacom, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906. O modelo ganhou o prêmio e obteve um feito histórico: foi o primeiro aeroplano mais pesado que o ar a conseguir decolar, estabelecer um trajeto no céu e retornar ao solo, com sua própria força. Qual seria a possível trilha sonora para brindar este feito histórico de um inventor brasileiro que inaugurou a Era da Aviação?
A perfeita trilha sonora para homemagear o voo histórico do aeroplano de Santos Dumont se chama "Tema 14 Bis (Partes I e II)", e está presente no álbum "14 Bis II" (1980). Seguindo a tradição das grandes bandas progressivas, o conjunto 14 Bis apresenta em seus discos sempre excelentes suítes progressivas combinadas com faixas que aliam a força do instrumental elaborado a belas harmonia vocais, em um criativo estilo MPB-Clube da Esquina.
No álbum "14 Bis II", a combinação Rock Progressivo com MPB alcança o auge de uma música inspirada e com melodias e harmonizações tipicamente brasileiras. Tanto que ao ouvir o tema instrumental "14 Bis" (sem saber a procedência da banda), em pouco tempo é possivel descobrir a charada devido a forte influência do som regional brasileiro incorporado na música. O grande diferencial do grupo 14 Bis é o de possuir uma forte e criativa identidade própria, longe de um som mais genérico. É a antropofagia do clima das montanhas de Minas em ação. Afinal, é bem harmoniosa e poética a mistura de inesquecíveis baladas ("Planeta Sonho", "Caçador de Mim", "Bola de Meia, Bola de Gude"), com o híbrido e viajante "Tema 14 Bis", do segundo disco do conjunto.
O "Tema 14 Bis" é uma dinâmica suíte instrumental que mescla Progressivo com MPB. A primeira parte da música é suave e pastoral (com forte influência do Movimento Clube da Esquina). Se fosse o aeroplano 14 Bis, estaria em sua fase de testes e descobertas (quando ainda estava sustentado pelo balão 14). Já a segunda parte é bem sinfônica, dinâmica e encorpada (com a presença dos instrumentos de todos os integrantes da banda). Uma espécie de voo completo e virtuoso que se molda perfeitamente com o momento em que o aeroplano de Dumont se emancipa do balão, e faz o seu primeiro voo solo em Paris, sem nenhuma espécie de auxílio. Um pioneiro e revolucionário feito de uma mente que voava alto como os pássaros.
No dvd "14 Bis - Ao Vivo" (2007), a faixa "Tema 14 Bis" ganhou uma excelente nova versão, que se envereda por uma via mais rockeira (com guitarra e bateria bem energizadas e nova timbragem do teclado). Também conta com a participação do violinista Marcus Viana (da banda "Sagrado Coração da Terra" e compositor da trilha sonora "Pantanal"), que contribui para deixar ainda mais densa a viagem sinfônica. É difícil dizer qual versão ficou a melhor: a de estúdio ou a do dvd ao vivo. As duas, sem dúvida, alçam altos voos.
//COORDENADAS// /Imagem de Abertura(1)/ O Aeroplano 14 Bis. /Imagem(2)/ O Voo Histórico do 14 Bis no Campo de Bagatelle, em Paris (1906) (Site - aero.jor.br). /Imagem(3)/ O Guitarrista Cláudio Venturi em Ação ao Vivo [Foto do DVD "14 Bis - Ao Vivo (2007)" - retirada do Site da Banda]. /Imagem(4)/ 14 Bis (Banda) e 14 Bis (Avião) (Site do Grupo). /Imagem(5)/ Capa do LP "14 Bis II" (1980). /Imagem(6)/ Capa do Disco "Outros Planos" (2004) (Site do 14 Bis). /Imagem(7)/14 Bis- Ao Vivo (2007), com a Participação de Marcus Viana (Site da Banda). /Imagem(8)/ Banda em Tom Azul e Ao Vivo (2007) (Site do Grupo). /Imagem(9)/ Guitarrista e Baterista ao Vivo (2007) (Site do 14 Bis). /Imagem(10)/ Capa do DVD "14 Bis - ao Vivo (2007) (Site da Banda). /Imagem(11)/ Banda ao Vivo e de Cima (2007) (Site do Conjunto). /Wikipédia/ /Site PPH/
Suzana Prizendt - Arquiteta, Artista Plástica e Agroecologista. Coordenadora de Projetos Socioambientais. Participante da Cooperativa dos Semeadores. Integrante do Comitê Paulista contra os Agrotóxicos.