Na Linha de SP





//Azimute// 1. Ângulo formado pelo plano vertical de um astro e o plano meridional do ponto de observação. (Astronomia)// 2. Termo que designa um tipo de ajuste para hélices de aeronaves. (Aviação)//  3.  Trio brasileiro de jazz-fusion conhecido internacionalmente pela sua mescla criativa ("Samba Doido") de diversos gêneros musicais, como: MPB, Rock Progressivo, Bossa-Nova, Samba, Funk, Soul, Baião etc./ 4. Um dos principais e mais importantes trios de jazz brasileiro (junto com  o "Zimbo Trio")./ 5. Tema instrumental de jazz fusion composto por Marcos Valle, Novelli e Paulo Sérgio Valle para o filme "O Fabuloso Fittipaldi", cujo nome foi  escolhido para nomear o "Trio Azymuth" (que inclusive é o grupo que toca nesta trilha sonora). (Música)//   





                              
 
"O Fabuloso Fittipaldi" - Trilha Sonora lançada em 1973,  marcou a estréia musical do Trio Azimuth.





Com uma carreira internacional consolidada  que apresenta vinte e cinco discos de estúdio lançados, participações em incontáveis festivais de jazz mundo afora (inclusive, foi a primeira banda brasileira a tocar no Festival de Montreux, em 1977), músicas tocadas em novelas e nas rádios e colaborações com inúmeros músicos da MPB e do exterior (Milton Nascimento, Gonzaguinha, Tim Maia, Ivan Lins, Djavan, Rita Lee, Sara Vaughan, Dizzy Gillespie etc), o grupo Azymuth pousou em São Paulo no final da tarde do último domingo para um show no Teatro da  Biblioteca Cassiano Ricardo, no bairro do Tatuapé. 





                                               
 Lançado em 1999, "Azymuth - Ao Vivo no Copacabana Palace" apresenta  as músicas consagradas da banda.





A percepção de um tempo frio, nublado e chuvoso do final da tarde daquele domingo  se modificou com a visão das cores multicoloridas do Teatro da Biblioteca  que  se  unificaram  ao som alegre, eclético e sofisticado do  Trio Azymuth. 
As dimensões reduzidas do Teatro também propiciaram um clima mais intimista ao show.





     

 "Tudo Bem" (1989) é um belo disco de  jazz-fusion que se combina de maneira harmônica com outros gêneros musicais. Um dos destaques é a cativante instrumental  "Makeka"  (bem gismontiana).










O tecladista e vocalista José Roberto Bertrami mencionou que seria uma tarefa difícil tocar em uma hora e pouco o  vasto repertório de décadas de estrada da Banda. No entanto, com os  instrumentistas motivados e concentrados, esta missão  foi realizada de maneira competente e vibrante, resultando em músicas tocadas de maneira empolgante e desembaraçada (o que fez o tempo voar).  Há que se mencionar o virtuosismo e os arranjos primorosos de Bertrami na execução ao vivo das músicas do Azymuth.










                                     
"Rapid Transit" (1983) é o quinto disco da carreira internacional da Banda lançado pela gravadora estadunidense "Milestone".                                                                           





O repertório do show teve também espaço para clássicos de outros músicos.   
"Águas de Março" de Tom Jobim e "What's Going on" de Marvin Gaye foram algumas das tocadas com uma roupagem consistente de jazz rock.                    






                              
O  Trio entrega uma versão suingada para a densa e de alma soul "What's Going on"  - que abre o álbum "Spectrum" (1985) - o sétimo lançado no exterior pela gravadora "Milestone".                                






Do repertório da banda, a faixa instrumental "Marrocos Clube" do disco  "Cascades" (1982) impressionou com a sua rica e exótica tapeçaria sonora, destacando-se o improviso que acentuou ainda mais o tema instrumental "ensolarado". 
Aliás, o improviso não foi exclusividade desta música instrumental, sendo também empregado em outras peças do Grupo com o intuito de se criar um marcante contraponto frente aos temas melódicos das composições (é muito interessante de se ouvir quando o final de um improviso "chama" o tema principal da música). 






                                                   
 "Clube Marrocos" integra o disco "Cascades", o terceiro trabalho lançado pelo selo "Milestone", que solidificou o prestígio da Banda no exterior após o grande sucesso do álbum "Light as a Feather" (o primeiro da carreira internacional do Grupo).








Com relação às músicas mais recentes, a totalmente fusion "In My Treehouse" (com destaque para a técnica apurada do baixista Alex Malheiros) foi um dos destaques. O solo movido à técnica tapping (de bater o polegar contra às cordas do instrumento) foi irrepreensível. 
Esta faixa instrumental é baseada nos sonhos e lembranças da infância do tecladista Bertrami, quando ele tocava em uma casa de madeira de sua cidade natal.
"In My Treehouse" é a segunda faixa do último disco lançado pelo grupo - "Aurora" (2011). A obra foi lançada pelo selo inglês "Far out Recordings" (pelo qual, o Trio lançou os últimos oito discos).









