Ahhh...É Natural!





Com um gosto agradável, uma embalagem bem feita  fruto de um design atraente e uma poderosa campanha promocional, inúmeras pastas dentais passam a forte impressão de que são a melhor opção do mercado para uma eficiente higiene bucal. Afinal, vários consumidores por décadas a fio utilizam estas pastas por pelo menos quatro vezes ao dia, sempre acompanhados por uma  espuma abundante e um sabor refrescante  que passam a sensação de uma limpeza profunda.






Quando vai ao supermercado, farmácia ou outro ponto comercial, o consumidor tem a sua disposição uma grande oferta de marcas de pastas dentais, oferecendo uma enorme variedade de aromas, tipos (para esmaltes e  gengivas  sensíveis, para fumantes etc), novas tecnologias (exemplo: micro partículas que promovem uma limpeza mais eficaz etc). Aparentemente, tem-se a impressão de que incontáveis boas opções não faltam para uma escolha perfeita. Sair destas gôndolas gigantescas apinhadas com tamanha variedade de pastas dentais sem uma única pasta sequer é improvável (pelo menos é o que se presume).








Mas, se o consumidor resolver ler com atenção a composição destas pastas, as opções de compra se reduzirão drasticamente. Isto porque a maioria delas apresenta em sua formulação elementos químicos-sintéticos que são prejudiciais à saúde e que poderiam ser muito bem eliminados da fórmula (não são porque são mais baratos e assim o custo de produção é  reduzido consideravelmente). Existe também uma miríade de marcas que são promovidas como naturais (feitas de determinadas ervas da Amazônia, por exemplo) e benfeitoras à saúde. Mas ao se ler os elementos que as compõem (sintético-químicos e muitas vezes tóxicos para o organismo humano), percebe-se a falácia do discurso publicitário de engodo. Há até casos de algumas marcas que colocaram (e ainda colocam) formaldeído (altamente cancerígeno) na composição de suas pastas, "empacotando" os produtos como naturais e voltados para a família sorridente e feliz que se preocupa muito com a sua saúde e a beleza dos seus dentes.















Repare como, na maioria dos casos, a formulação das pastas dentais são escritas com letras minúsculas nas embalagens (precisa de lupa para  se  ler  os elementos da fórmula) e dispostas em lugares desta mesma embalagem que dificultam a leitura do consumidor [muitas vezes, é difícil achar onde a  formulação está disposta (como em um "passe de mágica", parece escondida)]. Quando, finalmente  se encontra a tal da fórmula, as  letras  miúdas dos  elementos associadas a uma listagem "sem fim" de compostos [que parece bula de remédio ("dói" aos olhos)  e com nomes químicos complexos e indecifráveis], a tendência é o consumidor  não começar a leitura da composição - "Não consigo ler direito estes nomes "invisíveis" e não sei o que significam. Parei!  Mas vou levar esta pasta, gostei da embalagem e  já são onze e meia da noite" - é a ação padrão nestes momentos de compra. O resultado, muitas vezes, é o de se levar para casa um produto que é formado por um coquetel químico que é maléfico à saúde, e com o seu uso prolongado e contínuo por décadas, tende a instaurar complicações para a saúde (com a vitória da marca mal-intencionada que ludibriou o consumidor pela falta de transparência). 









Uma boa opção no mercado para pasta/gel dental benéfico e sem químicos-sintéticos danosos à saúde é o Gel Dental  Prophyto da marca Pharmacosmética.
É um gel natural que apresenta um forte sabor de ervas concentradas (no início, pode-se até estranhar o forte gosto, mas a tendência é se acostumar com ele, pois  é agradável) graças à presença de Propólis Verde - principal ingrediente (ação bacteriana e antifúngica, anticancerígeno), Imperatória Orgânica (ingrediente estimulante, tônico e diurético) e Hortelã-pimenta (diurético e estimulante) que proporcionam completa higiene bucal e uma prolongada sensação refrescante. Outro fato de destaque é que este gel dental produz menos espuma do que as pastas tradicionais (pelo fato de não adicionar o Lauril Sulfato de Sódio em sua fórmula).
Como segue um direcionamento natural, não possui em sua formulação tais elementos:
/Parabenos/ Tóxicos e cancerígenos.
/Flavorizantes sintéticos/ Cancerígenos e tóxicos.
/Corantes artificiais/ Tóxicos e cancerígenos.
/Lauril Sulfato de Sódio/Conhecido por sua toxicidade e por ser cancerígeno.
/Sacarina/ Cancerígeno e tóxico.

