Altos Solos





Uma música que sirva de trilha sonora para um esporte mais puxado e adrenalizante. Pode ser uma corrida ao ar livre, um pedalar mais firme por um solo de terra esburacado na subida de uma montanha (no melhor estilo Mountain Bike) ou uma descida de parapente do topo de uma montanha. Enfim, uma canção que é uma moldura perfeita para vários tipos de esportes mais radicais, ao dar aquele tipo de empolgação e inspiração que torna o ato de se exercitar altamente viciante.











Mountainside é a música que forma um par perfeito com uma atividade esportiva mais radical, pois o seu instrumental  enérgico e inspirado (com belos riffs  e  esmerados solos de guitarra, refrão empolgante e  harmonia cativante) remetem diretamente a  um enduro por caminhos acidentados no meio da natureza. Ela   abre  o disco "Illuminations" (1996) da banda Wishbone Ash (uma das pioneiras no uso das guitarras gêmeas em belas composições com um acento mais rocker). Sem dúvida, este disco é um trabalho inspirado do grupo em plena década de 1990, cujas canções ganham uma feição sonora mais direta, modernizada  e polida, sem esquecer da feição genuinamente rockeira que a banda nunca abandonou em suas quatro décadas de existência.















Neste trabalho, há espaço para canções mais épicas e com fortes influências de rock arena [Mountainside [autoria de Roger Filgate (Guitarra, Baixo, Teclado e Vocal da Apoio) e Andy Powell (Guitarra e Vocal de Apoio), Mystery Man, On Your Own], baladas bem construídas, criativas e com fortes ecos do grupo Yes (A Thousand Years, The Ring) e até mesmo para um blues mais lírico e viajante (Tales of the Wise). Sem dúvida, um disco de destaque do conjunto que oferece músicas inspiradas, consistentes e elegantes, sendo "Mountainside", merecidamente, a canção carro-chefe da obra. Como um bom exercício, ela cria o hábito de se querer escutá-la por inúmeras vezes. 












O tema de "Mountainside" é sobre superação, com a montanha servindo de recanto sereno para reflexões e decisões. Afinal, o simbolismo de áreas elevadas está presente na obra da banda desde o início de carreira (como na capa acima do álbum "Argus" - um clássico do Wishbone Ash - lançado em 1972). 
O único remanescente da formação do disco "Illuminations" é o líder, vocalista e guitarrista Andy Powell, que levou a banda para um Festival de Rock Progressivo em Tóquio (28-08-2011) (junto com os grupos Kansas e Premiata Forneria Marconi).










Como a obra perene e ímpar de Roger Dean [um dos últimos trabalhos do artista foi o pôster feito especialmente para o Festival de Rock Progressivo no Parque Hibiya, em Tóquio (2011)], o grupo Wishbone Ash continua firme na estrada respaldado por um extenso e sólido catálogo de décadas de  uma carreira pautada pelo seu genuíno e inesquecível rock.


/Mountainside - Ao Vivo em Chesterfield (Inglaterra) (2008)/

/Mountainside - Ao Vivo em Las Vegas (2004)/





















//COORDENADAS//

/Imagem(1)/ Flutuar como uma Borboleta (Foto extraída do site da Banda).
/Imagem(2)/ Estrada ao Lado da Montanha (Foto retirada do site "Muzik-Word). 
/Imagem(3)/ Rochas e Lago (Foto extraída do site da Banda).
/Imagem(4)/ Capa-dupla do disco "Illuminations" do Wishbone Ash.
/Imagem(5)/ O Lado da Montanha (Foto de Brian R. Page).
/Imagem(6)/ Arte da capa do disco "Argus" - um das  melhores obras do Grupo e um marco do rock.
/Imagem(7)/ Pôster do Festival de Rock Progressivo em Tóquio (Desenho de Roger Dean) (Ilustração retirada do site da Banda).
/Imagem(8)/ Wishbone Ash - Ao Vivo no Festival de Tóquio, em Agosto de 2011 (Foto extraída do site do Conjunto).   

0 comentários :: Altos Solos

Postar um comentário