Gaia Ferida








 

 
Qual seria o tipo de música elaborado por uma banda que tem como símbolo uma Flor de Lótus? Uma mistura de estilos que pudesse dar conta do amplo  significado deste tipo de Flor: elegância, pureza espiritual, beleza, harmonia...?
O grupo finlandês  Stratovarius (que quer dizer a guitarra Fender Stratocaster associada ao violino Stradivarius), com seu nome que é uma combinação de Rock com Música Clássica, se valeu de ricas influências sonoras para  refletir o amplo espectro sígnico da Lótus. E um dos melhores trabalhos da banda - Infinite (2000) - oferece uma intensa balada - "Mother Gaia" - que menciona a importância de se resgatar os princípios de respeito e harmonia para  com a natureza em um Planeta desvirtuado e sob nefasta influência de vários vetores maléficos: a criminosa e lucrativa indústria da guerra; os  arrogantes e gananciosos grandes bancos & Cia. responsáveis pelas recentes crises econômicas; as psicóticas megacorporações que envenenam a população, fauna e flora via  imposição de  agrotóxicos e  transgênicos; a cruel indústria da pesca que está provocando o extermínio de inúmeros seres marinhos; a repugnante e mafiosa "indústria" da caça [arremessando inúmeras espécies no limiar da extinção, com o Elefante correndo o risco de entrar na temida lista] etc e tal.        
 
 
 
 
 

 


 



"Mother Gaia" é uma das duas baladas (junto com "Celestial Dream") de um disco marcado por composições aceleradas e melódicas, que geram uma interessante amálgama do Rock Pesado com a Música Sinfônica. O ex-guitarrista do Stratovarius - Timo Tolkki - foi o responsável pela composição de "Mother Gaia", entregando uma faixa polida e complexa marcada por densas variações temáticas, inspiradas partes instrumentais (com fortes influências da Música Clássica) entreamadas por um vocal ora mais suave, ora mais operístico (lembrando as músicas progressivas da banda Savatage). A seguir, um vídeo que leva diretamente à posição de Flor de Lótus da meditação budista. Afinal, a humanidade está precisando de elevação espiritual para romper com todo este ciclo bestial de exploração pérfida e patológica.



 

 




 




 
 

 
 
 
 
 
 
 
//INFINITOS//

/Imagem#1/ Flor de Lótus e a Estátua Budista (Foto - Paul Dymond).
/Imagem#2/ Capa do disco "Stratovarius" lançado em 2005 (Site do Grupo).
/Imagem#3/ Arte de Derek Riggs para o capa do álbum "Infinite" (2000).
/Imagem#4/ Cristal de Lótus (Site: Weidknecht).
/Imagem#5/ Planeta Lótus (Site: Earthecho). 

/Imagem#6/ Desenho de Derek Riggs para o disco "Infinite". 
/Site do Stratovarius/
/Wikipedia/

0 comentários :: Gaia Ferida

Postar um comentário