Vamos Desenvenenar Nossos Pratos





O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos (16% da produção mundial). Além disso, há uma série de produtos químicos usados nas lavouras (verdadeiros venenos) que foram proibidos em outros países e são largamente utilizados por aqui. A produção de agrotóxicos cresce a passos largos no país, resultando no consumo de 5kg de veneno (ao ano), por cada brasileiro, e na incidência de severas  anormalidades para a população: diversos tipos de cânceres, esterilidade, alergias, cegueira, paralisia dos membros, distúrbios pulmonares, cardíacos, neurológicos etc.






  
É um verdadeiro bombardeio de veneno que atinge a saúde tanto da população do campo como da urbana. O pior de tudo é que essa ameaça que detona vidas é invisível (pois não enxergamos o tóxico que ingerimos diariamente em nossas refeições). Além disso, os pesticidas arrebentam com o meio ambiente, ao contaminar o solo, a água e dizimar fauna e flora. Um exemplo é a rolinha, ave que é vitimada pelos tóxicos despejados nas plantações (em inúmeros casos, já foram encontrados bandos de rolinha caídos e mortos no chão de propriedades que se utilizam de venenos na lavoura). Outro caso: as abelhas estão sendo exterminadas em escala planetária  pelos pesticidas. Este alerta da ONU serve de alarme para  o  possível  colapso da agricultura, que pode ficar órfã de um essencial agente polinizador de frutas e vegetais. 






O comércio de agrotóxicos executado por megacorporações no Brasil é ao mesmo tempo  ditador e  nada transparente: impõe condições aviltantes de contrato que aprisionam os agricultores em um perverso monopólio movido pela dobradinha agrotóxicos/transgênicos. Como se não bastasse tudo isso, ainda deixam de avisar os agricultores sobre  a séria ameaça à saúde deles quando manipulam pesticidas (muitos deles banidos dos Estados Unidos, Japão, Europa etc.). Essa desfeita criminosa  é  largamente  ampliada, pois atinge também toda a população brasileira, que a cada dia se envenena mais por conta de uma agricultura preponderantemente química.





     

A Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida, através do Comitê do Estado de São Paulo, irá promover, no próximo sábado, Encontro para debate/conversa  sobre  a possibilidade de se trilhar um caminho saudável  e  sustentável rumo a uma agricultura orgânica livre de venenos, e sem as amarras de um modelo perversamente tóxico de exploração concentrado nas mãos de poucas multinacionais.
O local do Evento será no Parque da Água Branca, na cidade de São Paulo. Lugar conhecido por promover feira de produtos orgânicos, aos sábados. O Encontro é aberto e gratuito. Uma excelente oportunidade para somar e combinar ideias que visem transformar a gravíssima situação em que se encontra o modelo de produção e de consumo alimentar no Brasil. Temos que nos livrar das doses diárias de veneno.   














//CARTAZ DO EVENTO//








//PROGRAMAÇÃO DO EVENTO//
      






//LOGO DA CAMPANHA//










//COORDENADAS//
/Todos os cartazes foram cedidos pelo "Comitê do Estado de SP contra os Agrotóxicos e pela Vida"/
/Todas as fotos foram tiradas durante o show "The Wall - Live" de Roger Waters no Estádio do Morumbi, em 03-04-2012/
/Site da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida/
/Assista na Íntegra ao Chocante e Revelador Filme "O Veneno Está na Mesa" de Silvio Tendler/

0 comentários :: Vamos Desenvenenar Nossos Pratos

Postar um comentário