Inseparáveis

0 comentários






"She and Her Cat" (Their Standing Points) (1999)  foi o primeiro desenho animado dirigido pelo designer gráfico Makoto Shinkai.
Este anime japonês mostra a relação entre um gato e sua dona, pela perspectiva do felino (que tenta compreender atitudes e comportamentos de um ser humano, pelo qual nutre um amor incondicional). A película é em preto e branco (fortalecendo o conceito de apreensão da realidade pelo bicho, já que cachorros e felinos enxergam em monocromo).
Depois deste curta de  animação, Shinkai dirigiu 5 longas metragens em forma de desenho animado, em que a cor (ressaltando o azul e o vermelho) e a riqueza de detalhes das animações são de uma exótica beleza. O destaque vai para a impactante e poética  ficção científica antibélica "Além das Nuvens (O Lugar Prometido)" / ("The Place Promised in Our Early Days") (2004). 















"She and Her Cat" é um curta-metragem de quase cinco minutos e dividido em 5 seções, que mostram pelos olhos de um gato a  passagem do tempo, que se esvai nas rápidas mudanças de estações do ano. Se a passagem de tempo é  presenciada pelo felino com interesse e com interação (já que sente em seu corpo as marcantes peculiaridades de cada estação), a  vida de sua dona é observada com total atenção e obsessão, denotando um forte  amor  do  bicho por ela (que  procura compreender certos  acontecimentos e estados de espírito, pelos quais passam a sua dona: desavenças, stress, desolação, alegria, afeto...). Além disso, ele está sempre à espera de um novo afago (cujo resultado é um júbilo de alegria para os seus sentidos).











A atenção do felino aos passos de sua dona  é máxima e superamplificada (graças à audição de alto alcance e ao olfato bem desenvolvido movidos por paixão). Assim, ao longe, o bicho detecta a presença  de sua companheira [a  cena  do trem embarcando, no final, é um dos pontos altos deste excelente anime). 
Com o passar do tempo, das estações, das atividades e das relações, há uma única palavra que faz valer a vida e é dita pelos dois protagonistas no epílogo do filme.






      

A voz do gato, o narrador do conto, é feita pelo próprio diretor Shinkai (na narração em japonês).

/She and Her Cat (com narração em Inglês)/

















//COORDENADA//

/Wikipedia//wIKIDEA