Tema da Passagem

0 comentários




Uma música que passa o sentimento de passagem do ano em retrospectiva. O ritmo ágil e épico da composição de certa forma representa a cadência do tempo transcorrido. Guitarras, piano, baixo, intrumentos de sopro e  de  percussão se unem para formar uma orquestra completa e criar um tema instrumental intenso, empolgante e com  nítidas  influências rockeiras e clássicas.








"Rockestra Theme" é um cativante turbilhão musical que está  presente no álbum "Back to the Egg", da banda Paul McCartney and the Wings. É a breve e oitava faixa do disco, que  foi lançado em 1979, e tinha por objetivo retornar a um som mais cru e rock and roll (um retorno às origens). "Back to the Egg" apresenta faixas mais pulsantes e rockeiras que o trabalho anterior (como a "Rockestra" - talvez a mais bacana do disco). Porém, McCartney não abandonou as baladas (não rompendo com a sua tradição trovadora).





   



Os convidados-integrantes  da "Rockestra" formaram  um verdadeiro  "time dos sonhos"  musical: David Gilmour (Pink Floyd), John Paul Jones e  John Bonham (Led Zeppelin), Pete Townshend (The Who), Hank Marvin (The Shadows), Gary Brooker (Procol Harum), Morris Pert (Brand X) etc.
"Rockestra Theme" foi uma das primeiras músicas a serem gravadas para o disco "Back to the Egg". A gravação ocorreu no dia 3 de Outubro de 1978, no Abbey Road Studio 2.
Posteriormente, o tema instrumental foi tocado no "Concert  for  the People of  Kampuchea", em dezembro de 1979, no Hammersmith Odeon. Além do "The Wings", participaram do evento as seguintes bandas: "The Clash", "Queen", "The Police", "The Who", "The Pretenders" etc. O objetivo do concerto foi levantar fundos para as vítimas de guerra no Camboja. Este foi o último show da banda "The Wings". E "Back to the Egg", o último álbum lançado pelo conjunto.   





     


"Rockestra Theme" ganhou o Grammy de Melhor Performance Instrumental de Rock. 
Também já foi tocado ao vivo por Paul McCartney para celebrar passagem de ano. Entrou no corredor da contagem regressiva, e em seguida combinou-se com fogos de artifício e abraços. Tudo a ver com a sua essência alto-astral e de congraçamento.
Feliz 2012!















//COORDENADAS//
/Fonte de Consulta/ Wikipedia.
/Imagem de Abertura(1)/ Desenho de encarte do disco "Back to the Egg" (Site: Discogs).
/Imagem(2)/ Capa do disco "Rockestra Session" (que apresenta várias versões para o Tema e outras músicas) (Site: Discogs).
/Imagem(3)/ Capa do disco "Back to the Egg".
/Imagem(4)/ Paul McCartney and the Wings (1981) (Site: BBC Video).
/Imagem(5)/ "Disco com Imagem" - "Back to the Egg" (Site: Live Auctioneers).

A História das Coisas

0 comentários




A História das Coisas (The Story of Stuff) é um curta-metragem de animação sobre a crise do atual sistema de produção capitalista. Foi criado pela educadora ambiental Annie Leonard. O lançamento do documentário ocorreu em 2007.









O curta mostra de forma bem clara e didática o excessivo e descontrolado padrão de consumo atual da humanidade, que contribui para exaurir os recursos naturais (um exemplo triste: 80% das florestas originais já desapareceram da face da Terra para sustentar este ritmo frenético de consumo).








   


O sistema atual de produção capitalista  impõem para  sociedade  a  seguinte regra: o consumo como o principal meio de vida, indispensável ritual existencial, que vai providenciar rapidamente a satisfação do nosso ego e do nosso espírito.









