//Azimute// 1. Ângulo formado pelo plano vertical de um astro e o plano meridional do ponto de observação. (Astronomia)// 2. Termo que designa um tipo de ajuste para hélices de aeronaves. (Aviação)// 3. Trio brasileiro de jazz-fusion conhecido internacionalmente pela sua mescla criativa ("Samba Doido") de diversos gêneros musicais, como: MPB, Rock Progressivo, Bossa-Nova, Samba, Funk, Soul, Baião etc./ 4. Um dos principais e mais importantes trios de jazz brasileiro (junto com o "Zimbo Trio")./ 5. Tema instrumental de jazz fusion composto por Marcos Valle, Novelli e Paulo Sérgio Valle para o filme "O Fabuloso Fittipaldi", cujo nome foi escolhido para nomear o "Trio Azymuth" (que inclusive é o grupo que toca nesta trilha sonora). (Música)//
"O Fabuloso Fittipaldi" - Trilha Sonora lançada em 1973, marcou a estréia musical do Trio Azimuth.
Com uma carreira internacional consolidada que apresenta vinte e cinco discos de estúdio lançados, participações em incontáveis festivais de jazz mundo afora (inclusive, foi a primeira banda brasileira a tocar no Festival de Montreux, em 1977), músicas tocadas em novelas e nas rádios e colaborações com inúmeros músicos da MPB e do exterior (Milton Nascimento, Gonzaguinha, Tim Maia, Ivan Lins, Djavan, Rita Lee, Sara Vaughan, Dizzy Gillespie etc), o grupo Azymuth pousou em São Paulo no final da tarde do último domingo para um show no Teatro da Biblioteca Cassiano Ricardo, no bairro do Tatuapé.
Lançado em 1999, "Azymuth - Ao Vivo no Copacabana Palace" apresenta as músicas consagradas da banda.
A percepção de um tempo frio, nublado e chuvoso do final da tarde daquele domingo se modificou com a visão das cores multicoloridas do Teatro da Biblioteca que se unificaram ao som alegre, eclético e sofisticado do Trio Azymuth.
As dimensões reduzidas do Teatro também propiciaram um clima mais intimista ao show.
As dimensões reduzidas do Teatro também propiciaram um clima mais intimista ao show.
"Tudo Bem" (1989) é um belo disco de jazz-fusion que se combina de maneira harmônica com outros gêneros musicais. Um dos destaques é a cativante instrumental "Makeka" (bem gismontiana).

"Rapid Transit" (1983) é o quinto disco da carreira internacional da Banda lançado pela gravadora estadunidense "Milestone".
O repertório do show teve também espaço para clássicos de outros músicos.
"Águas de Março" de Tom Jobim e "What's Going on" de Marvin Gaye foram algumas das tocadas com uma roupagem consistente de jazz rock.
O Trio entrega uma versão suingada para a densa e de alma soul "What's Going on" - que abre o álbum "Spectrum" (1985) - o sétimo lançado no exterior pela gravadora "Milestone".
Do repertório da banda, a faixa instrumental "Marrocos Clube" do disco "Cascades" (1982) impressionou com a sua rica e exótica tapeçaria sonora, destacando-se o improviso que acentuou ainda mais o tema instrumental "ensolarado".
Aliás, o improviso não foi exclusividade desta música instrumental, sendo também empregado em outras peças do Grupo com o intuito de se criar um marcante contraponto frente aos temas melódicos das composições (é muito interessante de se ouvir quando o final de um improviso "chama" o tema principal da música).
"Clube Marrocos" integra o disco "Cascades", o terceiro trabalho lançado pelo selo "Milestone", que solidificou o prestígio da Banda no exterior após o grande sucesso do álbum "Light as a Feather" (o primeiro da carreira internacional do Grupo).