Sua fórmula também não contém flúor. O produto não é testado em animais.         







Elementos da Composição

/CI 75810 (Complexo de Cobre de Clorophyllin)/ Corante cosmético sem efeitos colaterais. / Pelo banco de dados do guia dos Cosméticos Seguros - "Skin Deep" - do site EWG (Environmental Working Group), este elemento confere 100% de segurança para a saúde.

/Ácido Cítrico/ Agente sequestrante (mantêm a estabilidade do produto), ingrediente de  fragrância (para regular o odor do produto, transformando o seu  cheiro inicial em algo mais agradável)  e regulador de acidez e alcalinidade. / Pelo guia "Skin Deep", oferece 72% de segurança.


/Benzoato de Sódio/ Agente de fragrância, conservante e anticorrosivo. / Pelo "Skin Deep", alcança a pontuação de 69% de segurança.

/Óleo da erva americana de Menta-PiperitaÓleo essencial natural de  Hortelã e Mentol que produz a sensação de frecor e hálito puro.

/Menta-Piperita/ Planta híbrida de hortelã (surge do cruzamento de duas espécies desta planta). Entrega um aroma de frescor forte.

/Extrato da planta Imperatória Orgânica/Contém propriedades tônicas, diuréticas e estimulantes.    

/Água/.

/Glicerina/ Ingrediente para conferir fragrância. / Pelo "Skin Deep", pontua com 72% de segurança.

/Goma Xantana/Agente controlador da viscosidade e aglutinador (para "fazer a liga" dos componentes do produto). / Pelo "Skin Deep", é 94% seguro.

/Extrato de Própolis/ Substância resinosa de origem vegetal (utilizada pelas abelhas). É antibactericida, antifungicida, cicatrizante, antibiótica, anti-inflamatória etc.

/Glutamato Disodium Cocoyl/ Surfactante [substância usada para conseguir ou manter a emulsão (promove a mistura entre duas substâncias com inabilidade para se agruparem), que resulta em uma união razoavelmente estável e homogênea)]. / É 100% seguro (Skin Deep).

/Glutamato de Sódio Cocoyl/ Surfactante. / 100% seguro (Skin Deep).

/Frutose/ Elemento aromático / Via "Skin Deep": 85% seguro.

/Sílica Hidratada/ Este elemento não foi avaliado pelo guia "Skin Deep" devido a falta de informações por parte das empresas e do governo. Mas estudos científicos mostram (segundo o site "EWG") que a exposição a este agente (não aos produtos contendo a Sílica Hidratada, pois desta forma, ocorre o efeito da diluição do agente) pode ser cancerígena, alergênica e tóxica.

/Sorbitol/ Agente aromático. / Classificado com 88% de segurança pelo guia "Skin Deep".






COORDENADAS
Site da empresa "Pharmacosmética" que comercializa o gel dental "Prophyto": www.pharmacosmetica.com.br
Onde comprar: www.pharmacosmetica.com.br/pharmaondeencontrar.htm
Guia do "EWG" (Environmental Working Group) dos químicos que aparecem na fomulação dos produtos: www.ewg.org/chemindex/list
"Skin Deep" (base de dados de segurança em relação aos cosméticos) elaborada pelo "EWG":
www.cosmeticdatabase.com
-Fonte-
Wikipedia

1 comentários :: Ahhh...É Natural!

  1. Eu recomendo!! Já usei esse gel dental e é maravilhoso!!

Postar um comentário