Há um dado alarmante que é levantado pelo filme: das 100 maiores economias mundiais, 51 delas estão nas mãos de corporações, criando assim um oligopólio mundial de dominação comercial, política, econômica e das mentes.
Um dos  grandes problemas desde oligopólio corporativo é  a utilização de um sistema de produção industrial ("entra tóxico, sai tóxico") que em incontáveis casos gera produtos nocivos para o consumo humano. Além disso, a  fabricação destes materiais dissemina a  poluição no meio ambiente e a erosão dos recursos naturais.






   


 O mote "vender todo o lixo tóxico o mais rápido possível" é  a força propulsora deste mecanismo de produção convulsivo. Padrão acelerado, lucrativo e  guiado pela estratégia da obsolescência, que faz com que os produtos se tornem inúteis o mais rápido possível ("desenhados para o lixo"); e também convence os consumidores a  jogar fora produtos perfeitamente úteis [a questão da "atualização" (mudança de aparência dos produtos) e da moda (que aponta para o que está ultrapassado)].
Com esta produção incessante e vertiginosa que alimenta a frenética seta do consumo, o Planeta é altamente exigido (são necessários recursos equivalentes a  dois Planetas Terras para suportar  a  atual  escalada  de consumo). 









Assim, o objetivo deste mecanismo capitalista  é  acelerar incessantemente as linhas de produção, tornando o consumidor um escravo permanente de "novidades", "status" em forma de produtos. Um fiel depositário de um sistema em que se a pessoa não possui ou compra muita coisa, é taxada como sem valor. Um círculo vicioso que traz uma aparente e momentânea felicidade de possuir algo "novo" e de "valor" (mas que  já está  fadado à rápida obsolescência e consequentemente à  inutilidade). Qual é a saída para a superação deste modelo insustentável, ditador e infeliz?       










/A História das Coisas (Filme Completo)/

















//COORDENADAS//

//IMAGENS//
/Imagem de Abertura(1)/ Robô Chinês feito de carros usados (Site: Vintage 69).
/Imagens(2 a 6)/ Extraídas do filme "A História das Coisas".
/Imagem(7)/ Annie Leonard (Foto: Martin E. Klimek - USA Today).
/Imagem(8)/ Retirada do documentário "A História das Coisas".

Blues Encorpado

0 comentários






Little Boy Blues é uma das duas faixas instrumentais que aparecem no disco Thunder Seveno sétimo trabalho lançado pelo grupo de hard rock canadense Triumph, em 1984. Enquanto Midsummer's Daydream é uma faixa acústica, breve e com influências de música clássica e flamenca, Little Boy Blues é um hard blues bem melódico e intenso, que mostra o entrosamento perfeito do power-trio na performance desta faixa. As outras músicas do álbum Thunder Seven são também consistentes, demonstrando um trio afiado, ao tocar e compor (destaque para o uso criativo das harmonias vocais e o emprego eficaz de teclados). Talvez este disco seja um dos momentos em  que  o Triumph mais se aproxima do rock progressivo.   











Exatamente! Little Blues Boy é a faixa número 6 (do lado b do disco). É a música que encerra em grande estilo o álbum. Ela foi composta pelos três integrantes da banda [Gil Moore (bateria e vocal), Mike Levine (baixo e vocal de apoio) e Rik Emmett (guitarra, violão e vocal)].    














Thunder Seven é um disco conceitual que analisa as ações dos seres humanos (para o bem e para o mal), em uma linha temporal que vai até a  virada  para o  século XXI. A arte da capa foi concebida pelo artista Dean Motter, mostrando um homem robotizado (talvez um dos pontos críticos da obra é  apontar para  a crescente automatização do homem no decorrer dos séculos, a ponto de perder a sua feição humana). O homem-máquina de Motter é um híbrido entre o homem-vitruviano de Leonardo da Vinci e uma criatura-robotizada com influências soturnas do artista H.R. Giger (que também já fez várias capas para bandas de rock).