Esta faixa instrumental é baseada nos sonhos e lembranças da infância do tecladista Bertrami, quando ele tocava em uma casa de madeira de sua cidade natal.
"In My Treehouse" é a segunda faixa do último disco lançado pelo grupo - "Aurora" (2011). A obra foi lançada pelo selo inglês "Far out Recordings" (pelo qual, o Trio lançou os últimos oito discos).
"Aurora" - o último trabalho do Azymuth - acabou de sair do forno. A suingada "In My Treehouse" balança os pilares da casa.
"Far out Recordings" - o selo londrino atual do Trio. No exterior, várias músicas do Azymuth ganharam versões lounge-eletrônicas feitas por djs europeus.

No final do show, perguntei para o baterista o porquê de a banda não ter tocado a inesquecível balada "Na Linha do Horizonte".
Ele explicou que como o repertório da banda é extenso não foi possível inserir esta música. Mas que nas próximas apresentações ele vai pensar na possibilidade de incluir no set list este clássico da MPB.
Falou também que a banda pretende lançar em cd a sua discografia no Brasil (mas para que isso ocorra, será preciso acertar questões contratuais).
O Pássaro de Prata na "Linha do Horizonte". Fonte: Site - Steffans.
Antes que caía em um novo esquecimento, aqui vai a obra-prima do Pássaro de Prata.
Um hino existencial à paz e ao bem-viver, apresentado em uma letra profunda (aparentemente simples) e musicado com a união harmônica de diferentes gêneros musicais: o casamento perfeito entre a MPB e o Rock Progressivo, que gerou um grande sucesso para a Banda (com a balada sendo tocada com freqüência nas rádios e inserida na trilha da novela "Cuca Legal").
"Azimuth (1975)" é o segundo disco do grupo que apresenta vigorosas músicas cantadas e instrumentais.
Além de "Linha do Horizonte", há também uma outra balada lúdica e emocionante chamada "Faz de Conta".
Além de "Linha do Horizonte", há também uma outra balada lúdica e emocionante chamada "Faz de Conta".
Outras características relevantes que aparecem nesta canção: a cativante união dos vocais dos integrantes do Conjunto e o som "cheio" e etéreo do teclado (como se fosse um pássaro planando em um vôo).
//Na Linha do Horizonte// http://youtu.be/pffN2FxpFFo
"Jazz Carnival" é o carro-chefe de grande sucesso do internacionalmente bem-sucedido álbum "Light as a Feather" lançado em 1979 pelo selo "Milestone". Será que esta música não foi a propulsora da cena de Lounge Music?
Outra música que obteve grande sucesso foi a instrumental "Jazz Carnival". Sensação na Europa (alcançando o primeiro lugar, por várias semanas, da parada inglesa) e também nos Estados Unidos (galgando o primeiro lugar, por um ano, da parada musical).
Na década de 1990, foi rememorada com vários remixes feitos por músicos europeus.
O single da música "Jazz Carnival" que vendeu 250 mil cópias na Europa. O Lado B é preenchido pela música "Vôo sobre o Horizonte". Ambas são da obra "Light as a Feather".
No Brasil, "Jazz Carnival" com seu clima alto-astral também obteve uma boa projeção.
A sua mescla inusitada e bem estrutura de gêneros musicais bem distintos (Dance Music, Jazz Fusion, Samba e Rock Progressivo) foi muito bem recebida.
Não é à toa, que foi escolhida como a trilha sonora de programas televisivos esportivos (como, por exemplo, um que passava os gols das rodadas de futebol).
//Ouça "Jazz Carnival"// http://youtu.be/7ZA5JSCf4rk
"Flame" foi o sexto disco lançado pela gravadora de jazz norte-american "Milestone", em 1984. Em 2011, o Trio continua inspirado, firme e forte.
Azymuth ao vivo em Festival de Jazz nos EUA, em 2010. (Foto: Far out Recordings). Após o show do Trio, na saída do Teatro, o tempo estava frio e nublado (em contraste com a atmosfera alegre e calorosa do espetáculo).
//COORDENADAS//
//Site do Trio Azymuth// http://www.azymuth.net/
//Imagem de Abertura do Post// Capa do disco "Woodland Warrior" (1998) lançado pela gravadora "Far out Recordings".
//Fontes Consultadas// Discogs / Rate Your Music / Wikipedia / Cliquemusic / Far out Recordings / Dicionário Aulete /