A Tartaruga de Couro e o CD






Esta é a Tartaruga de Couro. Um dos animais mais antigos da Terra. Características de grandiosidade não faltam para o belo ser: a maior espécie de tartaruga marinha (mais de dois metros de comprimento), a que viaja mais longe (travessias oceânicas de mais de 7.500 km), a que mergulha mais fundo entre todas as espécies e uma das mais bonitas [com o seu formato vistoso e aerodinâmico e uma combinação de cores harmônica e exótica (azul-escuro mesclado com pintas brancas)].






                                                Oceanário do Projeto Tamar em Aracaju.





O que era para ser um motivo de celebração da vida terrestre em forma de uma criatura marinha tão peculiar por sua beleza, se tornou um motivo de grande preocupação: esta tartaruga está seriamente ameaçada de extinção. 
Um dos seus principais "predadores" é o plástico lançado ao mar (a Tartaruga de Couro se confunde e ingere o material como se fosse uma alga-marinha).
Além deste fator, população da espécie está em colapso no Oceano Pacífico devido à captura acidental por barcos e a redução da área costeira de procriação devido a ocupação humana desordenada. O Oceano Atlântico é a única área, na qual permanecem em número reduzido. 







         Espécies de tartarugas marinhas no Oceanário de Aracaju.











Cerca de 1 milhão de animais marinhos são mortos por ano em razão da ingestão de plástico. (Fonte Greenpeace)
Então o que fazer com aqueles invólucros de plástico de publicidade bancária e inúmeras outras que recebemos com frequência em casa? Com certeza, o lixo é um destino pouco nobre para eles em todos os sentidos do termo.









Mas transformado em um envelope "reciclado" de plástico para o seu cd/dvd, o resultado é benéfico para o meio ambiente e para você também: que ganha uma "caixinha"  nova que irá armazenar com serventia e praticidade a sua mídia. Além do mais, vários destes plásticos são opacos (o que ajuda na proteção da mídia contra a luz solar).  
A receita é simples para a formatação do envelope, pois basta pegar os seguintes apetrechos: qualquer capa de cd de papel avulsa, caneta, tesoura e fita adesiva. A capa de cd avulsa  será o molde improvisado para a  marcação  à caneta  da  futura   "caixinha"  de  plástico de cd/dvd. Uma vez delimitada a área do plástico  pelos traços da caneta em volta da capa de cd avulsa, basta cortar com tesoura  o  quadrado  marcado  e no final, com uma fita adesiva, fechar os lados abertos.  Pronto, o envelope de plástico novo está pronto, "reciclado" e apto para guardar a sua mídia. Você pode repetir a dose, pois devido ao tamanho do invólucro de plástico (próximo do papel A4) é possível construir mais um recipiente de plástico novinho.






A natureza agradece.
E a  Tartaruga de Couro respira mais aliviada. 
















                                    Cenário no estilo "Blade Runner" da capa do terceiro disco da banda de rock
                                                                        progressivo sinfônico "The Flower Kings".  Retropolis foi lançado em 1996, e
                                                                        talvez signifique "uma metrópole em retrocesso" (sem verde e com torres

                                                                         mastodônticas de concreto).
                                                                



Como fazer para fugir de "Retropolis" rumo a um destino com verde, natureza e preservação?
É simples: embarque na astronave-instrumental "Flora Majora" - a penúltima e radiante faixa desta obra (com ecos fortes da banda Yes) -, e em pouco tempo, será transportado para o melhor dos futuros (aquele em que a humanidade e a natureza estão de mãos dadas).  
/Flora Majora/ http://www.youtube.com/watch?v=jys5C8qcw9E 








       Cavalo Azul com Arco-íris (Franz Marc).









COORDENADA
/Matéria sobre a Tartaruga de Couro - Fonte: G1/
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/01/tartarugas-de-couro-fazem-travessia-transoceanica-afirmam-cientistas.html 





2 comentários :: A Tartaruga de Couro e o CD

  1. eu nao achei oq eu queria.....................

  2. Oi,

    O que está procurando?
    Me diga! Talvez, possa ajudar!


    Abraços,

    Flávio

Postar um comentário