  



Estilosa, elegante e impactante. Vale a pena ouvir:
/Little Blues Boy (Versão Estúdio)/
















//COORDENADAS//
/Fonte de Consulta/ Wikipédia.
/Imagem#1/ Capa do disco  Thunder Seven do grupo Triumph. A capa foi desenhada pelo ilustrador Dean Motter (Fonte: All CD Covers). 
/Imagem#2/ O guitarrista Rik Emmett (Foto retirada do site do Triumph).
/Imagem#3/Página da HQ - O Prisioneiro (Parte A - A Chegada), baseada no primeiro episódio da série britânica de tv criada nos anos 1960, que trazia elementos de espionagem e ficção-científica. 



  
As ilustrações da HQ são de Dean Motter. O texto é de Dean Motter e Mark Askwith.
/Imagem#4/ O baixista Mike Levine (Foto do site da banda).
/Imagem#5/ Página da HQ - O Prisioneiro, de Dean Motter.
/Imagem#6/ O baterista Gil Moore (Foto do site do grupo).
/Imagem#7/ Contracapa do disco Thunder Seven (Fonte: All CD Covers).
/Imagem#8/ Banda ao vivo (Fonte: Site do Triumph).

Só Existe na Língua Portuguesa

0 comentários



Saudade é uma palavra que está somente presente na língua portuguesa. Em qualquer outro idioma não há uma  denominação que expresse a síntese dos sentimentos que remetem ao significado desta palavra: distância, amor, ausência e passado.
Sua origem está no latim: solitáte (solidão). E seu nascimento remete à tradição marítima lusitana, por traduzir com perfeição o sentimento de se  estar longe de casa, na chegada a uma nova terra (longe dos familiares e amigos).
No Brasil, a palavra saudade já apareceu em várias e inesquecíveis músicas, que combinaram com maestria a intensidade instrumental com a poesia cativante das letras. 
Mas como seria uma música de banda britânica com o título "Saudade"? Instrumental? Com letra em português?









Inteiramente instrumental, "Saudade" é a última faixa do disco "Seventh Dream of Teenage Heaven" (1985) - o primeiro lançado pela grupo "Love and Rockets". Os integrantes - remanescentes da banda de rock "Bauhaus" - entregam neste disco  um denso rock psicodélico, com influências de gótico, post-punk, pop-rock e som alternativo. Então, a  faixa "Saudade" possui toda esta mescla de influências?









Como o grupo "Love and Rockets" é um verdadeiro Ornitorrinco musical, a faixa "Saudade" apresenta fortes influências de outras vertentes musicais: New Age e Rock Progressivo, lembrando até trilha sonora para um filme mais introspectivo.









Sem dúvida, nesta música, a banda "Love and Rockets" consegue expressar com muita propriedade o sentimento de saudade. Sem letra, mas com densas e amplificadas camadas sonoras, que evocam a atmosfera de espaços abertos (o efeito sonoro percussivo passa a sensação de compasso musical do tempo).
A tapeçaria sonora (formada por teclado, violão, guitarra e baixo) ecoa amplos horizontes, transportando o ouvinte para  intensas paisagens sonoras. Na segunda parte da faixa, o acústico etéreo é encorpado com o som denso da guitarra (o que acentua ainda mais a sensação de saudade).
Sem dúvida, a experiência do grupo "Love and Rockets" com a música sinfônica resulta em uma composição inesquecível, através de  uma "conversação" melódica e harmônica  entre os instrumentos, que capta com emoção, beleza e  densidade  a essência de uma palavra tão profunda e única.  


















//COORDENADAS//
/Wikipédia/
/All Music Covers/
/Imagem de Abertura(1)/ Ilusão (Fonte - Blog: El Vuelo de La Esfinge).
/Imagem(2)/ Capa do disco "Seventh Dream of Teenage Heaven" (1985), da banda Love and Rockets (Fonte: All CD Covers).
/Imagem(3)/ Ornitorrinco Nadando (Fonte - Blog: Turma 32).
/Imagem(4)/ Horizonte e Lago (Foto: Midlander1231).
/Imagem(5)/ Encarte do disco "Seventh Dream of Teenage Heaven" (Fonte: All CD Covers).
/Saudade/ Videoclip com imagens do balneário de Barra de Valizas (Sudeste do Uruguai).