Paisagem Insubstituível







Vivendo em harmonia plena com a natureza e longe do barulho devastador da Segunda Guerra Mundial. Essa é a história verídica de  Hiroo Onoda - um soldado japonês abandonado em uma ilha. A banda Camel musicou tal  fato insólito em uma lírica  odisseia progressiva  presente no álbum conceitual "Nude" (1981). O nome do disco é  inspirado no sobrenome da família do soldado - Onoda. Quando resgatado, Hiroo não sabia que a guerra havia terminado. O isolamento do  soldado em  uma paradisíaca floresta intocada fez com que sua vida fosse poupada. Talvez a mensagem da obra, ao mostrar a dicotomia Paz x Guerra, seja mostrar que a única saída para a humanidade é viver em paz (com a natureza e consigo mesma). 

















O disco é uma mescla de  cativantes faixas cantadas com peças instrumentais (verdadeiros poemas sonoros). "Landscapes" é uma das  mais   intensas  músicas instrumentais do álbum. Transmite de maneira ímpar e transcedental  a sensação do   quanto a natureza  é deslumbrante e preciosa. Uma verdadeira dádiva para os sentidos. O tom musical de "Landscapes" é suave, meditativo e ao mesmo tempo denso. Uma peça acústica, onde a flauta e o piano são as cores adjuvantes de um arco-íris onipresente que sugere a presença divina e mágica da natureza. A profundidade  musical dessa  faixa parece suscitar uma relevante questão essencial: a irrevogável preservação das  insubstituíveis espécies do Planeta Terra.   













   

Levou quase três minutos para a banda Camel criar uma das faixas mais emocionantes dentro do rock progressivo. A composição, que une de maneira impecável new-age com música clássica, consegue traduzir com grande sensibilidade o pulsar harmônico e simbiótico do mundo natural. Ela foi composta pelo líder do conjunto - Andy Latimer (que toca flauta nessa música).  


/Landscapes (Versão de Estúdio)/










Que "Landscapes" seja um chamamento para a preservação da natureza, antes que seja tarde demais, evitando assim que essa peça instrumental de celebração da vida  se  torne um "réquiem de despedida" ("Veja a beleza que tínhamos e perdemos para sempre"). Que o canto do pássaro seja ouvido.        

















//COORDENADAS//
/Imagem(1)/ Voo da Arara (Site - Papel de Parede).
/Imagem(2)/ Capa do disco "Nude" (1981) - da banda Camel (Site - Free Covers).
/Imagem(3)/ Queda de São Francisco na Floresta Amazônica Equatoriana (Blog - worldfamousplaces).
/Imagem(4)/ Encarte do disco "Nude" (Site - Free Covers). 
/Imagem(5)/ Mico da Floresta Amazônica (Blog - worldfamousplaces).
/Imagem(6)/ Boto da Amazônia (Site - Melhora Agora Org.).
/Imagem(7)/ Mico e Arara (Foto - Solent). A amizade entre os dois faz com que a Arara leve o Primata para o topo da árvore.
/Wikipédia/

0 comentários :: Paisagem Insubstituível

Postar um comentário