                                              
"Aurora" - o último trabalho do Azymuth - acabou de sair do forno. A suingada "In My Treehouse" balança os pilares da casa.  







                                           
"
Far out Recordings" - o selo londrino atual do Trio. No exterior, várias músicas do Azymuth ganharam versões lounge-eletrônicas feitas por djs europeus.







            
             


E fechando a formação do Azymuth, temos o excelente baterista e vocalista Ivan "Mamão" Conti, com a sua levada rítmica bem temperada, suingada e  encorpada por um som "cheio" e reverberante de batera (típico do virtuosismo da década de 1970). Também, na condução musical,  as suas "quebradas" são criativas e inusitadas.
No final do show, perguntei para o baterista o  porquê de a banda não  ter tocado a  inesquecível balada "Na Linha do Horizonte".
Ele explicou que como o repertório da banda é extenso não foi possível inserir esta música. Mas que nas próximas apresentações ele vai pensar na possibilidade de incluir no set list este clássico da MPB.
Falou também que a banda pretende lançar em cd a sua discografia no Brasil (mas para que isso ocorra, será preciso acertar questões contratuais).  





                       
 "Before We Forget" foi lançado em 2.000 pela gravadora "Far out Recordings".










                                             

  O Pássaro de Prata na "Linha do Horizonte". Fonte: Site - Steffans.











Antes que caía em um novo esquecimento, aqui vai a obra-prima do Pássaro de Prata.
Um hino existencial à paz  e ao bem-viver, apresentado em uma letra profunda (aparentemente simples) e musicado com a união harmônica de diferentes gêneros musicais: o casamento perfeito entre a MPB e o Rock Progressivo, que gerou um grande sucesso para a Banda (com a balada sendo tocada com freqüência nas rádios e inserida na trilha da novela "Cuca Legal").





                                              
"Azimuth (1975)" é o segundo disco do grupo que apresenta vigorosas músicas cantadas e instrumentais.
Além de "Linha do Horizonte", há
também uma outra balada lúdica e emocionante chamada "Faz de Conta".






Outras características relevantes que aparecem nesta canção: a cativante união dos vocais dos integrantes do Conjunto e o som "cheio" e etéreo do teclado (como se fosse um pássaro planando em um vôo).



//Na Linha do Horizonte// http://youtu.be/pffN2FxpFFo  

  






                                             
"Jazz Carnival"  é o carro-chefe de grande sucesso do internacionalmente bem-sucedido álbum "Light as a Feather" lançado em 1979 pelo selo "Milestone". Será que esta música não foi a propulsora da cena de Lounge Music?



 


Outra música que obteve grande sucesso foi a instrumental "Jazz Carnival". Sensação na Europa (alcançando o primeiro lugar, por várias semanas, da parada inglesa) e também nos Estados Unidos (galgando o primeiro lugar, por um ano, da parada musical).
Na década de 1990, foi rememorada com vários remixes feitos por músicos europeus.




                        
                                     
O  single da música "Jazz Carnival" que vendeu 250 mil cópias na Europa. O Lado B é preenchido pela música "Vôo sobre o Horizonte". Ambas são da obra "Light as a Feather".






No Brasil, "Jazz Carnival" com seu clima alto-astral também obteve uma boa projeção.
A sua mescla inusitada e bem estrutura de gêneros musicais bem distintos (Dance Music, Jazz Fusion, Samba e Rock Progressivo) foi muito bem recebida. 
Não é à toa, que foi escolhida como a trilha sonora de programas televisivos esportivos (como, por exemplo, um que passava os gols das rodadas de futebol).



 //Ouça "Jazz Carnival"//  http://youtu.be/7ZA5JSCf4rk







                                                 
"Flame" foi o sexto disco lançado pela gravadora de jazz norte-american "Milestone", em 1984. Em 2011, o Trio continua inspirado, firme e forte.










       
Azymuth ao vivo em Festival de Jazz nos EUA, em 2010. (Foto: Far out Recordings). Após o show do Trio, na saída do Teatro, o tempo estava frio e nublado (em contraste com a atmosfera   alegre e calorosa  do espetáculo). 









//COORDENADAS//
//Site do Trio Azymuth// http://www.azymuth.net/
//Imagem de Abertura do Post// Capa do disco "Woodland Warrior" (1998) lançado pela gravadora "Far out Recordings".
//Fontes Consultadas// Discogs / Rate Your Music / Wikipedia / Cliquemusic / Far out Recordings / Dicionário Aulete /

                                                                                          

0 comentários :: Na Linha de SP

Postar um comentário